ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

As Falhas nas (ou das) Crenças e o Desequilíbrio Psíquico

30/9/2022 - Jundiaí - SP

Todos ser humano normal tem crenças e estas, de algum modo, regem as suas vidas. Acreditamos e logo as coisas têm sentido de existência, mesmo que não seja verdade a nossa crença. Mas o que torna uma crença ser verdadeira? Nada tem o poder, no mundo das cresças, de ser realidade por si só. Nosso ser é formado, ou melhor, tendenciado para acreditar em algo não palpável ou em várias coisas não palpáveis. É como uma resposta às coisas que não temos respostas. Por que é assim, não temos ainda uma resposta definida, ou seja, única.

Acreditar é uma capacidade e uma necessidade humana, pois não há vida sem crenças, porém as crenças não racionáveis podem causar desequilíbrio. No campo religioso é muito comum pessoas sofrerem por se forçarem a acreditar em algo que para suas lógicas humanas não tem cabimento. Quanto mais uma pessoa se desenvolve intelectualmente, ou seja, racionalmente, mais muitas de suas crenças perdem suas forças e quando há a insistência de continuar acreditando nessas crenças mais pode vir a ocorrer um desequilíbrio e trazer danos ao bem-estar psíquico.

Sigmund Freud, fundador da psicanálise e um grande pesquisador do funcionamento da mente humana, já alertava sobre o dano que as crenças religiosas trazia para a vida psíquica do ser humano. Ele dizia que a religião é a neurose comunitária. Para termos uma ideia sobre o que é a crença religiosa no mundo de hoje podemos compará-la a um jogo em que cada religião é um time e que quer ser vencedora sobre as outras (ou sobre os outros times). E, tristemente, há realidades de rivalidade interna entre membros de uma mesma religião, desse modo, aumentando a complexidade do jogo religioso. Isso pode ser, também, causa de desequilíbrio para pessoas que vivem em tal ambiente de rivalidade.

Podemos falar, também, das estruturas internas de cada indivíduo, pois cada indivíduo tem uma força de resistência psíquica diferente dos demais, pois uns são mais resistentes e outros não tão resistentes assim. Estes últimos podem sofrer danos em suas vidas psíquicas que podem ser até mesmo irreversíveis. Cuide de sua mente enquanto é fácil de cuidar e busque crer em coisas que são mais racionáveis. Esse é um conselho, porém não é uma ordem.

Compartilhe no Whatsapp