ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Ciúmes: um sentimento que pode destruir relacionamentos!

4/7/2023 - Jundiaí - SP

Veja como lidar com o ciúmes da melhor forma possível colocando em práticas dicas excelentes agindo com sabedoria

O ciúmes é uma emoção humana que pode surgir em qualquer tipo de relacionamento, seja amoroso, com a família, no âmbito profissional ou na amizade. Esse sentimento pode ser definido como um medo de perder algo ou alguém importante, ou como uma reação a uma ameaça real ou imaginária que leva a esse sentimento. Suas origens são diversas, pois o ciúmes pode nascer na insegurança, na baixa autoestima, em traumas passados, expectativas irreais ou comparações com outras pessoas.

Saiba que quando moderado e ocasional, o ciúmes pode até ser considerado normal e saudável, pois demonstra interesse e cuidado pelo outro. No entanto, quando o ciúme se torna excessivo, obsessivo e irracional, ele pode se transformar em um problema sério, que afeta negativamente a qualidade de vida e a saúde mental de quem sente e de quem é alvo desse sentimento. Veja neste artigo as consequências do ciúmes para a relação!

Desrespeito por conta do ciúmes

Uma das consequências do ciúme patológico é o desrespeito pela outra pessoa, que se manifesta de várias formas. Por exemplo, o ciumento pode invadir a privacidade de seu amado ou amada quando passa a vasculhar o celular da outra pessoa, as redes sociais, e-mails ou seus pertences pessoais. O ciumento também pode controlar os passos da outra pessoa, exigindo saber onde ela está, com quem fala, o que fez e quanto tempo demora. 

Quem sofre com ciúmes ainda pode tentar isolar a outra pessoa de seus amigos, familiares ou colegas de trabalho, alegando que eles são uma ameaça ao relacionamento. Essas atitudes demonstram falta de confiança, de respeito e de consideração no relacionamento.

Infidelidade na relação

Outra consequência do ciúme doentio é a infidelidade na relação, que pode ocorrer tanto por parte de quem sente quanto de quem é alvo do ciúme. Por um lado, o ciumento pode trair a outra pessoa como uma forma de vingança, de autoafirmação ou de teste da relação. Por outro lado, a vítima do ciúmes pode trair seu parceiro ou parceira como uma forma de escapar da pressão, da insatisfação ou da frustração que o ciúme provoca. 

A infidelidade, por sua vez, gera mais ciúme, mais desconfiança e mais conflitos na relação, criando um ciclo vicioso difícil de ser rompido.

Falta de confiança e ciúme

A falta de confiança é a base do ciúme patológico e também o seu resultado. O ciumento não confia em si nem no outro, pois tem medo de não ser bom o suficiente ou de ser abandonado. A vítima do ciúmes também perde a confiança no outro e em si, pois se sente uma pessoa desvalorizada e culpada pelo sofrimento do parceiro(a). A falta de confiança prejudica a comunicação, a intimidade e a cumplicidade na relação, pois impede que os envolvidos se expressem livremente, se apoiem mutuamente e compartilhem seus sentimentos e pensamentos.

Como lidar com o ciúmes?

Agora que você sabe o quanto o ciúmes pode ser prejudicial à relação, seja no amor, na amizade, no trabalho ou em outros âmbitos, veja como lidar com esse sentimento em níveis excessivos:

Veja conteúdos interessantes como esse aqui no site e reflita sobre os problemas mais comuns do dia a dia.

Compartilhe no Whatsapp