ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Backlinks SEO: o que é isso?

10/2/2023 - Jundiaí - SP

Ao passo que você estudando um pouco mais sobre as técnicas de SEO, é normal se deparar com alguns termos tais como Backlinks e, nesse momento, alguns ficam com dúvidas e outras desesperados por não saber. Mas independente de qual seja a sua reação, fique tranquilo(a) que neste artigo nós iremos responder a questão de forma simples.

 

O que são backlinks?

De forma muito simplificada, podemos definir os backlinks como os links que apontam para outro site, eles também podem ser chamados de links de entrada ou externos. Os diferentes tipos de motores de busca, Google e Bing, por exemplo, utilizam os backlinks como indicadores de que um certo conteúdo de uma página tem qualidade e é reconhecido por outros sites.

 

No entanto, é importante lembrar que a simples quantidade de backlinks não irá fazer com que o Google compreenda que o conteúdo de um site é de alta qualidade. Afinal, quando se trata das técnicas de SEO a quantidade nem sempre é a chave, mas a qualidade sim.

 

Qual é a real relevância dos backlinks para o SEO?

Logo de início, saiba que os backlinks têm altíssima importância para a sua estratégia SEO. Isto acontece em razão dos backlinks serem um dos componentes fundamentais de SEO. Nesse sentido, conseguir alguns backlinks que advêm de sites com autoridade é o principal sinal de que o Google irá levar em consideração o seu conteúdo para que posso classificá-lo.

 

Talvez você possa se perguntar como identificar que um backlink é de qualidade ou o que faz ele ter alta qualidade. Bom, o nível de confiança do site é o fato de destaque. Se determinado site tem boa qualidade, uma ótima reputação, este é o site a ser escolhidos para que adicione um link que aponte para o seu site. Funciona como um voto de confiança.

 

Em contrapartida, adicionar um link de redirecionamento de um site que o Google classifica-o como sendo um site spam, isso será fatal para que o seu site receba uma nota de confiabilidade frente a sua página.

 

Quais são os tipos de backlinks?

Neste ponto, você precisa compreender que não há apenas um tipo de backlink a ser estudado e aplicado o conhecimento em seu site. Em razão disso, veja a seguir os distintos tipos de backlinks que o seu site pode e deve obter.

 

Links nofollow

De maneira direta, os links nofollow são aqueles responsáveis por levar a mensagem para os motores de busca do Google de que ele não deve transferir PR (PageRank) para o link deste site.

 

Quando os links nofollow não transferem PageRank, a pontuação atribuída pelo Google aos links do seu site será melhor distribuída para os links que possuem maior grau de qualidade e que guardam mais relação com o conteúdo da sua página.

 

Follow Links

Por sua vez, ao contrário do nofollow, os links do tipo Follow são aqueles que informam para o Google de que ele pode transferir PageRank para aquele link em específicos. Não é nada complicado de entender. Apenas se atente para a qualidade do link adicionado.

 

Links pagos

Dentro do marketing digital outra possibilidade é a realização do pagamento de um afiliado ou mesmo influenciador para a devida promoção do seu conteúdo e até fazer um review do seu site, produto ou serviço.

 

Caso você decida fazer isso, é necessário adicionar o atributo rel=’’sponsored”, afinal, todo tipo de link deve ser bem informado para o Google a fim de que tudo esteja em ordem com as diferentes diretrizes deste buscador.

 

O atributo citado impossibilita que o seu site seja impactado de forma negativa por estes tipos de links pagos. Desse modo, ao decidir trabalhar com afiliados, não se esqueça de adicionar o atributo rel correspondente. Isto apenas se você decidir realizar as melhores práticas de SEO dentro do seu site e negócio.

 

Está longe de exaurir o conteúdo sobre os diferentes tipos de Link, por isso, convidamos você para conferir outros artigos em nosso blog a fim de aprofundar cada vez mais os seus conhecimentos sobre o marketing digital, principalmente sobre as técnicas de SEO.

 

Artigo feito em parceria com o site: https://ilovebacklinks.com.br/

 

Compartilhe no Whatsapp