Autor: Alvaro Lordelo
O engajamento é algo muito importante nos negócios e para chamar atenção do público é necessário apostar em estratégias de Marketing Local.
Com um bom planejamento e entender o conceito, você pode colocá-lo em prática e se destacar na região onde o seu negócio está inserido.
Com boas estratégias, é possível otimizar os investimentos de divulgação da sua marca e assim, melhorar os resultados do seu empreendimento na questão de divulgações.
Não existem fórmulas mágicas que geram resultados rápidos, mas as empresas podem concentrar seus esforços para uma comunicação com um público mais qualificado e que tenha mais oportunidades de se relacionar com a sua marca.
O marketing local é uma estratégia focada na divulgação, considerando a segmentação geográfica. É uma técnica muito utilizada em restaurantes, lojas, padarias, farmácias e em outros negócios de diferentes setores.
Em várias ações de comunicação é preciso considerar informações sobre localização do público que o empreendedor deseja conquistar, mas neste caso, o foco é priorizar algumas iniciativas que ajudam a atrair pessoas que moram ou trabalham próximo ao seu negócio.
Ao concentrar as estratégias em um público específico e criar uma abordagem com potencial e mais focada são maneiras de obter ótimos resultados.
O marketing é um conjunto de estratégias utilizadas para agregar valor a alguma marca ou produto, visando a realização das vendas.
O marketing local tem o mesmo propósito, mas com uma diferença de que as estratégias são mais focadas em atrair o público, que está localizado geograficamente mais próximo ao seu empreendimento.
As informações como:
Costumes;
Hábitos;
Faixa etária;
Perfis culturais e econômicos.
Estes e outros dados das pessoas que vivem ou trabalham próximo do seu negócio podem ser obtidas por meio de pesquisas, estudos e relatórios. Depois, essas informações são convertidas em estratégias direcionadas ao público da região.
São essas, as principais características do marketing local.
Grandes empresas podem explorar essa estratégia para ter bons resultados, mas pensando nos pequenos empreendimentos, a ideia é explorar e usar a questão da proximidade como um diferencial.
Isso ajuda a oferecer mais comodidade aos futuros clientes, chamando atenção deles e fazendo com que a sua marca se torne uma opção na hora das compras.
Outro ponto importante que deve ser considerado é o fato de algumas pessoas terem a vontade de privilegiar o comércio da sua região.
O grande desafio é pensar as estratégias de atração e promoção para o público. Os empreendedores podem utilizar o inbound marketing, marketing de conteúdo, divulgação nas redes sociais, entre outras.
O marketing local é uma estratégia de muita eficiência porque todas as ideias da estratégia são pensadas e focadas no consumidor final, que está próximo às imediações da sua empresa ou comércio.
No entanto, por mais eficiente que seja, não deve ser a única técnica utilizada no seu negócio. Sendo assim, pode ser combinada com outras estratégias que podem ajudar a conquistar as metas e objetivos estabelecidos no planejamento.
Os investimentos em canais de marketing focados na localização é algo vantajoso para várias empresas, já que proporciona:
Aumenta o número de clientes;
Mais credibilidade para a marca;
Direcionamento das estratégias para o público correto;
Ajuda a melhorar o engajamento;
Oferece informações sobre os clientes;
Aumenta a vantagem competitiva;
Boa segmentação.
Com essas e outras vantagens que contribuem para o crescimento do negócio, gerando mais oportunidades de venda, mais clientes e sucesso no mercado.
Para colocar a estratégia em prática é importante que os empreendedores utilizem o ambiente digital, devido aos recursos que oferece, além do custo menor nas campanhas de marketing local.
O jeito de utilizar essa técnica no seu negócio é:
Entender bem a sua persona (representação do cliente ideal);
Estabeleça os objetivos que você deseja alcançar;
Pesquisa e escolha as ferramentas que serão utilizadas;
Ofereça sempre um atendimento de qualidade.
Sendo assim, conhecer a importância do marketing local, as suas vantagens e como implementá-lo na sua marca, é o caminho para aumentar as vendas, conquistar novos clientes e ter muito sucesso no seu nicho de atuação.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.