ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

4 dicas para aprimorar suas estratégias de Desenvolvimento Web

20/9/2022 - Jundiaí - SP

O desenvolvimento web faz parte da rotina de muitas empresas e lojas que investem em seus produtos e serviços online.

 

Hoje em dia a internet é imprescindível para o sucesso do seu negócio, sobretudo a médio e longo prazo.

 

Assim, a importância do desenvolvimento web, área responsável pela criação e implementação de sites e aplicativos.

 

Quem realiza esses projetos digitais são os web developers, profissionais responsáveis não só pelo desenvolvimento dos sites, mas pela configuração dos bancos de dados e pela manutenção de páginas e servidores.

 

Vale lembrar que os processos associados ao desenvolvimento web atuam em parceria com as estratégias de marketing, como a otimização de sites e os anúncios no Google.

 

Neste artigo, conheça um pouco mais das funções desse profissional e saiba como aprimorar as estratégias de desenvolvimento do seu negócio.

 

O QUE FAZEM OS WEB DEVELOPERS?

 

De modo geral, o papel dos web developers é programar sites e aplicativos para empresas, utilizando diferentes conceitos, técnicas e ferramentas de desenvolvimento web.

 

O chamado desenvolvimento “front-end” se relaciona ao site visualizado e utilizado pelos usuários.

 

Então, o programador garante que a experiência seja a mesma, ou similar, de um navegador a outro.

 

Entre as principais linguagens do front-end estão a HTML, que define como serão exibidos os elementos, a CSS, que agrega estilo aos documentos web, e a Javascript, que permite a inclusão de elementos mais complexos.

 

Já o desenvolvimento “back-end” se refere às engrenagens, aos comandos necessários para implementar as criações do front-end.

 

Configurar o banco de dados é mais uma função do web developer, responsável pelos mecanismos que armazenam as informações coletadas previamente.

 

Sobre a manutenção, vale ressaltar as seguintes funções: atualizações na interface das páginas, correções de segurança no back-end e mudanças na lógica dos bancos de dados.

 

COMO APRIMORAR AS ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO WEB DO SEU NEGÓCIO?

 

Separamos 4 dicas para aprimorar suas estratégias de desenvolvimento web e aplicativos, que você confere a seguir.

 

ATENTE-SE AO ESPAÇO DE ARMAZENAMENTO

 

Ao pesquisar pela plataforma de hospedagem do seu site, atente-se para o espaço de banco de dados disponível, além do volume de banda e da estabilidade.

 

Pois o volume de arquivos pode dificultar o acesso de muitos usuários simultaneamente, prejudicando a experiência desses usuários no site ou aplicativo.

 

Existem provedores gratuitos, embora o espaço de armazenamento não seja dos maiores. Entre os provedores de hospedagem mais utilizados estão o Hostinger, o Locaweb, o Hostmídia e o Hostgator.

 

COMPRE O NOME DO SEU SITE

 

Adquirir um domínio significa registrar o nome do seu site, garantindo que o nome do provedor de hospedagem não apareça no seu endereço eletrônico, além de garantir o direito autoral sobre as páginas.

 

Ter o nome do provedor junto do nome do seu site não é um problema a princípio, mas pode conferir um aspecto amador ao seu negócio, daí a importância de registrar o domínio.

 

INVISTA NA PERSONALIZAÇÃO DO SITE

 

Há provedores que disponibilizam modelos elaborados de sites, com a possibilidade de edição e adaptação para as necessidades de cada negócio, mas não se esqueça: toda empresa precisa de uma identidade visual bem definida.

 

Ainda que os modelos prontos sejam mais práticos e econômicos, pode ser uma boa ideia contratar um profissional para aprimorar a identidade do seu site ou aplicativo.

 

SIGA AS ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DE SITES

 

Para que o site ou o aplicativo tenha mais chances de sucesso, é importante seguir cada uma das etapas de desenvolvimento, do planejamento ao posterior monitoramento.

 

Comece definindo os objetivos e selecionando as linguagens e tecnologias, depois aplique essas informações no desenvolvimento do front e back-end.

 

Lembre-se de testar cada uma dessas funcionalidades e de acompanhar as demandas dos usuários na fase de monitoramento.

 

Pronto, você já conhece algumas das principais funções dos programadores e sabe como aprimorar as estratégias de desenvolvimento web. Agora é só começar!

 

Dica Extra!

Muitos dos empregos relacionados ao desenvolvimento web, técnicas de SEO, agências de marketing digital, etc procuram por cargos home office.

 

O que é vantajoso para empresas e funcionários, uma dica para novos adeptos ao home office é procurar ambientes coworking para fazerem suas tarefas diárias.

 

Nestes locais existem preparações no ambiente que não existem em nossas residências, como projeto luminotécnico, colorimetria, distribuição do ambiente, etc.

Compartilhe no Whatsapp