ColunistasCOLUNISTAS

Frias Neto Consultoria Imobiliaria

Autor: Frias Neto Consultoria Imobiliaria

Morar Bem: Como as plantas podem transformar seu apartamento

25/10/2022 - Jundiaí - SP

Morar Bem é a nova série de artigos da Frias Neto Consultoria de Imóveis com informações e recomendações sobre como tornar o ambiente doméstico ainda mais agradável, bonito e saudável para todos da família.

Para iniciar, uma forma simples, fácil e acessível para transformar apartamentos é investindo em plantas. De paredes vivas a pequenos vasos, entenda que não é preciso ser profissional para colocar um toque verde no seu lar.

Quem mora em apartamento pode ficar na dúvida sobre como é possível ter plantas em um ambiente tão pouco natural. Mas este é um desafio fácil de ser superado com conhecimentos simples sobre o que as plantinhas necessitam para sobreviver.

Para morar bem com elas e tornar sua casa ainda mais aconchegante é preciso entender principalmente o quanto de sol (iluminação), água e vento a espécie que você tem interesse precisa para permanecer saudável.

Para ficar mais fácil, a Frias Neto Consultoria de Imóveis destaca os benefícios das plantas, as espécies recomendadas para quem é iniciante no assunto e como combiná-las.

6 Benefícios em investir nas plantinhas

Morar bem vai além de ter móveis bonitos e planejados, passa por se sentir bem onde se vive. Uma casa com vida precisa de elementos que também sejam vivos, como as plantas. 

Muitas plantas se desenvolvem, dão flores, frutos e passam por diferentes momentos com as estações do ano. Todas elas um dia vão morrer, mas algumas podem viver muitos anos antes que isso aconteça. Até lá, vale a pena aproveitar essa convivência.

Considerando isso, são muitos os motivos particulares para você investir na decoração com plantas. Já os benefícios que podem ser apontados são pelo menos 6:

  1. Contato com a natureza;

  2. Mais cor e aromas para dentro de casa;

  3. Contribuição com a fauna local (pequenos insetos e pássaros);

  4. Mais refrescância e umidade ao ambiente;

  5. Hobby - passatempo que faz bem para desacelerar;

  6. Decoração - é possível compor ambientes, fechar espaços vazios ou janelas etc.

 

Plantas também devem morar bem com a família

Ter uma plantinha que em poucos meses estará morta em cima da estante não costuma ser o desejo das pessoas. Todavia, para manter as plantas vivas é preciso considerar o que é morar bem também para elas. 

Pode parecer uma piada, mas é bom sempre lembrar que plantas não costumam se mover. É importante recordar essa informação para entender que as verdinhas desenvolveram ao longo de sua evolução mecanismos para se adaptarem ao ambiente. 

Por exemplo, os cactos gostam de sol e pouca água, enquanto as marantas preferem sombra com umidade e o alecrim um substrato arenoso e vento. Tudo isso porque são de regiões muito diferentes.

Deste modo, para manter sua planta saudável é preciso conhecer um pouco sobre sua origem e preferências em relação a:

 

Hoje é muito fácil descobrir quais as necessidades de uma espécie por meio da internet e aplicativos. A Frias Neto Consultoria de Imóveis destaca alguns deles se você ficar na dúvida:

 

Plantas para apartamentos e iniciantes

Toda planta precisa de bastante iluminação para conseguir fazer a fotossíntese e morar bem na sua casa. Algumas vão precisar de mais sol, enquanto outras apenas um ambiente bastante claro é suficiente.

Em apartamentos nunca haverá sol pleno (mais de 6 horas de incidência), devido ao teto e paredes. Ou seja, plantas que ficariam expostas o dia todo podem sofrer nesta situação. Ainda assim, é possível ter plantas bem solares.

O ideal é criar ambientes no apartamento onde bate sol, como em varandas e próximo à janelas. Dessa forma, é possível até mesmo criar paredes verdes.

Listamos algumas plantas fáceis de encontrar e cuidar, que vão conquistar seu coração:

 

  1. Cactos - os cactos são as plantas que mais amam o sol. Portanto, é preciso escolher um local no apartamento com maior incidência solar. Também são resistentes ao vento e ao frio e pouco exigentes quanto à água - o que é ótimo para os marinheiros de primeira viagem que são esquecidos. É realmente uma planta para iniciantes. Seus únicos inimigos são: sombra e água nas raízes.

  2. Suculentas - existem muitos tipos de suculentas. Assim como os cactos, costumam gostar de pouca água e de muito sol. Mas é preciso estar atento, nem todas gostam de tanta insolação assim. A echeveria é uma das mais conhecidas, mas também é comum vasos com vários tipos de suculentas juntas. Elas dão cor e textura para o ambiente, além de serem fáceis de cuidar.

  3. Jiboia - existem vários tipos de jiboias, algumas em coloração variegada (verde claro e escuro). Elas são plantas resistentes, recomendadas para iniciantes e que se adaptam tanto em ambientes que recebem sol quanto à sombra (lembrando que sombra é um local sem sol, porém, muito iluminado). Também não são exigentes quanto à água.

  4. Alecrim - o alecrim é uma das plantas aromáticas e comestíveis mais fáceis de cultivar, gosta de vento, pouca água e sol - situações que podem ser oferecidas dentro de apartamentos. Pode ser cultivada em vasos grandes, assim consegue se desenvolver bastante. Além disso, qualquer vento pode fazer com que seu aroma se disperse pelo ambiente.

  5. Espada de São Jorge - assim como a jiboia e o cacto, essa é uma planta muito resistente. O diferencial dela em relação ao cacto é que consegue ser mais resistente a lugares sem sol direto. Exige pouca água e ajuda a fazer composições muito bonitas devido seu formato e brilho.

  6. Aspargo alfinete - uma planta muito usada para paredes vivas devido ao seu caimento. É muito resistente ao vento e ao sol. Possui batatinhas no solo, que fazem o armazenamento de água. Ou seja, também não precisa de muitas regas.

  7. Antúrio - é uma planta que possui uma inflorescência muito atrativa, gosta de sombra e água, portanto, mais recomendada para dentro do apartamento, devendo ficar próxima às janelas - tolera bem o sol ameno do início e fim do dia. 

  8. Caetê-redondo - da lista do Morar Bem, essa é uma das mais difíceis de ser cultivada. É uma planta que não gosta de sol direto, portanto é fácil manter em apartamento. Entretanto, precisa de muita água (solo sempre levemente úmido) e pouco vento. É mais sensível a mudanças do clima e não se adapta bem ao frio e ao ar-condicionado (assim como quase todas as plantas). Requer adubação e um olhar atento do jardineiro, mas a beleza de suas folhas compensa o trabalho.

  9. Croton - na verdade não é simplesmente uma planta, mas uma árvore. Seu tamanho vai depender do vaso. Existem vários tipos de crotons, de cores e formatos de folhas diferentes. Todavia, em comum, costumam ser muito coloridos. Adapta-se a sombra ou sol e requer poucas regas.

  10. Samambaia - é uma planta clássica das casas das avós. Não gosta de sol e nem de vento, portanto, é preciso deixá-la em local mais protegido, ainda assim, com bastante iluminação natural. Também gosta de água. Deste modo, é ótima para quem adora ficar regando plantas.

  11. Orquídea - muitas pessoas têm medo de ter orquídeas por achar uma planta difícil de cultivar, mas não é bem assim. Elas realmente não gostam de muito vento, por isso, em apartamentos precisam ficar um pouco mais protegidas. Gostam de luz difusa (sombra e meia sombra) e precisam de um substrato próprio - que costuma vir das floriculturas e gardens. Também são plantas que gostam de água, mas odeiam ficar com as raízes muito tempo encharcadas (por isso, vasos precisam ter furos embaixo). Além desses cuidados, um dos segredos é a adubação mensal com bokashi. Vale destacar que é normal quando suas raízes extrapolam o vaso.

 

Dica 1: Tenha vasos furados para que a água escorra por baixo. O acúmulo de água no fundo pode gerar mofo e matar a planta.

Dica 2: Apesar de algumas plantas não gostarem de água, a melhor forma de regar é sempre oferecendo muita água (ao ponto de escorrer pelo buraco no fundo do vaso). Você saberá a hora de regar dessa forma quando o substrato (terra) estiver seco, basta fazer o teste com a ponta do dedo.

Dica 3: Se você tem um pet curioso com plantas, é preciso escolher plantas que não são tóxicas ou elevar seus vasos para que o bichano ou doguinho não tenha acesso.

 

Paisagismo fácil para tornar o ambiente ainda mais bonito

O paisagismo é uma área ligada à arquitetura e design cujo objetivo é organizar a paisagem com elementos funcionais e estéticos, bem como  harmonizar a interação do ser humano com o meio ambiente.

Dentro de casa, o paisagismo está voltado muito à decoração e promoção do bem-estar.

Uma das técnicas, voltada à amadores, para compor o paisagismo é trabalhar com a regra de 3 por 3: 

Ou seja, escolha para fazer uma composição as plantas que tenham cores diferenciadas entre si, sejam brilhantes e opacas. Também que tenham texturas diferentes, algumas com folhas maiores e arredondadas, outras bem fininhas e pontiagudas. Além de pensar em trabalhar as alturas, uma localizada mais abaixo, outra no meio e, por fim, a que ficará mais alta.

Em relação ao local, primeiro é preciso considerar a luminosidade necessária às plantas. Considere também a facilidade de fazer regas e podas. Por fim, a possibilidade decorativa dessas plantas no ambiente e o quanto elas vão contribuir com o bem-estar. Podem  fechar um espaço, impedir a visão para um cômodo ou simplesmente tornar um ambiente mais agradável e atrativo.

 

 

Compartilhe no Whatsapp