ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

Construindo a Lucidez Social Brasileira

10/2/2023 - Jundiaí - SP

Nós, brasileiros, somos, em maioria, pessoas que fogem de encarar a realidade social de precariedade. Pois vivemos em um país em que a condição de miséria de uma parte generoso do total da sociedade é mascarada. Vivemos os estremos do tudo ter e o do nada ter nos setores da saúde, da educação e da segurança. Olhado a realidade de cada lar brasileiro também encontramos extremos do tudo ter e do nada ter. A começar pelo próprio ambiente físico do lar, pois enquanto uma pequena parcela da população é formada por famílias que têm várias mansões para morar outra grande parcela da população é sem teto ou residem em locais sem a menor condição para ser um lar.

Mas é interessante, em uma ótica negativa, como nós, grande parte do povão brasileiro, somos encantados com as propagandas mentirosas dos partidos políticos nos tempos de eleições. Nesses períodos, somos encantados pelo canto da sereia. E há em nós uma tendência de não querer enxergar a realidade. Por muito tempo, eu achava que isso tudo era por falta de instrução educacional do povo, mas compreendo que esse não é o motivo predominante para tal situação. Entendo que a questão é mais falta de maturidade humana, coisa que a escola pode até ajudar a mudar, mas ela nunca conseguirá mudar tal situação sozinha. Faz-se necessária uma campanha densa para conscientizar as pessoas sobre tal situação. Agora a pergunta é: Quem fará isso? A quem isso interessa? Tenho certeza que isso não partirá dos políticos que estão acomodados às suas regalias e nem partirá dos grandes empresários que não querem perder seus poderes diante a população.

Fazemos propaganda contra o uso material das drogas, mas buscamos suas consolações alucinógenas em nós mesmos e até nos outros, pois afirmamos, também, nossa negação da realidade na atitude dos outros. Será que a visão estrangeira de que, apesar da condição de pobreza da maioria da população, somos um povo alegre é realmente uma crítica positiva? Acredito que não temos que viver tristes, mas onde está a luta por nossos direitos, pois somos um país com grandes riquezas naturais e a maioria da população não desfruta dos benefícios dessas riquezas.

Mas a construção da lucidez social brasileira precisa acontecer. Falamos em construção porque entendemos que não será uma coisa que vai acontecer no piscar de olhos. Porém temos que iniciá-la o quanto antes. É importante dizer que cada pessoa é peça fundamental nesta construção. Você é importante para que a mudança de pensamento e de atitude aconteça. Isso não é uma tarefa simples, mas temos que juntar forças para que aconteça a lucidez social brasileira. Nossos filhos precisam que esta mudança de postura aconteça; para que suas vidas sejam mais confortáveis e que eles sejam pessoas que vivam consigo e com os outros em estado de dignidade humana.

Compartilhe no Whatsapp