ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Automação residencial Alexa: O que dá para automatizar com o aparelho

16/12/2022 - Jundiaí - SP

Automacao residencial Alexa

Não é mais novidade a possibilidade de exercer todo o controle da sua casa por meio do controle de voz ou ao menos uma parte da casa. Contudo, investir em uma casa inteligente exige um altíssimo valor a ser pago. Por isso, alguns dispositivos foram criados e atualmente, por um valor infinitamente mais barato, você pode ter a automação residencial Alexa.

 

Essa inteligência artificial permite que você, de maneira semelhante ao que uma casa inteligente faz, consiga dar comando de voz para alguns aparelhos eletrônicos conectados com a internet e, assim, ter os mesmo benefícios que teria se construísse uma casa inteligente. Para saber mais, basta conferir as informações que separamos para você a seguir.

O que preciso para utilizar a Alexa?

Basta uma simples e rápida pesquisa na internet para que encontre alguns utensílios domésticos como lâmpadas, interruptores e câmeras que sejam compatíveis com a Alexa. Ressaltamos que não basta ser um kit de automação residencial, busque adquirir um sistema central de automação residencial.

 

No entanto, entre escolher um kit e um sistema central você deve entender qual é o seu objetivo, se é ter apenas alguns itens inteligentes que tenham interação com a Alexa ou não. Se quiser apenas alguns itens, busque o kit inteligente, pois será o suficiente para atender às suas expectativas.

 

Ao adquirir um projeto central de automação da sua residência, nesse caso, precisará de um profissional e os gastos serão ainda maiores. De qualquer forma, basta comprar o kit ou o sistema central para que se conectam entre si para, por fim, ter a automação residencial Alexa.

Como fazer a automação residencial com Alexa?

A Alexa é o tipo de tecnologia por trás dos dispositivos alto-falantes chamados de Amazon Echo e existem diversas linhas e também gerações que estão sendo vendidos no Brasil. Por sua vez, o primeiro passo a fazer é ter buscado um dispositivo Amazon Echo e conectá-lo à sua assistente virtual Alexa, isto por meio da sua rede Wi-Fi.

 

Se a sua Alexa estiver exclusivamente conectada ao seu Smartphone, por exemplo, ela será capaz de reproduzir músicas, fazer chamadas, enviar e também receber mensagens. Além de tudo isso, ainda irá ler a notícias para você, como também outras funções que separamos para você ficar por dentro de tudo nos tópicos a seguir.

O que dá para automatizar com a Alexa?

Todo mundo já sabe que o limite é o céu para a automação residencial Alexa, contudo é sempre bom demonstrar as diversas possibilidades que podem ser conquistadas por você caso também decida adquirir o seu dispositivo Alexa. Sendo assim, confira cada uma das funções principais da Alexa logo abaixo.

Fazer o controle da iluminação

Como dito anteriormente, a Alexa pode se conectar tanto a lâmpadas quanto a fitas de LED, plugs e interruptores inteligentes, tudo isso por meio do seu comando de voz. Quando tudo está conectado às soluções de iluminação da sua nova casa inteligente e automatizada, você pode até mesmo mudar as cores, a intensidade do brilho e a temperatura das luzes, por comando de voz.

Previsão do tempo

A função de dar a previsão do tempo é ótima quando se acorda atrasado(a) e não sabe como está o clima lá fora. A fim de não ser pego por nenhum temporal, você pode ativar a função por comando de voz e perguntar a Alexa como está a previsão para o dia, por exemplo. Vale muito a pena automatizar parte ou completamente a sua casa. Há muito benefícios que podem ser usados no dia a dia e na correria comum da vida.

 

Artigo feito em parceria com o site: https://www.cursodecomandoseletricos.com/

 

Compartilhe no Whatsapp