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Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Marketing Financeiro: como atuar neste segmento

14/9/2022 - Jundiaí - SP

O marketing financeiro é muito importante para qualquer empresa, isso porque as ações de marketing são direcionadas para aspectos como aumentar o número de vendas, desenvolver a imagem institucional e fortalecer a marca. 

 

No entanto, para pensar em ações de marketing eficientes, também é preciso considerar outros aspectos correlatos.

 

Desse modo, além de entender os objetivos e público, é necessário estabelecer o orçamento direcionado para cada uma das atividades. Por isso, é importante saber quanto de dinheiro a empresa possui para cada ação que pode ser feita.

 

Isso demonstra o quanto as áreas se relacionam. Afinal, até mesmo escritórios financeiros e contábeis precisam de uma boa divulgação para alcançar clientes - e o orçamento para as campanhas também é determinado pelo setor.

 

A área financeira realmente é uma ponta que pode afetar as decisões que são tomadas dentro da empresa. 

 

Pensando nisso, a equipe gestora precisa ter conhecimento das ações e pensar em formas de administrar bem o dinheiro, de modo que nenhum setor fique desprovido, inclusive o de marketing.

 

Neste artigo, falaremos sobre o marketing financeiro e o processo de gestão. Acompanhe mais detalhes a seguir! 

Os benefícios do marketing financeiro na gestão 

Quando falamos sobre o processo de gestão financeira é importante entender alguns dos benefícios dessa ação. 

 

Para começar, vale a pena ressaltarmos que a gestão financeira atua na capacidade de integração dos setores, a fim de fazer com que todos na empresa trabalhem em prol de um objetivo comum e mantendo o plano contábil em ordem.

 

Inclusive, uma boa gestão tem o poder de reduzir os índices de erros. 

 

Não importa qual seja sua área de atuação, seja na venda de imóveis até a portaria remota, é necessário ter uma ampla atuação estratégica de marketing para mensurar os resultados, bem como alcançar os objetivos propostos. 

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Assim, o marketing financeiro é capaz de integrar os setores e agregar benefícios como:

 

 

A gestão financeira, assim como as atividades ligadas ao marketing nesta área, podem ser bastante amplas, envolvendo a contratação de profissionais para atuar em diferentes setores, e até mesmo aderir o uso de softwares que favorecem o processo. 

 

Por exemplo, remanejar as atividades que são feitas de forma manual ao Business Process Outsourcing (BPO), que é uma ação de terceirizar processos. 

 

Quando ocorre a terceirização deste serviço, podemos destacar o gerenciamento de contas, emissão de relatórios e notas fiscais, processo de gestão de documentos e arquivos, agendamentos, dentre outros.

 

Essa é uma forma de fazer com que as funções que são relacionadas à área financeira sejam feitas por pessoas qualificadas, que atuam no ramo, e sejam otimizadas por ferramentas dedicadas. 

 

Dessa forma, as estratégias de marketing podem ser realizadas de forma mais direcionada e alinhadas aos objetivos, para que ocorra um aumento da produtividade. 

Pontos na gestão do marketing financeiro que devem ser levados em consideração

É muito importante considerar alguns pontos quando falamos da gestão financeira e do marketing financeiro. 

 

Quando vamos pensar em alguma estratégia de marketing dentro de uma empresa financiadora de carros, por exemplo, é essencial entender qual é o orçamento que a empresa dispõe para essa atividade. 

 

É sempre crucial que a empresa selecione um planejamento financeiro que envolva as atividades de marketing, levando em conta a presença de uma equipe qualificada, a realização de anúncios pagos, o investimento em comerciais, dentre outros. 

 

É por isso que entendemos que a otimização de recursos da empresa se torna essencial, pois isso ajuda a garantir que a empresa tenha bons resultados dentro das campanhas de marketing. 

 

Isso é possível por meio da integração entre os setores de marketing, assim como da área financeira. Quando esses setores atuam de forma justa e integrada, a empresa consegue fortalecer a marca. 

 

Os setores precisam atuar de forma integrada para sobreviver, por isso, é impossível pensar em marketing sem pensar em formas de pagamento, assim como no equilíbrio financeiro da empresa. 

 

Dessa forma, a integração é o melhor caminho e não a falta de investimento nesses setores, levando em conta que o marketing ajuda a garantir o aumento do lucro, assim como do faturamento. 

 

Infelizmente, os profissionais da área financeira buscam reduzir os gastos e muitas vezes isso afeta a equipe de comunicação e marketing. 

 

Por isso, o essencial é que exista uma conexão entre os setores, assim como um planejamento do que pode ser feito em prol do crescimento empresarial. 

 

Ações para garantir a boa gestão financeira 

A partir do entendimento da importância do setor responsável pela gestão financeira, assim como de fazer investimentos na área do marketing, vamos apresentar algumas ações que podem ser feitas. 

 

Essas ações têm como objetivo garantir o bom gerenciamento e obter maior qualidade financeira para uma empresa de proteção radiológica ou de qualquer outra área de atuação. Confira a seguir! 

  1. Defina as metas

O primeiro passo é definir as metas, pois isso é uma forma efetiva de pensar na gestão de estratégias e motivar a equipe. 

 

Somente as metas conseguem guiar cada funcionário e trazer objetivos para as ações que devem ser feitas, de modo a obter o sucesso de uma atividade. 

 

Com metas definidas a empresa passa a reduzir seus custos, assim como ter uma previsão de todos os gastos. Com isso, a empresa consegue direcionar seus investimentos para o marketing, por meio da definição de metas que estejam dentro da realidade da empresa. 

  1. Pense nos objetivos na área do marketing

Investir em marketing deve ser um dos objetivos da empresa, até pelo reconhecimento da necessidade de se investir no segmento para que a empresa tenha o aumento do número de vendas da empresa, desenvolvimento da imagem institucional e fortalecimento da marca. 

 

O marketing também é importante para fazer com que a imagem de uma marca seja presente e atuante. Uma empresa de alarmes monitorado pode ter o objetivo de ampliar a área de atuação e o marketing deve ser utilizado para que isso aconteça. 

  1. Entenda os valores que podem ser investidos

A área do marketing envolve o pagamento e investimento em determinados valores para que cada ação aconteça. 

 

Existem algumas formas de fazer com que uma ação ocorra, como é o caso de realizar cotações online, ter margem de segurança, lidar com aspectos ligados à disponibilidade financeira que a empresa e os setores têm. 

 

Dessa forma, é essencial ter objetivos claros, que realizam um mapeamento do que é o público-alvo, assim como as estratégias de marketing que podem ser feitas, de modo a otimizar os recursos e administrar a realização de cada uma. 

 

Isso envolve também fazer a previsão de quais gastos devem ser realizados, assim como delimitar bem as ações que serão feitas, para que a empresa tenha efetividade. 

  1. Segmente as ações 

Dentro da área do marketing, assim como na parte financeira, é essencial ter o conhecimento sobre a segmentação de ações. 

 

Mais do que atingir um grande número de pessoas e clientes, ou até mesmo pensar em ações generalistas, o ideal é desenvolver personas, assim como estudar qual é o público-alvo e as necessidades de cada um, de modo a atender as condições. 

 

É importante pensar também em ações que sejam personalizadas e feitas de forma direcionada para as pessoas. 

  1. Conheça os setores 

O conhecimento direcionado aos setores dentro da empresa também é essencial. O marketing digital é cada vez mais essencial dentro das empresas e por isso, os profissionais ligados ao marketing devem conhecer de forma detalhada onde vão trabalhar. 

 

Isso é essencial para que estratégias sejam estabelecidas e consigam dialogar com a empresa e com o seu público. Isso faz com que os gastos sejam mais direcionados e que os resultados tenham efetividade. 

  1. Entenda as ações de redes sociais

As empresas, por conta do desenvolvimento digital, precisam se envolver virtualmente. Não dá mais para pensar estratégias sem lidar com a presença nas redes sociais. 

 

Dessa forma, é importante pensar em técnicas que agreguem o aumento do número de seguidores nas redes sociais, curtidas e compartilhamentos do conteúdo.

 

Isso envolve também o posicionamento dos anúncios, assim como o investimento em links patrocinados. 

 

O ideal é que a empresa pense em formas de aumentar sua presença no ambiente digital e isso é possível por meio da delimitação das estratégias de marketing. 

 

Dessa forma, sua empresa garante uma boa administração financeira, assim como destina verbas e parte do orçamento para as estratégias de marketing. 

 

Ao administrar o marketing financeiro o seu negócio terá um crescimento exponencial e cada vez mais converterá seu cliente, e assim você conquistará uma boa posição no mercado. 


Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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