ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Energia limpa: exemplos

13/2/2023 - Jundiaí - SP

Com o avanço dos diferentes tipos de indústria, é normal que haja o maior consumo de recursos naturais do planeta terra. No entanto, não é normal que este consumo seja desenfreado e que coloque o nosso planeta sob check e com a alta chance de entrar em colapso.

 

Desse modo, compreender um pouco mais sobre o que é energia limpa, sobre os recursos com baixo ou nenhum impacto negativo ao planeta terra, pode ser uma saída para um futuro melhor com muito desenvolvimento, mas sem arriscar os recursos do planeta.

 

O que são as energias limpas?

As energias limpas nada mais são do que uma energia que se encontra em pleno desenvolvimento e guardam vínculo com a preocupação atual de preservação do meio ambiente e também com a crise de energias de caráter esgotável.

 

Dessa forma, as energias limpas são isentas de qualquer tipo de poluições e resíduos, elas se diferenciam por serem fontes seguras e renováveis, tais como os diferentes tipos de energias limpas que separamos a seguir exclusivamente para você.

 

Diferentes espécies de energias limpas

Existem alguns tipos de energias limpas que são usadas como forma de evitar que o planeta entre em colapso, isto é, tenha esgotado algum de seus recursos que são muito importantes para a sobrevivência de toda a humanidade. Dito isso, veja os tipos de energias limpas a seguir.

 

Energia hidrelétrica

Este tipo de energia, além de ser limpa, também é renovável, isenta de emissões de gases poluentes e autóctone que faz proveito da força da água quando cai por uma cascata, por exemplo, com o fim de produzir eletricidade.

 

Por meio deste tipo de geração de energia, as usinas hidrelétricas de bombeamento estão tendo muito sucesso. O método de armazenado de energia em grande quantidade e eficiência deste tipo estão nas hidrelétricas.

 

Hidrogênio verde

Com o próprio nome dispõe, a energia de hidrogênio verde tem relação com este elemento que é um combustível universal, muito leve e reativo. Por meio do processo químico de eletrólise é que pode-se gerar energia por meio do hidrogênio verde.

 

Este tipo de método usado para a geração de energia limpa faz uso de correntes elétricas a fim de separar o hidrogênio do oxigênio que há na água. Assim, caso este tipo de energia seja adquirida por meio de um fonte renovável, o resultado é a aquisição de energia sem emissão alguma de dióxido de carbono para a atmosfera e sem a consequência de aumentar o efeito estufa.

 

Energias de marés

Possivelmente seja um dos maiores avanços tecnológicos quando o assunto é geração de energia limpa, renovável, autóctone e inesgotável. A finalidade neste tipo de geração de energia é a conversão de eletricidade em força das marés.

 

Energia nuclear

Este tipo de energia é tão limpa durante a sua criação quanto é quase que inesgotável em razão das reservas de urânio no mundo e que vem permitindo a geração de energia durante os milhares de anos que se passaram.

 

Um dos maiores reatores nucleares emitem apenas vapor de água na atmosfera. O CO2, metano e demais espécies de gases poluentes que agravam a crise de modificações climáticas não adentram na equação de emissão de gás pela energia nuclear.

 

Quanto mais a tecnologia for avançando, é possível que mais tipos de energias limpas sejam criadas com a finalidade de poupar os recursos naturais da terra e assim dar continuidade à vida humana no planeta. É a partir desta importância que se busca incessantemente a criação de novas energias limpas.

 

Artigo feito em parceria com o site: https://www.ider.org.br

 

Compartilhe no Whatsapp