ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Como economizar no mercado?

13/2/2023 - Jundiaí - SP

A cada dia que passa o preço dos produtos alimentícios e os demais para sobrevivência básica estão com os preços cada vez mais altos e toda e qualquer economia é bastante válida, afinal, a economia de hoje pode ser a diferença entre comprar ou não um mantimento amanhã.

 

Sendo assim, cada uma das dicas separadas a seguir irá servir para que você realmente consiga economizar no mercado, desde os mais simples pontos até os mais complexos. Confira tudo o que separamos para você logo mais a seguir.

 

As melhores dicas de economia no mercado

Embora as dicas a seguir sejam simples, pode ter certeza que são eficientes na mesma proporção.

Não deixe de se alimentar antes de ir ao mercado

Se você ainda não percebeu, todas as vezes que você vai compras em um mercado sem ter se alimentado em casa, os alimentos aparentam ser mais apetitosos e, assim, termina por comprar algo que não estava previsto na sua lista de compras, se é que você segue alguma lista, não é mesmo?

 

Sendo assim, evitar ir ao mercado com fome, além de te dar foco para o que realmente é necessário, também te possibilita não gastar o dinheiro da sua feira mensal, por exemplo, com alimentos fora da sua dieta. Por isso, alimente-se antes de ira ao mercado.

Vá ao mercado acompanhado com uma lista de compras

Se organizar por meio de uma lista de compras é o melhor passo para economizar com as compras de mercado, uma vez que a lista funciona como uma espécie de roteiro e, desse modo, nada que estiver fora dela deverá ser comprado.

 

Para fazer com que a sua lista te ajude ainda mais, é muito interessante que ao menos 1 dia antes de ir ao mercado comprar, então, pesquise os preços, anote eles e calcule conforme as suas necessidade a fim de ter uma ideia do quanto será gasto.

 

Qualquer folha de rascunho serve para implementar esta dica, a efetividade dela irá depender também do quão metódico você é em relação à lista, os cuidados que terá para criá-la.

Evite levar crianças às compras

O primeiro ponto para se ter em mente a repeito desta dica é que ir às compras não é um passeio para as crianças. Desse modo, levá-las significa ficar dividido entre comprar os mantimentos e cuidas dos pequenos. Além disso, ainda há o risco de comprar coisas fora da lista de compras em razão das crianças fazerem birra para comprar algum produto que desejem.

 

Outro ponto que deve se atentar é que até mesmo os lojistas se aproveitam de que os pais estão acompanhados pelos filhos e oferecem coisas aos pequenos para que, assim, criem a vontade e peçam aos pais.

 

O fato é que se você realmente quer economizar no mercado, levar as crianças junto com você é uma ótima oportunidade para conseguir o inverso, isto é, gastar bem mais do que está preparado.

Analise bem as promoções e ofertas

Tentar se manter sempre informado sobre as promoções mais atuais é uma ótima forma de conseguir economizar bastante. Normalmente os mercados de bairro sempre divulgam alguns dias da semana com promoções especiais e, desse modo, seguir a tendência pode ser uma boa forma para comprar mais barato.

 

Além do mais, outro ponto para se analisar bem é se realmente trata-se de promoção. Isto por conta de algumas vezes as falsas promoções serem mais desvantajosas do que o preço comum, assim, têm apenas o nome de promoção para enganar os consumidores.

Crie um cardápio semanal

Nem sempre se tem um dinheiro reservado para fazer uma feira e, por isso, compra-se um pouco de mantimento a cada semana, mas isto não é desculpa suficiente para deixar de economizar. Ao contrário disso, organize a sua dieta da semana para saber exatamente o que comprar ao ir ao mercado. 

 

Dessa forma, tudo o que não for para a sua exata manutenção poderá ser evitado de forma muito mais fácil. Não deixe de economizar, use cada uma das dicas que te passamos. Confira o nosso blog e descubra outra forma de economizar no fim do mês.


Artigo feito em parceria com o site: https://3xbit.com.br

Compartilhe no Whatsapp