ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

3 melhores tratamentos para celulite compacta

18/11/2022 - Jundiaí - SP

graus de celulite

A celulite compacta é a piora de um problema que atinge mais de 90% das mulheres que passaram da puberdade. Embora elas sejam mais suscetíveis a sofrer com celulite, tendo em vista a predisposição hormonal, alguns homens também precisam lidar com esse problema.

 

Mesmo que a celulite em si não cause nenhum problema, a celulite compacta pode trazer prejuízos a qualidade de vida de quem precisa lidar com ela. Isso porque a formação de nódulos pode causar dores e até mesmo interromper a circulação sanguínea do local.

 

Sendo assim, é de suma importância tratar o problema ainda na sua fase inicial, para evitar que piore e se torne a celulite compacta. Dessa forma, é interessante saber quais são os graus de celulite, assim como os melhores tratamentos para resolver essa complicação.

 

Portanto, se você quer ficar por dentro dos melhores tratamentos para celulite compacta, saiba que chegou ao lugar certo. Neste texto, separamos 3 opções extremante eficazes. É o que você verá a seguir.

O que é celulite?

De forma simples, podemos definir a celulite como sendo o acúmulo de gordura logo abaixo da pele. Muitos conhecem como celulite, mas o termo científico que define esse problema é a lipodistrofia ginoide.

 

Sendo assim, ela é caracterizada pelas ondulações na pele, fazendo com que ela fique bastante semelhante a casca de laranja, especialmente na parte posterior da coxa e na barriga.

 

A celulite afeta mais de 90% das mulheres com mais de 16 anos de idade, independente da cor da pele. Contudo, mulheres de pele branca tendem a sofrer mais com o problema.

 

Embora raro de registrar, saiba que os homens também podem sofrer com este tipo de problema, que geralmente é causado por algum tipo de desequilíbrio hormonal que ele esteja passando.

 

Ainda que não seja considerada cientificamente uma doença, torna-se uma grande preocupação estética por parte de um número importante de mulheres. 

 

Isso porque a celulite costuma impactar diretamente a autoestima e a forma como essas mulheres se enxergam.

 

As regiões de maior incidência da celulite são nas coxas, quadris e nas nádegas, tendo em vista que são áreas onde a gordura é influenciada diretamente pelo estrógeno feminino. Ainda que menos comuns, a celulite também pode aparecer nos seis, nuca e abdômen.

 

Ao contrário do que muitos pensam, a celulite não está associada a obesidade. Até mesmo mulheres magras podem sofrer com esse tipo de problema.

Causas da celulite

Mesmo com os avanços médicos, a causa da celulite ainda é pouco conhecida pelos médicos e especialistas. Existem diversas suposições que ainda não encontraram respaldo na literatura médica.

 

Muitos deles apontam que alguns fatores hereditários podem estar ligados ao aparecimento da celulite, como é o caso do biotipo, etnia, sexo, distribuição da gordura, etc.

 

Abaixo, separamos os principais apontamentos dos médicos em relação às causas da celulite, são eles:

 

Fatores hereditários: de acordo com os especialistas, os fatores genéticos são extremamente importantes;

Problemas na circulação: quando há problemas na circulação e o sangue não flui da maneira correta, isso causa prejuízos na eliminação de toxinas do corpo, fazendo com que o líquido presente nas células se torne mais viscoso e prenda a gordura com mais facilidade;

Alterações nos hormônios: quando as mulheres estão com níveis de estrogênio muito altos, isso faz com que cause alterações metabólicas capazes de agravar a celulite. O uso prolongado de medicamentos como os anticoncepcionais também podem ajudar a agravar a celulite;

Estilo de vida: o estilo de vida também pode ser considerado um dos principais fatores que contribuem para o aparecimento da celulite compacta. Isso ocorre principalmente por causa da má circulação, do consumo excessivo de carboidratos, estresse e ausência de atividade física. Tudo isso contribui negativamente para o surgimento e piora da celulite compacta.

Tipos de celulite

tipos de celulite

Existem 3 tipos de celulite catalogadas pela ciência, são elas: tipo flácida, tipo compacta e tipo edematosa.

 

Graus de celulite

Existem 4 graus de celulite, são eles:

 

1º grau: celulite leve, onde existe a retenção de líquidos. Não é possível enxergar sem apertar a pele. Os vasos sanguíneos permeáveis são ocupados pelas toxinas. Somente é possível ver a celulite em grau leve apertando a pele.

 

2º grau: a celulite de segundo grau já é visível. Ela faz com que a pele fique com um aspecto de acolchoado e o sistema linfático encontra-se comprometido pelas toxinas, formando pequenos edemas. Aqui, não há a necessidade de apertar a pele para ver a celulite.

 

3º grau: a celulite de terceiro grau apresenta nódulos visíveis na pele, que são sentido ao passar a mão. Pode causar dor e inchaço na pele.

 

4º grau: esse é o grau mais grave da celulite. Existem diversos macronódulos instalados, o que prejudica a circulação. Pode causar dor, dificuldade para vestir uma roupa e problemas na circulação.

3 melhores tratamentos para celulite compacta

Agora que você já conhece os tipos de celulite, está na hora de falar da celulite compacta especificamente. Para isso, separamos alguns ótimos tratamentos que podem ajudar a resolver este problema, são eles:

 

Massagem modeladora: a massagem modeladora atua diretamente no sistema linfático e nas células de gordura. Ao combinar essa massagem com tratamentos como criolipólise e ultrassom microfocado, os resultados são ainda melhores no tratamento da celulite compacta.

 

Drenagem linfática: a drenagem linfática também pode ser uma excelente opção para quem sofre com celulite compacta. Ela é feita por meio de uma massagem, que ajuda o corpo a eliminar toxinas e líquidos do corpo.

 

Creme anticelulite: o creme anticelulite é uma ótima opção para tratar a celulite compacta. Isso porque ele ajuda a melhorar a microcirculação da pele, bem como estimula a produção de colágeno no corpo. Sendo assim, se você deseja resolver o problema da celulite compacta sem gastar muito, essa pode ser uma ótima opção.

Outras opções de tratamento

 

Radiofrequência estética: a radiofrequência estética é bastante eficaz no tratamento de celulite compacta. Isso porque a radiação eletromagnética emitida pelo aparelho faz com que haja uma agitação nas móleculas de água presentes no corpo, aumentando a temperatura e reestruturando os tecidos. Isso faz com que haja um estímulo na produção de colágeno e da elastina.

 

Endermologia: por fim, temos o último tratamento para quem quer tratar a celulite compacta ou casos mais graves do problema. Assim, a endermologia é uma opção que ajuda a promover a drenagem linfática, de modo a tratar os diversos tipos de celulite, independente do grau. É um pouco mais cara do que as demais opções mencionadas anteriormente, no entanto, os resultados são extremamente satisfatórios.

 

Dessa forma, finalizamos o nosso texto que trata dos melhores tratamentos para celulite compacta. Curta e compartilhe com quem precisa!

 

Compartilhe no Whatsapp