ColunistasCOLUNISTAS

Anderson Zanchin

Autor: Anderson Zanchin

Barbixas apresenta “Improvável” em Jundiaí

1/2/2023 - Jundiaí - SP

 

Visto por mais de um milhão de pessoas desde que entrou em cartaz, a Teatro GT traz para Jundiaí o espetáculo “Improvável” da Cia. Barbixas de Humor, criado e apresentado pelo trio Anderson Bizzocchi, Daniel Nascimento e Elídio Sanna. 

 

O show acontecerá em 04 de fevereiro, sábado, às 21h, no Teatro Polytheama.

 

Os ingressos podem ser adquiridos pela bilheteria física do Teatro, que funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 20h, além de sábado, domingo e feriados das 10h às 17h. Além disso, os bilhetes podem ser adquiridos de forma online, clicando aqui. Em 2022, a companhia celebrou os 15 anos de sucesso do “Improvável”, espetáculo no qual a improvisação é utilizada para criar cenas e jogos visando o humor. 

 

Criado em 2007, o jogo consiste em um mestre de cerimônias que apresentará as regras do jogo e escolherá um tema para a cena a partir de algumas sugestões da plateia. Depois disso, os atores começam a improvisar a cena sem nenhuma preparação prévia, proporcionando assim, cenas exclusivas e divertidas que nunca foram feitas antes.

O improviso exige muito treino de agilidade e raciocínio, bem como a interação entre os atores e a prática do trabalho em conjunto. Para isso, o grupo Barbixas têm um profundo processo de pesquisa e de ensaios onde criam jogos ou estudam as mecânicas daqueles que já são praticados por grupos de improviso do mundo todo.

Diversos nomes do humor nacional e internacional já participaram do Improvável, entre eles: Fábio Porchat, Marco Luque, Rafinha Bastos, Oscar Filho, Marianna Armellini e Maurício Meireles, bem como Gustavo Miranda (Colômbia), Jose Luiz Saldanha (México), Mario Bomba (Portugal) e César Mourão (Portugal). 

 

Barbixas apresenta "Improvável" em JundiaíMais sobre o grupo Cia. Barbixas de Humor

 

O Barbixas foi concebido de uma forma tão improvável quanto o espetáculo. O grupo formado pelos comediantes Anderson, Daniel e Elidio tem uma longa história. Os três estudavam juntos na adolescência e, com o tempo, perceberam que gostavam do mesmo estilo de humor.

 

Pisaram juntos no palco pela primeira vez em 2001 com um cover do esqueleto History of the Joke, apresentado no intervalo do festival de música do colégio. Após três anos, fundaram oficialmente a Cia. Barbixas de Humor.

 

O nome do grupo também veio a partir de um improviso e, propositalmente, foi registrado com a grafia alterada. “Apenas a tiramos ou deixamos a barba toda crescer quando estamos em férias. As pessoas sempre nos perguntam: Ué, não tá de barbicha? Ou seria de Barbixas?”, contam.

 

Além do sucesso de bilheteira, os Barbixas possuem um canal no Youtube que possui mais de 700 milhões de visualizações. Ademais, o canal tem 2,7 milhões de inscritos, com uma média de oito milhões de acessos por mês. Os vídeos saem em todas as terças e quintas-feiras.

 

Já no Twitter, o grupo tem quase 1, 9 milhão de seguidores, enquanto no Facebook possui mais de 1 milhão de curtidas. Em 2010, o canal dos Barbixas entrou para a lista das 100 webséries mais vistas do mundo.

 

Sobre a trajetória

 

O primeiro improviso do grupo aconteceu em 2002, quando Anderson e Daniel frequentavam o mesmo cursinho pré-vestibular. Como chegaram atrasados, a professora falou para eles ‘puxassem’ uma daquelas olas, famosas no futebol.

 

A dupla, na semana seguinte, chegaram propositalmente atrasados só para receberem o castigo. Assim, escreveram um esquete que brincava com os professores, o que foi um sucesso. Os alunos riram e aplaudiram. A professora gostou tanto que os escalou para apresentações semanais. “Foi nosso primeiro contrato verbal”, ironiza Anderson. A notícia se espalhou e outras salas passaram a assistir as apresentações. 

 

Em 2004, apresentaram “Onde está o Riso?, no Teatro Jardim São Paulo. No ano seguinte, criaram o espetáculo chamado “3”, com cenas próprias, e participaram do festival “Nunca se sábado”, que acontecia no Teatro Folha/SP. 

 

Em 2006, escreveram o espetáculo de esquetes Em Breves, conhecido pelas cenas Santa Ceia (cerca de 9 milhões de visualizações) e Imitose (com 102 mil curtidas). 

 

Os Barbixas venceram o Campeonato Mundial de Catch (2010), uma forma de improvisação teatral desportiva, dentro do Festival Internacional de Teatro de Bogotá, um dos mais importantes do mundo. 

 

Em 2011, a Cia. participou do 16º Festival de Teatro de Improvisação de Amsterdã – um dos mais antigos e tradicionais da Europa. Nesse mesmo ano, realizaram a primeira turnê internacional do grupo com apresentações na cidade de Lisboa, em Portugal. 

 

Além disso, em 2016, a Cia. Barbixas ganhou o Prêmio Risadaria na categoria Melhor Espetáculo de Improvisação. Além dos palcos e da internet, os Barbixas foram os precursores brasileiros em espetáculos de improvisação na TV com os programas Quinta Categoria (MTV) e É Tudo Improviso (Band). Participaram ainda do programa Tomara Que Caia (TV Globo).

 

Em 2017, participaram do Rock in Rio, foram três dias de apresentação no Digital Stage. Fecharam o ano de 2017 com a turnê em Portugal, nas cidades do Porto e Lisboa. Assim, iniciaram 2018 lotando 6 sessões do Festival de Férias no Shopping Frei Caneca.

Compartilhe no Whatsapp