ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

O Homem e a Sorte

14/1/2023 - Jundiaí - SP

A palavra sorte está, para a grande maioria das pessoas, mais associada aos jogos, mas essa pode ser uma visão equivocada, pois dependemos da sorte para sermos felizes, mesmo que essa felicidade não seja constatada pela pessoa que tem a sorte de ser feliz. Muitas pessoas são muito sortudas, mas não sabem disso. Imagine o mundo a quantidade de pessoas e suas culturas e suas condições de vida. Será que diante dessa visão você pode ver que você é uma pessoa de sorte. O que é ter sorte a não ser ter saúde, liberdade, pessoas que se preocupam com você e uma condição de vida que lhe garanta a sobrevivência? Se olharmos para trás ou para outras culturas, veremos que as pessoas tidas como não muito civilizadas da cultura do homem branco viviam ou vivem em um ambiente em que para sobreviver contam conscientemente da sorte. Isso nos faz refletir ainda mais sobre o nosso conceito de sorte, não é mesmo?

A sorte é a chave para sermos felizes, pois dependemos dela para tudo na vida, isso desde as coisas mais simples as mais complexas, não é verdade? A sorte é o que mais necessitamos nesta vida. Mas podemos, em uma visão mais superficial, falarmos em sortes, no plural. Sorte no amor, sorte nas amizades, sorte de ter um emprego que lhe garanta uma renda financeira satisfatória... E assim, há inúmeros tipos de sorte.

Para muitos que acreditam na Astrologia, há período de mais sorte do que outros. E para muitos religiosos, há as bênçãos que dão sorte. O termo sorte é muito relativo, pois depende do contexto, não é mesmo?

Desejar a felicidade para alguém nada mais é do que lhe desejar sorte. E é comum as pessoas desejarem sorte para as outras em quase tudo. Isso é algo que traduz a realidade da vida humana. Pois necessitamos de muita sorte para podermos chegar aos vários lugares e o mais importante desses lugares é a velhice e com saúde, não é verdade?

Mas podemos ainda ter uma visão mais profunda sobre a sorte e dizer que também a construímos. Pois necessitamos dar passos em direção ao que almejamos, pois assim fica mais fácil de termos sorte, não é mesmo? Como poderemos sermos, por exemplo, atletas sem treinar? Como poderemos sermos sábios sem, no entanto, buscarmos a sabedoria? ... E assim vai.

A prudência é uma via necessária para termos sorte na vida. Pois uma pessoa que não é prudente, ou seja, que não mede os ricos das coisas muito dificilmente terá sorte na vida. Esta é uma questão muito importante a ser refletida, pois a prudência tem sido ignorada por muitas pessoas no mundo contemporâneo e isso tem levado muitas pessoas a ruina. Ser prudente é colaborar para que tenhamos sorte em nossas vidas.

Para terminar, desejo-lhe sorte em sua vida, mas colabore para que ela chegue até você.

 Este meu livro está gratuito na Amazon até amanhã, dia 15 de janeiro 2023.

 

Compartilhe no Whatsapp