ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

A Biblioterapia Aplicada por Psicanalistas

1/7/2023 - Jundiaí - SP

A Biblioterapia é uma ciência milenar e que, por meio da leitura de livros, vem proporcionando cura à alma de muitas pessoas. A Biblioterapia ajuda no tratamento de muitos males que atingem a alma e, por consequência, atingem também o corpo. Ser biblioterapeuta é ser um mediador entre o grande terapeuta que é o livro e seu paciente que são todos que necessitam de cura ou que querem se precaver de males. E a Psicanálise é o método de cura interior que tem como principal objetivo a cura dos seus pacientes por meio do ato de lidar com os conteúdos do inconsciente do paciente.

O psicanalista é formado para lidar com as coisas que poderíamos dizer ser mais profundas da mente humana. E o uso da Biblioterapia, pelo psicanalista, vem a ser um instrumento que visa colaborar para lidar com os desejos, sentimentos e emoções que estão represados no inconsciente do paciente ou dos pacientes (pacientes, no plural, quando o trabalho é em grupo).

A literatura nos ajuda a lidar, de modo profundo, com o nosso interior. E o psicanalista por ser aquele que guia o seu paciente (s) na lida com seus medos e anseios pode, por meio de indicações de livros ou de leituras feitas com seu paciente, ajudá-los a superar aquilo que é conflituoso em seu interior. Mas para isso é recomendável que o psicanalista faça uma formação na área da Biblioterapia. Recomento o curso do Instituto Observatório do Livro https://observatoriodolivro.org.br/programa-biblioterapia , que tem como dirigente Galeno Amorim ( um grande nome quando o assunto é leitura e Biblioterapia), pois eu fiz esse curso e tive acesso a uma formação de qualidade. Mas essa formação não é somente para profissionais da área da saúde, mas é para todos os profissionais das distintas áreas como, também, para qualquer pessoa. Esse curso possibilita autodesenvolvimento pessoal e forma pessoas para aplicar a Biblioterapia para outra ou outras pessoas (grupos de pessoas).

Continuando a falar sobre o tema proposto, é importante dizer que os livros são fonte de experiências que ajudam a crescer e a desenvolver a alma do leitor. E a Biblioterapia é a forma segura de tratar males com o suporte da literatura clássica e os demais tipos de literaturas, como os livros de autoajuda, contos contemporâneos... E a psicanálise cria o espaço propício para que cada pessoa torne-se livre interiormente. A psicanálise e Biblioterapia podem estarem juntas para ajudar ao homem contemporâneo a libertar seu “Eu” mais profundo.

Para quem é psicanalista é sempre proveitoso termos novos ferramentas e meios para ajudarmos as pessoas e, também, é uma nova forma de nos expandirmos em nossa atuação profissional nos tornando, assim, cada vez mais acessíveis as necessidades do homem contemporâneo.

Quer saber um pouco mais sobre Biblioterapia? Então, acesse o blog que eu administro: Biblioterapia Online https://biblioterapiaonline.blogspot.com/

Compartilhe no Whatsapp