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Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

E-mail Marketing: Uma Forma de Se Relacionar Com o Seu Cliente, Em Tempos de Coronavírus

3/10/2022 - Jundiaí - SP

Talvez você esteja se perguntando: como o e-mail marketing pode ajudar no relacionamento com meu cliente nesse momento da pandemia do Coronavírus?

Diante de tudo o que está acontecendo, certamente muitos negócios terão que se reinventar, principalmente no que diz respeito ao relacionamento com seu público.

E é exatamente aqui que entra essa poderosa ferramenta de marketing para continuar mantendo contato com seus clientes e quem sabe atrair novos clientes.

Se você ainda não implementa essa técnica de marketing, essa é a hora.

Nesse artigo, vamos mostrar o que é, quais as vantagens, as principais campanhas e muito mais. E depois de ler tudo, com certeza vai perceber que suas vendas aumentaram e conquistou clientes potenciais.

O que é e-mail marketing?

Como o nosso já sugere, e-mail marketing é uma estratégia de marketing através do envio de e-mails.

Além de ajudar a continuar se relacionando com seus clientes, você pode aproveitar e oferecer promoções, códigos de desconto, novos produtos e/ou serviços, segmentar seu público-alvo, e também realizar pesquisas de satisfação.

Através dessa estratégia de marketing, você pode criar campanhas personalizadas, de forma a despertar o interesse do cliente para o seu negócio.

Isso não apenas aumenta suas chances de vender mais, mas torna sua marca mais visível e forte no mercado.

A seguir, veja as principais vantagens de implementar o e-mail marketingno seu negócio e assim, atrair mais clientes.

Conheça as vantagens do e-mail Marketing para o seu negócio

Você já viu que o e-mail marketing é uma ferramenta que ajuda na comunicação com seus clientes ou até mesmo futuros clientes.

A partir do momento que você já conhece o perfil dos seus clientes, poderá enviar e-mails para divulgar produtos, serviços, oferecer conteúdo exclusivo, tudo com base nos interesses e necessidades da sua audiência.

E sabe qual é o resultado? O relacionamento entre sua marca e seu público ficará mais próximo, o que traz mais credibilidade para a marca e por consequência, promove o aumento das vendas.

Pode ser que você ainda esteja em dúvida se vale a pena ou não implementar o e-mail como estratégia de marketing para o seu negócio.

Então, confira abaixo outras vantagens:

Baixo custo

Não sei se você sabe, mas existem várias plataformas gratuitas de automação de e-mails, tornando o processo mais rápido e assertivo.

Geralmente, são ferramentas muito fáceis de usar, e com excelente custo/benefício. E à medida que os resultados começarem a aparecer, você pode investir em outras ferramentas.

O seu principal objetivo com o envio do e-mail, é fazer com que seu destinatário abra e claro, leia a sua mensagem. Por isso, pense em um título que chame a atenção logo de cara.

Possibilidade de segmentação e personalização

Antes de começar a usar o e-mail marketing, é muito importante que seu cliente autorize o recebimento. Caso contrário, cai na caixa de Spam e ele não vai ler.

E como você faz isso? Basta que seu cliente preencha um simples formulário, informando alguns dados, e assim, você pode tornar os e-mails personalizados, ou seja, direcionados para aquele cliente.

Esses dados também são importantes no momento de segmentar as suas campanhas, onde você pode elaborar e-mails específicos conforme o nível de jornada de compra do seu cliente.

Gera tráfego qualificado para o site

Se a sua ideia é aumentar o volume de suas vendas, tenha em mente que o e-mail marketing é considerado uma das melhores estratégias que pode aplicar.

Por exemplo, vamos supor que você esteja promovendo um produto. Através do e-mail que o cliente recebeu, ele será direcionado para o seu site ou landing page.

Lembre-se que para ele ter clicado no link do seu site, mostra que ele se interessou pelo que você está oferecendo, isto é, um público qualificado que está acessando seu site.

E consequentemente, aumentam muito suas taxas de conversão.

Fácil mensuração e riqueza de dados

Outra vantagem é o monitoramento de todas as suas campanhas, seja através da taxa de cliques, de abertura, quem não quer mais receber os e-mails, enfim, uma série de informações que permitem avaliar se o que você está fazendo está ou não surtindo efeito.

Conheça as principais campanhas de e-mail marketing

Você já viu todas as vantagens do e-mail marketing, mas como colocar isso em prática?

Antes de mais nada, preste bastante atenção para não lotar a caixa de entrada dos seus clientes. Você precisa oferecer um conteúdo que desperte o interesse deles.

Afinal, ninguém gosta de ficar recebendo milhares de ofertas o tempo todo. Isso pode inclusive acabar afastando o cliente. A ideia principal com o envio de e-mails é fortalecer o relacionamento do cliente com a sua marca.

O que você deve fazer em primeiro lugar?

Buscar entender o perfil do seu cliente, seus interesses, seu comportamento, tanto para pensar na frequência dos envios, assim como focar em um conteúdo interessante.

Separamos aqui algumas ideias de campanhas de e-mail marketingpara você implementar no seu negócio.

E-mail Marketing de Boas-Vindas

Toda vez que um usuário do seu site preencher um formulário ou se inscrever na sua newsletter, envie para ele um e-mail de boas-vindas.

Aproveite e fale um pouco mais sobre o seu negócio, o que ele vai poder encontrar ali, agradecer pelo cadastro (ou compra), dar uma ideia sobre os próximos conteúdos.

Esse momento é o primeiro contato do cliente com a sua marca, então crie uma mensagem acolhedora, de forma a aproximar ainda mais o cliente de você.

E-mails sazonais

O que é isso?

Seria você enviar e-mails em datas comemorativas ou para parabenizar seu cliente por seu aniversário.

Todos gostamos de sermos lembrados e com o seu cliente não é diferente.

Pense em um e-mail diferente, mais personalizado mesmo, e uma dica é oferecer uma oferta especial ou uma promoção. Isso ajuda muito a fidelizar os clientes.

E-mails com conteúdo grátis

Da mesma forma que gostamos de sermos lembrados por nosso aniversário, também gostamos de ganhar coisas gratuitas, não é mesmo?

Pense em algo que pode oferecer para seu cliente, sem custo algum, como um e-book, brindes, etc.

Isso faz com que a sua marca fique na memória do seu cliente, e naturalmente, ele passa a confiar mais na sua marca.

Newsletter

Provavelmente você já assinou uma newsletter, mas se ainda não, veja como funciona.

Uma newsletter nada mais é do que boletins informativos, onde você vai manter seu cliente por dentro de tudo que acontece na sua empresa.

Você pode inserir na newsletter os posts mais recentes do seu blog, um lançamento ou mesmo do que ainda está por vir.

A dica aqui é que esse tipo de e-mail seja enviado sempre no mesmo dia da semana, pois isso cria um hábito, onde seus clientes já ficam esperando por aquele conteúdo em um determinado dia da semana.

E sem falar que ajuda bastante a estreitar o relacionamento da marca com o seu cliente.

Outras dicas de usar o e-mail marketing a seu favor

O nosso objetivo principal aqui é que você use o e-mail marketing a seu favor nesse momento que estamos passando, pois muitas empresas perceberam uma diminuição nas vendas por conta do Coronavírus.

É essencial que você ao criar um e-mail para enviar aos seus clientes, dedique um tempo para criar um texto muito bem elaborado e atrativo.

Veja agora como se tornar um especialista na criação de e-mail marketing:

Então, todas essas dicas acimas lhe ajudarão a enfrentar da melhor maneira possível esse momento tão conturbado que estamos vivendo.

São coisas simples e fáceis, e mais importante, trazem resultados!

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