ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

Desenvolvimento Emocional: uma construção a passos curtos

7/1/2023 - Jundiaí - SP

Há na literatura do campo psicológico um vasto conteúdo sobre o desenvolvimento emocional. E, por algum tempo, falava-se muito em desenvolvimento intelectual e emocional de modo que quase separados. Hoje, compreende-se que ambos andam juntos e que é necessário se desenvolver sempre em ambos. Mas falaremos, aqui, sobre a importância do desenvolvimento emocional. É sabido que quem se desenvolve bem emocionalmente pode chegar a lugares que poucos alcançam. Mas esses lugares não são o do poder político e do poder financeiro simplesmente, mas é, antes de mais nada, uma vida com o campo íntimo (pessoal ou interno, mas que se reflete no externo) mais confortável. 

Então, qual é a importância de um bom desenvolvimento emocional? Ele faz a diferença em tudo. O modo como uma pessoa ver a si própria, aos outros e ao mundo, depende de sua maturidade emocional. Para administrar nossas vidas, e isso inclui tudo que temos e somos, depende de como estamos emocionalmente.

Como já foi colocado, podemos sempre nos desenvolver emocionalmente. A condição para crescermos emocionalmente é identificar em nós a necessidade de tal desenvolvimento, ou seja, é o constante ato de humildade em reconhecer essa necessidade. Nós somos seres que têm que se restabelecer emocionalmente quase que constantemente. Vivemos no estado já chamado de vigília e este estado pede de nós sempre a atenção sobre o que se passa fora de nós.

Controlar as emoções e expressá-las é, também, o que nos torna seres humanos. Quando uma pessoa se desiquilibra nestas ações de se conter e se expressar emocionalmente ela entra em um estado em que necessita urgentemente de ajuda, mas nós podemos fortalecer estes atos de se conter e de expressar no uso da vontade própria. Isso de várias maneiras. E a principal delas é a auto-observação. Ou seja, devemos buscar nos conhecermos. Estou falando do autoconhecimento. E este pode ser auxiliado, também, por leituras de livros para este fim. Como também podemos buscar grupos de autoajuda e terapias como a psicanalítica. Mas observar a si mesmo é a ação mais importante. E devemos ter em mente que temos que nos observar para tentar se organizar, ou seja, desenvolver-se. Uma pessoa que se desenvolve emocionalmente pode ajudar bastante um ambiente que não está equilibrado como uma família, por exemplo.

Desse modo, podemos perceber que o desenvolvimento emocional é fundamental para crescermos como pessoas. Mas é importante dizer que uma pessoa que tem bom desenvolvimento emocional não é aquela que não erra, mas é aquela que também aprende com seus próprios erros e se direciona para direção correta. É importante falar que o desenvolvimento emocional não é uma ação mágica, mas ele acontece, na grande maioria das pessoas, em passos curtos. E podemos dizer que as pessoas encontram-se em graus diferentes de maturidade emocional, pelo menos é o que observamos em pequenos grupos.

É também relevante falar que uma pessoa bem desenvolvida emocionalmente é uma pessoa muito inteligente, assim como as pessoas que têm um QI elevado. E que as inteligências emocional e intelectual se complementam também. E lembre-se que não há pessoas sábias que antes não sejam pessoas bem desenvolvidas emocionalmente.

Compartilhe no Whatsapp