ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

Por que pensamos que não dizemos tudo sobre nós próprios?

24/4/2023 - Jundiaí - SP

Algumas pessoas dizem que suas vidas são como livros abertos. Outras querem montar seus perfis sociais. E você de qual lado está? Talvez sua resposta seja dita de imediato ou talvez você não saiba dizer de qual dessas ou de outras opções você deve se encontrar. Bem, saber o que dizer sobre como nos percebemos em relação a nós próprios é algo que acredito ser muito importante, não é verdade?

Mas buscando responder à questão do título desta reflexão, é comum as pessoas pensarem que não dizem tudo sobre suas vidas com seus comportamentos e com suas conversas, porém isso é um grande equívoco. Possa ser que não colocamos tudo com os pingos nos is, mas de algum modo revelamos muito do que somos de modo voluntário ou não. Porém nem sempre o que as pessoas dizem sobre nós é de fato o que somos, pois podem existir interpretações erradas. Contudo, existem sempre alguém ou algumas pessoas que nos enxergam de modo mais profundo.

Entretanto, existe uma crença de que não dizemos tudo sobre nós mesmos. E essa crença tem levado muitas pessoas ao ridículo, pois elas dizem uma coisa e as outras pessoas podem ver uma ou mais coisas diferentes. É como alguém que diz ter um bom conhecimento da norma culta da Língua Portuguesa em seu curriculum, mas na entrevista de emprego acaba expressando o contrário. Você já presenciou algo desse tipo ou já passou por situação semelhante a essa? É uma situação muito constrangedora, não é verdade?

Então, podemos compreender que nós falamos mais sobre nós próprios do que realmente pensamos. E, diante disso, temos que pensarmos mais sobre o que nós estamos constituindo em nós mesmos do que pensarmos somente em nossa imagem social, ou seja, aquela que nós queremos demonstrar. E, muitas vezes, temos que ficarmos atentos às situações que falam algo sobre nós, até mesmo coisas que não sabíamos de nós mesmos até então.  Pense nessas questões que foram abordadas aqui e dê passos concretos de crescimento pessoal, mas somente se isso for necessário.

Compartilhe no Whatsapp