ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Exercícios para afinar a voz: você sabe como praticá-los?

16/12/2022 - Jundiaí - SP

Com certeza você já percebeu que nem todo mundo nasceu ou com o dom de cantar bem e com uma voz potente, perfeita, limpa e bonita ou mesmo com algum nível, por menor que seja, de afinação para cantar uma canção com as notas mais simples possível.

 

É normal que quando se está diante de uma situação dessas, logo pense que não é possível melhorar e que aquela pessoa irá morrer com a mesma voz desafinada que nasceu. Mas a verdade é que, como sempre, há jeito para tudo. Isso mesmo, há exercícios para afinar a voz e, dessa maneira, adequar o timbre a nota correta e a melodia de uma música.

 

Ressaltamos que embora seja possível afinar a voz, somente em alguns poucos casos que um indivíduo busca a afinação vocal é que será possível melhorar a extensão vocal também. No entanto, o foco deste artigo é te ajudar a encontrar alguns dos melhores exercícios para afinar a voz. 

 

Contudo, antes disso, descubra se você é ou não uma pessoa afinada. Descubra agora logo mais a seguir.

Como saber se eu sou uma pessoa afinada?

Ser uma pessoa afinada se relaciona com a percepção de uma nota e, em razão disso, conseguir reproduzi-la com uma certa assertividade e isto não tem a ver, necessariamente, com o fato de saber sobre música ou não.

 

É por meio da percepção auditiva, isto é, acessando o som emitido e reproduzindo-o é que o órgão cerebral irá enviar pulsos aos músculos vocais para que o movimento seja corretamente executado, assim, emitindo a mesma nota ouvida. 

 

Chamamos a atenção para a situação de quando se canta em um grupo de pessoas e alguém que está perto destoa do tom, então, é comum desafinar, mas isso não significa que você é, apenas que você está desafinado naquela situação. Teste cantando sozinho para descobrir se consegue ou não reproduzir o som emitido.

Tipos de exercícios para a sua voz

Existem alguns exercícios para afinar a voz que são tão eficazes para melhorar a sua percepção auditiva quanto para aperfeiçoar a sua extensão vocal. Pensando nisso e após você ter mais consciência do que seria uma pessoa desafinada, separamos alguns exercícios para a voz a fim de auxiliar no caminho da afinação, se for o seu caso. Veja!

 

Vocalizes

Os vocalizes são mais comumente conhecidos por quem faz aulas de canto e sempre irão acompanhar aqueles que decidem ir em busca do seu sonho de ser cantor. Mesmo que para alguns seja considerado como um terror, a verdade é que o vocalizes ajudam bastante no desenvolvimento da afinação do indivíduo devido melhorar a musculatura vocal quanto a sua precisão na execução das notas.  A vocalização funciona da seguinte forma:

 

 

Isso irá ajudar desde a resistência vocal e, como consequência também, no desenvolvimento da sua afinação que é o objetivo deste artigo.

Busque por referências contínuas

Outra forma de exercitar corretamente a sua voz é escutando. Isto mesmo, é por meio da sua audição que você conquistará a devida referência de nota a qual precisa alcançar e executar.

 

De início você pode começar com o gênero musical de sua preferência e em outras oportunidades busque músicas mais limpas, aquelas que a notas são mais simples e a letra não atrapalhe na sua identificação. É até mesmo aconselhável escutar o playback da música para potencializar o exercício, isto é, você reproduzir o som, a letra da música com a nota correta.

Treine a sua respiração

Não adianta melhorar a afinação se não conseguir sustentar a nota. Por isso, busque cantar com o fôlego armazenado no seu diafragma. O aparelho fonador formado pelos lábios, língua, palato, dentes, traquéia, laringe, alvéolos e pulmões deve ser desenvolvido em conformidade.

 

Faça exercícios para a voz que ajudam na sua respiração, como o anterior em que você pode aumentar o tempo de execução da nota por meio da vocalização das vogais I, E e A. Em pouco tempo os resultados serão sentidos por você e ouvidos também.

 

Artigo feito em parceria com o site: https://livinginstereo.com/

 

Compartilhe no Whatsapp