ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

Fundamentação da Prática Psicanalítica

22/12/2022 - Jundiaí - SP

Como pessoas curiosas, no bom sentido, ou como pessoas envolvidas com o Campo Psicanalítico, temos que entender o que fundamenta a prática psicanalítica e, para tanto, é necessário compreendermos, primeiramente, que há o serviço psicanalítico porque há uma demanda, ou seja, uma necessidade ou várias necessidades, melhor dizendo. Estas necessidades são que faz com que a psicanálise continue a ser valorizada positivamente pela sociedade. A psicanálise responde as demandas de espaços individuais (analista e paciente) e demandas coletivas (que vai desde pequenos grupos a uma porção generosa de indivíduos em um espaço único ou em múltiplos espaços).  E para entender ou atuar na área psicanalítica é importante entender o que fundamenta a prática desta.

A psicanálise surge inicialmente pelo desejo do Dr. Sigmund Freud em ajudar as pessoas que, em sua época, sofriam de males sem causa identificada e sem meios humanos para tratá-las (pois os meios que tratavam as pessoas com essas enfermidades podem ser tidos hoje como desumanos). Estamos falando dos seguintes males: da histeria e da neurose.

Hoje a psicanálise trata inúmeros males quem interferem no bem-estar das pessoas. Os instrumentos utilizados são vários, mas ainda há a predominância, no caso clínico, dos instrumentos deixados pelo fundador da psicanálise (Dr. Sigmund Freud), que são: a Associação Livre de Ideias e a Interpretação dos Sonhos.

Dentro da prática clínica psicanalítica, na dimensão do analista, há um destaque para o ouvir. E na dimensão do paciente, há um destaque para o verbalizar, ou seja, o dizer. Pois quando alguém fala, o que é dito vai se organizando e dando sentido para vida de quem diz. Mas não é dizer de qualquer maneira, mas sim dizer de modo que corresponda às propostas do método psicanalítico.

O ouvir é uma ferramenta utilizada pelo analista em todos os espaços, sejam no espaço individual (analista e paciente) e nos espaços coletivos (grupos de pessoas). Mas é importante dizer que o analista não ouve de qualquer maneira, pois há toda uma formação teórica e prática para se ouvir da forma que o analista deve ouvir. Como também interpretar, e, por vezes, interferir.

A prática psicanalítica é fundamentada na palavra, pois, como já falamos, o ouvir e o falar são fundamentais no método psicanalítico e na psicanálise como um todo. A palavra para a psicanálise é valiosa, mas não é ela solta, mas se dá importância para a carga que ela traz que se manifesta pelos sentimentos (tristeza, alegria, medo...), como é observado também as ações corporais e as entonações que podem demonstrar estados de fases anteriores da vida como a infância.

O trauma é o que é tratado por excelência. Pois é o trauma psíquico a chave para encontrar a liberdade, ou seja, o bem-estar consigo próprio. Todas as pessoas possuem traumas, mas o que deferência é a maneira como elas lidam com eles. Porém é importante dizer que muitos dos traumas que causam desconfortos, ou seja, sintomas desagradáveis não são conhecidos. E a psicanálise é um método com respaldado para identificação desses traumas.

Mas o que se busca na psicanálise? A cura interior, o bem-estar interior, nova maneira de si relacionar consigo e com os outros, autoconhecimento, restabelecimento do livre agir etc.

Bem, você já pensou em ser um (a) psicanalista? Então, vou indicar para você uma das melhores escolas de psicanálise do Brasil. Foi nesta escola que fiz minha formação e ela forma ótimos psicanalistas. Estou falando da: Insight Psicanálise https://insight.org.br/  Seja um (a) médico (a) da alma! Seja um (a) psicanalista.

Compartilhe no Whatsapp