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Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

Psicanálise e Psicopedagogia: para além do uso de métodos rígidos

24/5/2023 - Jundiaí - SP

Métodos são importantes, mas se prender a um único método onde o olhar deve ser holístico pode ser um grande equívoco. Podemos, como psicopedagogos, ir por uma linha de usar um método para cada coisa, como se um sintoma fosse corrigido por um método, isso tanto para o tratamento de dificuldades relacionadas à aprendizagem da escrita, da numérica e outras (campo afetivo, campo emocional, campo cognitivo...). A princípio, esse tipo de ação pode não ser é um erro, pois é melhor caminhar por um caminho tido como validado do que querer fazer o que não se tem segurança. Mas se temos conhecimento de teorias como a psicanalítica isso pode nos ajudar bastante a sermos mais certeiros em nossos métodos de tratamentos para as dificuldades de aprendizagem e até mesmo transtornos de aprendizagem. Pois a sabedoria maior pode estar em como usar, com subsidio terapêutico, um método ou um entrelaçamento de métodos.

Diante dos estudos psicanalíticos, podemos compreender que as pessoas são muito mais do que elas apresentam ser. E mais que classificar uma pessoa, temos que enxergarmos que cada pessoa é única e complexa. Sim, complexas porque elas não são apenas uma parte ou sintomas, pois elas são pessoas.

A psicanálise é um campo teórico muito vasto e muito tem contribuído à psicopedagogia, pois muitos teóricos renomados no campo da psicopedagogia recorreram e tem recorrido ao conhecimento psicanalítico para melhor desenvolver as atividades psicopedagógicas. Porém é importante enfatizar que mais que usufruir do conhecimento de terceiros, ou seja, das reflexões e experiências de outras pessoas sobre a psicanálise, é importante conhecer a teoria e a prática do fazer psicanalítico, pois isso proporcionará subsídios importantes no fazer psicopedagógico. Resumindo, o que queremos dizer é que o fazer psicopedagógico pode ser mais frutuoso se conhecermos, de modo profundo, o que compõe esses dois campos teóricos (psicopedagogia e psicanálise).

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