ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Como parar Dor na Lombar

28/9/2022 - Jundiaí - SP

como parar dor na regiao lombar

Sendo bastante incómoda e também muito comum, a dor lombar é um problema que está presente na vida da maioria das pessoas. 

 

Por atingir cerca de 65% da população anualmente, uma dúvida recorrente que surge na mente de todos nós é justamente como dar um fim à dor na lombar — será que realmente existe uma maneira de fazer isso?

 

Por ser uma dor que atinge mais da metade da população mundial, essas dores podem acontecer por diversos motivos e causas, sendo as principais causas:

 

Além disso, essa dor se encontra mais concentrada em dois grupos de pessoas: as que possuem já uma certa idade avançada, e também em jovens que passam horas sentados durante jornadas de trabalho prolongadas. 

 

Mas não se engane: essas dores podem ser apenas um sintoma de algo muito mais sério do que apenas esforço físico ou stress.

 

Caso você esteja em dúvidas sobre estar tendo uma crise de dor lombar, ou se o seu problema é mesmo este, iremos esclarecer as causas e também os sintomas mais comuns dessa categoria de dor na lombar.

 

Também neste artigo iremos dar dicas que poderão ajudar na diminuição desta dor incomoda, então se você está sofrendo com ela continue lendo este artigo e se surpreenda com essas dicas de como parar a dor na lombar.

Fatores chave que contribuem para o aumento de dor lombar

Antes de falarmos sobre como parar a dor na lombar, devemos conhecer as suas causas, então vamos lá.

 

A lombalgia ou, como costumamos chamar, dor na região lombar, é classificada como dores de longa duração que atingem a região inferior da coluna vertebral. 

 

Então, os fatores que contribuem para essa dor podem ser vários, e muitas vezes, podem não estar nem relacionados diretamente com a coluna em si.

 

Ela pode ser considerada um sintoma, igual a dor de cabeça ou dor de barriga. 

 

Afinal,  existem diversas doenças que podem fazer com que a dor lombar apareça, como a musculatura das costas, problemas na coluna ou até mesmo um órgão interno por exemplo 

Existem mais de uma categoria de dor na lombar?

Há duas categorias de dor na lombar, e elas são a aguda e a crônica. 

 

Possuindo diferenças entre elas, a dor aguda é imprevisível e pode aparecer subitamente, mas o lado bom é que ela geralmente não permanece por mais do que 12 semanas.

 

Já a dor crônica pode ficar presente em sua vida por muito mais tempo.

 

De acordo com alguns dados levantados, cerca de 20% das vítimas da lombalgia irão desenvolver dores crônicas, já que esse problema é considerado um problema de saúde comum que irá atingir a população mundial.

 

Então, tendo noção disso, saber como parar dor na lombar poderá ser bastante útil, caso essa dor comece a gerar incômodos para você.

 

Agora que temos conhecimento sobre quais os tipos de dores lombares e também o que contribui para que ela aconteça, devemos falar sobre quais são os seus dois principais sintomas.

Dor lombar: Conhecendo dois sintomas comuns

Os sintomas da lombalgia podem ser variados conforme a sua categoria de dor, causa, e também esforços exercidos, porém os sintomas mais comuns são:

Dor por movimento

Esse sintoma é bastante comum nos casos de dores na lombar, e pode se agravar com movimentos, espirros, tosses e até mesmo posições em que a pessoa fica, seja de pé, deitada ou até mesmo sentada.

Espasmos na região lombar

Este é outro sintoma bastante comum presente na dor lombar, e caso esteja sentindo espasmos nesta região, é aconselhável procurar um médico especialista.

Como parar dor na lombar: em casa ou através de tratamentos

Saber como parar a dor na lombar é bastante eficaz para reduzir um pouco o sofrimento que essa enfermidade pode causar.

Uma vez que permanecer em repouso, pode contribuir com o agravamento do quadro de dor, o tratamento comum recomendado é fazer a realização de exercícios físicos na medida que conseguir. 

 

Exercícios de fortalecimento ajudam a desenvolver a musculatura da região, e podem mitigar a dor lombar. Nesse sentido, fazer treinos de força na academia — aqueles mesmos que são usados com o objetivo de hipertrofia muscular — é o ideal.

 

Porém, em casos onde as dores são constantes, será necessário procurar tratamentos com um profissional especializado. 

 

E para você saber melhor como parar a dor na lombar, aplicar bolsas térmicas no local da dor poderá ajudar a aliviar e manter a dor longe por um tempo. 

 

Outra recomendação de exercícios que ajudam a parar a dor na lombar é apostar nas atividades físicas leves, como, danças e caminhadas na medida do possível.

 

Além disso, vale a pena ficar atento ao seu ambiente: cuide da sua postura ao ficar sentado.

 

Isso pode significar, por exemplo, trocar sua cadeira velha por uma daquelas modernas cadeiras de escritório.

 

Ou mesmo trocar sua carteira comum por uma carteira slim — uma vez que uma carteira mais fina, minimalista, ajuda a evitar desvios de coluna quando a usamos no bolso de trás das calças.

 

Alongamentos também são úteis, por conseguir ajudar a relaxar os músculos, evitando que eles fiquem muito rígidos ou atrofiados. 

 

Então, através destas simples dicas, você poderá evitar a agravação das dores lombares e também fazer com que essas dores sejam diminuídas.

 

Esperamos ter conseguido ajudar você a conhecer mais sobre essa dor, e também o que deve fazer para saber como parar a dor na lombar. 

 

E lembre-se, caso esteja sentindo dores incessantes na região lombar por muito tempo, não deixe de procurar um especialista. Afinal, pode ser mais do que uma simples dor na lombar.

 

 

Compartilhe no Whatsapp