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Thales Kroth de Souza

Autor: Thales Kroth de Souza

Um fenômeno chamado Neymar Jr.

14/9/2022 - Jundiaí - SP

A revelação de Santos possui muito prestígio social com grande legião de fãs e admiradores pelas redes sociais, relacionado frequentemente pela crítica e simbolizado como a cara da Seleção Brasileira quando fala-se do Brasil. Apesar de muitas características que o diferenciam, com difereciais como uma Libertadores pelo Santos (2011), umaChampions League pelo Barcelona (2014-2015) e um Mundial de Clubes (2015), além da Copa das Confederações (2013) e de Ouro nas Olimpíadas (2016), o capitão possui muitas conquistas individuais e coletivas traduzindo em um fenômeno por estilo, arte, além das quatro linhas de campos também.

Segundo maior artilheiro da seleção brasileira com 70 gols, ficou oito vezes no TOP 10 do prêmio Melhor Jorgador do Mundo pela FIFA, o terceiro brasileiro com mais participações em gols pela Opta Sports, prêmio Puskás (2011), um jogador com muitas virtudes, que realmente marca uma geração inteira pela sua atuação.

Quando foi transferido do Santos para o Barcelona, teve custo de € 88,2 milhões em 2013 e em sua apresentação, a recepção teve 56 mil torcedores no Camp Nou, em Barcelona; posteriormente foi transferido do Barcelona para o Paris Saint-Germain por € 222 milhões em 2017, sendo apresentado para cerca de 40 mil pessoas no Estádio Parc des Princes, em Paris.

Também tem o Instituto Neymar Jr. que é uma organização beneficente em Praia Grande-SP a qual atende cerca de 2.500 jovens e suas famílias por meio de atividades desportivas, arte, educação e assistência social. Criado em 2013, a organização é um sucesso na realização e construção do bem.

Em 2011 adquiria uma mansão no condomínio Jardim Acapulco, no Guarujá-SP, por R$ 4 Milhões; a remuneração era de cerca de R$3 milhões mensais. Naquele ano, diversas empresas tinham interesse em sua imagem, rotina etc. Nike, Red Bull, Panasonic, Tennys Pé, Guaraná Antárctica, Santander, Claro, Lupo, Unilever, Volkswagen, Heliar e Castrol negociaram termos e condições para fazer marketing e publicidade.

Em 2012, o faturamento foi de R$ 60 milhões, sendo o faturamento só de patrocinadores ser de € 36 milhões.

Em 2013, foi eleito o atleta de melhor marketing do mundo. A Loducca criou um negócio com as letas N, R e J especialmente pelo fortalecimento de seu nome ao público, com faturamento de € 20 milhões e o quinto mais bem pago.

Em 2014, faturou US$ 36 milhões ou cerca de R$ 125,56 milhões, entre os atletas mais bem pagos do mundo, já angariando o prestígio nos negócios, principalmente em contratos de divulgação e imagem.

Em 2015, mantém US$ 36 milhões ou cerca de RS$ 124 milhões com alguns patrocinadores sendo Nike, Beats by Dre, Red Bull, Panasonic e Unilever.

Em 2016, o faturamento chega a US$ 30 milhões ou cerca de R$ 102,7 milhões, considerado o jogador mais bem pago no ano por conta de sua performance em gols, conquistas e premiações.

Em 2017, o Embaixador da ONG Handicap International alcança o faturamento de US$ 37 milhões, sendo US$ 15 milhões em salários ou pagamentos e US$ 22 milhões em patrocínios, sendo o décimo sétimo atleta mais bem pago. Nesse ano, seu rosto estava na própria organização Handicap International e também na Nike, Gillete, Red Bull, Beats, Gaga Milano, Replay, Listerine, Hellar, NN Consultoria e Instituto Neymar Jr.

Em 2018, Neymar fatura US$ 90 milhões ou R$ 342 milhões, tornando-se o quinto daquele ano mais bem pago. Os recursos vinham principalmente da transferência ao PSG.

Em 2019, com salário e bônus estimado em US$ 75 milhões e patrocínio de US$ 30 milhões, totalizando US$ 105 milhões ou R$ 427 milhões, um aumento significativo de 16,66% em seu patrimônio.

Em 2020, após 15 anos, rescinde contrato com a Nike, anunciando depois com a Puma com a hashtag "The King is Back", pela lendária chuteira Puma King, também fatura US$ 95,5 milhões ou R$ 496,4 milhões, não ocupando o TOP 5, ainda assim com um fortalecimento em seu nome.

Em 2021, o terceiro colocado na lista recebe US$ 95 milhões ou R$ 504 milhões, envolvendo salários, bônus, contratos de publicidade, imagem, royalties, etc.

Em 2022, no corrente ano, entre premiações, salários e patrocínios, o craque acumulou US$ 95 milhões ou R$ 486 milhões, sendo US$ 70 milhões em salários do PSG e outros US$ 25 milhões faturados com publicidade.

Realmente, diante deste resumo financeiro é compreensível que o fenômeno Neymar Jr. seja um estudo de caso avaliativo para compreender como a imagem, publicidade, propaganda ao passo que seu futebol literalmente dribla condições e configurações em sua área de trabalho e fora dela.

Teve negócios em parceria com a empresa de marketing esportivo 9ine Sports & Entertainment de Ronaldo, que hoje agencia a Brahma Futebol e a Duracell, e o Fenômeno hoje é sócio do Cruzeiro e do Real Valladolid.

Tem participações no meio musical, especialmente na música sertaneja em "Ai Se Eu Te Pego" de Michel Teló, "Balada" e "Fazer Beber" de Gusttavo Lima, "Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha" de João Lucas & Marcelo, "País do Futebol" de MC Guimê e Emicida, etc.

Também lançou a "Les Aventures de Neymar Jr." que é uma revista em quadrinhos com grande sucesso em 2015 e 2018, principalmente no último ano com o selo de quadrinhos digitais na "Neymar Jr. Comics" com histórias do jogador Júnior. Em 2019, com a Editora Mythos, lança a versão impressa no evento da Comic Con Experience.

Dos suas grandes críticas, as polêmicas extracampo são as que mais são relativa a festas. Exemplos são em outubro de 2010 no Santos, em março de 2016 em Santa Catarina, em dezembro de 2020 em Mangatiratiba-RJ, outras em 2021; ou brigas como com Marcel em 2011 no Santos, em setembro de 2017 com Edinson Cavani; o Neymargate, que se sabe ser hoje de € 88,4 milhões e não por € 57,1 milhões ou cerca de R$ 182 milhões a transferência do Santos para o Barcelona; da acusão da modelo Najila Trindade em junho de 2019 para o arquivamento pelo MP-SP em agosto do mesmo ano por falta de provas, a repercussão aumento sua imagem, todavia a consequência prejudica contratos; em maio de 2021 a acusação de assédio sexual por um funcionária da Nike, com o caso sendo arquivado; e em abril de 2019 no Stade de France com Nelson, sendo a denúncia arquivada e Neymar recebido uma advertência da justiça francesa mais três jogos de suspensão da Ligue 1 2019/2020.

Seus resultados na carreira são supreendentes. Não só os 553 jogos e 342 gols e 176 assistências; 36 títulos. Muito mais que ser um símbolo para uma campanha futebolística e ser pivô de jornais e da mídia, Neymar possui uma responsabilidade quando prepara-se para uma Copa do Mundo, mas também é uma pessoa que pode ser medida pelo seu sucesso com o público e sucesso financeiro. São novas partes de um todo que confirma-se ser parte do aprendizado.

Seus negócios são olhares para onde consegue direcionar a mídia. Cerca de 178 milhões de seguidores no Instagram, cerca de 76,8 milhões no Facebook, cerca de 6,4 milhões no TikTok, cerca de 57,9 milhões no Twitter. Realmente, um fenômeno virtual.

A gestão de uma carreira não é só o olhar financeiro, social, virtual e de posicionamento separadamente, é o conjunto da obra. Ser Neymar é muito complicado e requer muita deliberação para cada tomada de decisão. Talvez seja fácil para quem está do outro lado, todavia tomar esse empatia e entender toda a situação possibilitada alguma coisa: como tudo começou? E se o leitor ou a leitora voltar às raízes desse atleta verá um início humilde com muitos sonhos. O problema é que não deve ver apenas um ponto em toda a curva, o fim com mansões, carros, festas, gols, conquistas, aborrecimentos, participações e ações sociais também estão nessa conta.

Então, como fazer uma gestão que tenha um equilíbrio para contornar controvérsias e polêmicas e manter o equilíbrio do sucesso? Não há segredo, não é um remédio. Não está no dicionário, nem na tabela periódica. Pouco encontra-se também no tio Google. Os jogadores novos que inspiram-se em um atleta conhecido nacional e internacionalmente precisa focar na educação (formação), trabalho (experiência), soft skills (ferramentas, comunicação, habilidades interpessoais, posicionamentos) e a gestão de sua vida.

É muito legal ter um motorista, mas seja o CEO da sua vida. Tenha liberdade para fazer o que deseja, mas pense nas consequências, pense no legado. Inspirar pessoas é muito fácil, motivar os outros é mais ainda, principalmente se as ações e palavras são de ícones que são considerados "errádicos" e que possuem tolerância midiática. Seja comum, seja popular, mas seja você mesmo. Não tenha medo do risco, da conquista ou da derrota.

Talvez o ego queira falar mais alto. Sempre que ele querer falar mais alto, volte ao passado e veja como tudo começou. Valorize cada centavo conquistado. Outros no mesmo lugar poderiam fazer diferente. Promova questões que muitos precisam e cometa falhas que poucos o vão entender, pronto! Você terá as definições de coragem e sucesso.

Sim, realmente, Neymar Jr. é um fenômeno.

Envie para ksthales@gmail.com dúvidas, informações, sugestões e comentários.

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