ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Porque quem tem tatuagem não pode doar sangue?

15/12/2022 - Jundiaí - SP

Uma das coisas que mais se comenta sobre tatuagem é sobre a impossibilidade de doar sangue e de realizar algum procedimento deste tipo durante período gestacional. No entanto, das duas afirmações somente uma delas é verdade, isto é, não se pode fazer tatuagem quando se está grávida.

 

Isto mesmo, na realidade é possível que se faça doação de sangue mesmo quando se faz tatuagem. Contudo, para não ficar apenas em nossas palavras, o que será que o próprio Ministério da Saúde diz a respeito do assunto? Quer saber mais, confira o tópico a seguir.

O que o Ministério da Saúde diz sobre quem tem tatuagem doar sangue?

Como dito anteriormente, é completamente possível que quem fez tatuagem consiga doar sangue. Contudo, a falta de informação ainda persiste e pergunta: Porque quem tem tatuagem não pode doar sangue? Calma, iremos dizer o que o Ministérios da Saúde entende a respeito.

 

A condição imposta para que quem tenha feito tatuagem possa doar sangue é que tenha decorrido 1 ano desde a última tatuagem feita. De acordo com o Ministério da Saúde, logo depois de fazer uma tatuagem o indivíduo pode facilmente ter o sangue contaminado ou mesmo desenvolver doenças sem nem mesmo apresentar os seus respectivos sintomas, como nos casos do vírus da Hepatite B.

 

Isto se dá por conta de, em alguns casos, o procedimento ao qual uma pessoa se submete para fazer tatuagem não foi corretamente aplicado. Em outras palavras, o Ministério Público entende de maneira preventiva o cuidado para que uma pessoa tatuada recentemente evite doar sangue.

 

É importante chamar a atenção de que até mesmo para quem tem o objetivo de doar medula óssea ao invés de doar sangue também deve esperar o mesmo período de tempo, isto é, 1 ano. Somente em alguns casos o médico que irá realizar o procedimento pode terminar por tomar a decisão de permitir que a doação da medula óssea seja feita antes do período de 1 ano, isto logo depois de averiguar se é ou não seguro.

Quais são as outras razões que podem impedir uma pessoa de doar sangue?

Agora que você já sabe que quem tem tatuagem não pode doar sangue, caso não esperado o tempo de 1 ano desde a realização da última, quais seriam as outras razões que podem impedir uma pessoa de se submeter ao procedimento de doação de sangue. 

 

Antes de tudo é preciso compreender que há tanto fatores temporários quanto permanentes que podem impedir a doação de sangue. Entre as razões provisórias estão as seguintes;

 

 

É importante atentar-se para o fato de que estes não são os únicos motivos que podem fazer com que uma pessoa não doe sangue. Por outro lado, em relação às razões permanentes, as mais comuns é ser portador de Hepatite dos tipos B e C, AIDS e também não pode o doador ter enfrentado algum quadro de hepatite nos últimos 11 anos.

 

Mas, afinal, quem é que pode doar sangue?

Engana-se quem pensa que somente quem é maior de idade pode doar sangue, isto por conta de ser possível a partir dos 16 anos, nesse caso é preciso que leve além de um documento com identificação, esteja também com a autorização assinada pelo responsável.

 

Bom, outros indivíduos que podem doar são aqueles que possuem idade máxima de 69 anos de idade, pesem mais de 50kg e não estejam em jejum. No entanto, chamamos a atenção para o fato de que é preciso evitar comidas gordurosas durante o período de 3 horas que antecede a doação de sangue. Bem como, que tenha dormido, ao menos, cerca de 6 horas nas últimas 24 horas.

 

Artigo feito em parceria com o site: https://tattooremovalcreamblog.com/

 

Compartilhe no Whatsapp