ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Tratamento com hipnose funciona?

16/12/2022 - Jundiaí - SP

A hipnose é uma das práticas que mais geram curiosidades entre as pessoas. Para algumas não funciona e não passa de um blefe, uma mentira descabida, já para outras pessoas é algo muito interessante e que, sim, funciona quase que como um milagre da mente.

 

Hoje em dia a hipnoterapia é utilizada como um tipo de tratamento para um série de enfermidades, tais como os distúrbios emocionais como a ansiedade e também a depressão, fobias,  vícios dos mais diversos tipos, dores crônicas e muitas outras doenças ou sintomas decorrente de uma vida corrida.

 

No entanto, se a prática é comprovadamente eficaz ou não é algo que vai ficar sempre na boca das pessoas, mas será que ela funciona, quem pode fazer e, afinal, o que é a hipnose? Descubra a resposta para cada uma destas perguntas logo mais a seguir.

O que é hipnose?

Sendo totalmente o contrário do pensamento popular, a hipnose não se trata de nenhum tipo de controle de um indivíduo. De maneira mais simples, a hipnose nada mais é do que uma técnica usada para induzir um estado de consciência concentrada e de alta suscetibilidade a sugestões.

 

O estado de hipnose promove um momento de muitíssimo foco e de mais abertura para as orientações que são dadas. Entretanto, isso não é o mesmo que dizer que uma pessoa que esteja hipnotizada será completamente comanda para fazer as coisas que ela não quer fazer.

 

Na verdade, o estado de foco promove no indivíduo hipnotizado uma modificação na sensação e também em como ele percebe as coisas em sua volta. Assim, por isso as experiências de ouvir e sentir são tão reais, são experiências que estão guardadas dentro da mente de quem se submete a hipnose.

 

Depois de compreendido o que é a hipnose, o que acha de saber mais sobre esta técnica e dessa vez entender como funciona a hipnose? Se quiser compreender mais, basta conferir o tópico a seguir.

Como funciona a hipnose?

A hipnose é capaz de colocar a pessoa em um estado transe profundo em que, como dito, a pessoa fica muito suscetível. Com base nisso, as resistências mais comuns são tiradas do caminho e termina por facilitar com que o terapeuta consiga ter maior acesso aos conteúdos que o seu paciente não teria coragem de falar se estivesse em seu estado comum de consciência, isto é, em alerta.

 

A hipnose nesse sentido termina por auxiliar o profissional da saúde a, por exemplo, ter acesso a memórias que foram censuradas, escondidas pela própria mente do paciente e que nem ele mesmo sabe. 

 

Por sua vez, é só questão de tempo para conseguir entender o paciente de maneira mais profunda, isto em relação aos seus traumas, medos e inseguranças pessoas, mesmo quando o indivíduo possua uma certa dificuldade de assumir conscientemente. O trabalho do terapeuta fica bem mais simples e eficaz na resolução dos problemas internos trazidos pelo paciente.

 

Com todos esses benefícios, será que todo mundo pode se submeter a sessão de hipnoterapia? Descubra agora mesmo logo abaixo!

Quem pode fazer?

Atualmente, ainda não existe uma regulamentação específica sobre quem pode ou não aplicar a hipnose em outras pessoas. Entretanto, em muitas áreas como na medicina e na psicologia é bastante usada. Por isso, já há algumas diretrizes sobre como deve ser feita a prática da técnica a fim de ser o mais clínico possível.

 

Já em relação às pessoas que podem ou não se submeter a prática, não há restrição alguma. Mas vale ressaltar que existem, sim, algumas pessoas que resistem bem ao estado de transe e que sobre elas o trabalho de indução ao estado de hipnose pode ser mais complicado.

 

O estado hipnótico pode ser mais difícil de induzir para quem tem problemas com confiança e não está em posição de baixar a guarda. Isto acontece por conta do estado ser condicionado a confiança do paciente para com o profissional que esteja sob os cuidados médicos de um profissional de saúde. Por isso, estabelecer as diretrizes de tratamento e encorajar o cliente pode fazer total diferença no seu tratamento com o uso da hipnose.

 

Chamamos a atenção para buscar sempre alguém que realmente saiba usar a técnica para evitar os riscos quando executada por quem seja mal instruído.

 

Artigo feito em parceria com o site: https://aprenderhipnose.com/

 

Compartilhe no Whatsapp