ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Massagem Sensitive: autoconhecimento e bem-estar físico, emocional e mental

26/11/2022 - Jundiaí - SP

Variação da terapia tântrica, a técnica estimula a sexualidade, proporcionando sensações únicas de prazer e autoestima, além de desfazer medos, traumas, tabus e receios infundados

 

massagem sensitive, também conhecida como massagem californiana, é uma técnica em que o massagista não se concentra apenas em eliminar o excesso de carga de algum dos músculos do corpo. Basicamente, promove o relaxamento com longos movimentos fluidos e harmoniosos, com pressões que deslizam sobre óleos perfumados.

Esta massagem engloba uma grande diversidade de métodos pelo mundo, sempre buscando o máximo relaxamento para eliminar o estresse e liberar a tensão muscular.

Os momentos sensitivos são um passo à frente nas massagens tântricas (tantra), pois nela a percepção tântrica é desenvolvida, intensificando os estímulos sensoriais e produzindo novas sensações e prazeres, através dos lentos e suaves toques tântricos em todo o corpo.

Neste tipo de massagem tântrica, além de massagear o corpo do cliente com as mãos, o terapeuta utilizará outras partes do corpo para despertar sensações.

Por isso, conectar-se com o(a) massagista oferece um espaço para liberar a tensão acumulada, afinal este profissional recebe treinamento específico sobre a funcionalidade do corpo. O terapeuta trabalha com o cliente para aumentar o fluxo de oxigênio e sangue.

Neste tipo de massagem tântrica sensitive sente-se um aumento da sensualidade por parte do massagista; novos meios de expressão sensorial são trabalhados; o relaxamento corporal é feito de forma diferente e criativa; ajuda a combater o estresse e a monotonia; e o relaxamento total.

As mulheres também têm se beneficiado da terapia, visto que são mais afeitas ao experimentar a felicidade por meio do despertar sensível, porque a essência do seu prazer é o próprio eu, todo o nosso ser. Isso pode ser uma coisa maravilhosa, sendo a fonte de seu próprio prazer, amor e conexão.

Mas a tradição e as normas sociais desencorajam as mulheres de colocar a sua felicidade em primeiro lugar.

Experiência

A massagem sensitive é uma experiência única de relaxamento. Portanto, este não é um tratamento adequado para pessoas que desejam um protocolo pronto ou para quem deseja uma massagem de corpo inteiro ou erótica. Mas se pretende uma sessão sob medida, adaptada aos seus desejos e às suas necessidades, então já não voltará aos protocolos habituais.

A massagem sensitive é realizada em um colchão no chão ou na cama, diretamente na pele, com óleos orgânicos. Dessa forma, o praticante pode se deitar após a sessão e desfrutar de um relaxamento profundo.

Benefícios

A massagem sensitive promove uma série de benefícios à saúde física e mental do praticante, como relaxamento através da diminuição do cortisol, um hormônio induzido pelo estresse; redução do estresse, permitindo redução da dor e aumento da energia; diminuição da pressão arterial; redução da tensão muscular por meio da liberação de dopamina e serotonina, acalmando o sistema nervoso.

E seguem: aumento da circulação linfática e do fluxo sanguíneo, o que ajuda na função muscular; postura melhorada realinhando o corpo e melhorando a mobilidade; sistema imunológico fortalecido através do relaxamento.

Traumas

A massagem pode ser outra parte do tratamento holístico de traumas, ansiedade, depressão e muito mais. Além do relaxamento, pode ser útil na cura de uma experiência traumática. Os terapeutas que praticam massagem sensível ao trauma têm um foco e um conjunto de habilidades adicionais.

Ao processar o trauma, deve-se olhar para o corpo como um todo. As reações somáticas muitas vezes podem ser indicativas de emoções reprimidas e, com o tempo, isso leva a dor persistente, mudanças na postura corporal, distúrbios do sono e outras formas de desregulação física.

A abordagem sensível ao trauma é única e inclui elementos que diferem de uma abordagem tradicional. A captação e a coleta de informações com o cliente são profundas e incluem tópicos sobre limites e ritmo. A massagem sensitive utiliza o toque como um elemento de cura.

Os objetivos da massagem sensível ao trauma incluem estabelecer um local de segurança para o cliente; controle sobre o corpo e os limites; prazer através do toque neutro e seguro; experiências diminuídas de dissociação; e reintegração das memórias do corpo.

Assim, enquanto o massagista e o praticante se preparam para iniciar as sessões de massagem, ambos discutem tópicos de aterramento e enfrentamento com foco nos sentimentos de segurança e ritmo.

Com isso, mantem-se um diálogo sobre o estabelecimento de limites e o conforto com o vestuário durante a sessão. Como a massagem é um tratamento separado da psicoterapia, muitas vezes é bom perguntar aos pacientes se eles estão vendo um terapeuta.

Aromaterapia

A massagem de aromaterapia é usada por vários motivos diferentes, incluindo relaxamento, controle da dor e melhora do humor. Estes são também alguns dos benefícios básicos da massoterapia.

Acredita-se que a adição de óleos essenciais aumente esses benefícios, incluindo aromas de bergamota, madeira de cedro, camomila, eucalipto, gerânio, ruivo, lavanda, limão, laranja, hortelã-pimenta e árvore do chá.

A aromaterapia é frequentemente adicionada a uma sessão de massagem tradicional, incluindo sensitive, como um serviço extra. O massoterapeuta pode infundir um óleo essencial na sala durante a sessão ou adicionar algumas gotas de óleo à loção de massagem e aplicá-lo diretamente na pele.

 

Compartilhe no Whatsapp