ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

A Força de Bondade que Existe no Ser Humano

23/2/2023 - Jundiaí - SP

Temos a tendência social e, alguns acreditam que até natural, de dar mais destaque para o que há de ruim no mundo, isso de modo acentuado para o que há de ruim nas ações das pessoas. Mas a verdade é que no mundo, isso inclui as relações humanas, há mais feitos de bondade do que feitos ruins. Basta pensarmos no cuidado dos pais para com seus filhos, no acolhimento dos alunos pelos professores, nos atendimentos dos médicos e dos enfermeiros para com seus pacientes, na ajuda humanitária de voluntários para com as pessoas que estão em condição de vulnerabilidade social etc. Mesmo que as coisas ruins que aconteçam no mundo sejam muitas, elas se tornam insignificantes com relação às coisas boas. Mas não queremos negar as coisas ruins que estão acontecendo no mundo, mas, pelo contrário, devemos assumi-las para que elas sejam, cada vez mais, menos.

Uma coisa que nos chamam a atenção é que mesmo entre as pessoas que estão classificadas como envolvidas no mundo do crime elas têm uma forma de julgar entre os crimes que elas consideram crimes ruins, mas aceitáveis e os crimes que elas acham inaceitáveis. Uma pergunta pertinente é: as pessoas classificadas como ruins são ruins em tudo? Essa questão é muito importante de ser colocada, pois ela nos prova que há sempre uma chama de bondade nas pessoas, mesmo que ela seja pequena em algumas pessoas, mas ela nunca deixa de existir.

O ser humano é essencialmente bom. Mesmo que a cultura, o meio e até as doenças o atinja e influencie sua forma de agir de modo negativo, mas ele não perde essa essência de ser um ser de bondade. Podemos encontrar nos relatos de guerras soldados que agiram com clemência para com seus inimigos que estavam em estado de desigualdade, como mulheres, crianças e até mesmo outros soldados. E podemos acreditar que mesmo nos homens tidos como os mais ruins tinha uma chama de bondade que em suas vidas deve ter tido se manifestada em algum momento.

Muitas pessoas que foram atingidas pelo crime de alguém pode não concordar ou ter dificuldade em aceitar tal reflexão e temos que aceitar tal postura. Mas os familiares, amigos e pessoas próximas de pessoas que cometeram crimes a outrem podem enxergar traços de bondade nas vidas dessas tidas como criminosas.

O tema é polêmico, porém é digno de ser discutido, não é verdade? Mas talvez nem todas as pessoas estão preparadas para esta discussão, isso por muitos motivos que não podemos numerar, pois são muitos, mas que você deve já ter inferido quais são eles ou alguns deles. Mas se você sente que pode discutir sobre este tema, então, faça pelo menos uma reflexão pessoal, isso é apenas uma sugestão.

Compartilhe no Whatsapp