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Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Marketing de Conteúdo: como pode auxiliar o seu negócio

14/9/2022 - Jundiaí - SP

O marketing digital já deixou de ser uma novidade no mercado e se tornou um investimento essencial nas empresas. Para ter relevância no mercado é necessário visibilidade e com o Marketing de Conteúdo o seu negócio pode se tornar uma referência no setor.

 

Com a necessidade de ter uma presença na internet, as empresas precisam de estratégias para ganhar a atenção dos clientes e ainda se destacar diante dos concorrentes que já têm espaço no online.

 

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas e recomendadas por especialistas. 

 

Sendo assim, conhecer o conceito de marketing de conteúdo, a sua importância, vantagens e outras informações importantes são maneiras das empresas se prepararem para fazer um excelente uso dessa estratégia e ter resultados positivos.

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é um dos pilares do inbound marketing e consiste em um conjunto de estratégias focadas no público-alvo.

 

O principal objetivo é atrair as pessoas por meio da criação de conteúdo relevante que pode ser: textos, posts em blogs e redes sociais, vídeos, e-books, entre outros formatos.

 

Esse método de marketing não é focado em fazer promoção direta de uma marca, mas consegue atrair o público-alvo propondo soluções para os seus problemas.

 

A estratégia tem como base a produção de conteúdo que educa, atrai e converte o público-alvo em clientes e pode ajudar a empresa de pabx em nuvem a construir sua audiência. 

 

Dessa forma, tornou- se uma empresa referência no mercado e no segmento, atraindo mais clientes e consequentemente realizando mais vendas.

 

O grande foco desta estratégia é entregar o que o seu cliente realmente precisa, seja resolver um problema, uma dúvida ou oferecer um conteúdo que eduque e ajude o público. 

 

Desta maneira, a sua empresa pode se tornar relevante para as pessoas, se tornando um possível cliente e até ter chances de fidelização.

Para que serve o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo serve para guiar seu lead (potencial cliente) até o momento da compra. 

 

Por meio das estratégias de inbound marketing a marca pode se comunicar de modo personalizado com o público-alvo conforme cada estágio do funil de vendas, além de poder utilizar landing pages para oferecer materiais ricos.

 

Entretanto, a estratégia não se resume apenas a isso, ou seja, possibilita que o seu negócio tenha mais visibilidade na internet e a partir disso, conquistar um público mais qualificado.

 

Os profissionais de marketing podem aumentar a interação por meio da produção de conteúdos interativos que permite medir o nível de interação e o desejo do seu público-alvo e a partir disso, melhorar as estratégias de marketing do negócio.

 

As técnicas de marketing de conteúdo podem ser utilizadas para ajudar a nutrir os leads, reduzir o CAC (Custo de Aquisição de Clientes), além de ajudar a ganhar mais autoridade e melhorar a comunicação da sua empresa.

 

Um ponto interessante é a possibilidade de oferecer excelentes experiências para os clientes com os produtos e serviços que a marca possui.

Vantagens do marketing de conteúdo

Vale a pena investir nas estratégias de marketing? Quais são os benefícios?

 

Conhecer algumas vantagens pode ser uma maneira de decidir se realmente vale a pena investir em marketing de conteúdo para o seu negócio de locação de impressoras.

 

Os principais ganhos com os investimentos nas estratégias de marketing de conteúdo são:

 

 

Estes e outros benefícios podem ser aproveitados ao realizar investimentos em marketing de conteúdo.

Como colocar o marketing de conteúdo em prática no seu negócio?

Ao entender melhor o conceito do marketing de conteúdo, para que ele serve e os seus benefícios, é importante conhecer algumas dicas de como colocá-lo em prática para conquistar excelentes resultados no seu empreendimento de cursos profissionalizantes.

 

O primeiro passo é pensar no planejamento, pois, sem organização é impossível obter resultados com as estratégias. É muito importante ter objetivos e metas bem definidas.

 

Outro ponto essencial é saber qual será o seu nicho de atuação, o produto ou serviço que será vendido, para quem, o que você deseja falar e principalmente de que maneira você quer posicionar a sua marca no mercado.

 

Estes são fatores fundamentais para o sucesso dos negócios no mercado.

 

Ao fazer essa análise, você terá mais clareza a respeito do direcionamento das estratégias de marketing de conteúdo, deixando-as diretamente relacionadas aos seus objetivos e metas.

 

A primeira opção que os empreendedores têm e podem colocar em prática é criar um blog para publicação de conteúdos. Você também pode criar um site otimizado para SEO e perfis/páginas nas redes sociais.

 

Após definir os canais de comunicação, é necessário iniciar a produção de conteúdo relevante e o mais importante, manter uma frequência de postagem. 

Um detalhe fundamental é que não basta produzir conteúdos de qualidade, eles precisam ser úteis para o público-alvo para gerarem resultados.

 

Ter um calendário editorial para organizar as postagens é algo que pode ajudar a equipe a manter a periodicidade nas postagens. Programar o conteúdo de cada canal e o modo como será divulgado é um jeito de facilitar o processo das publicações.

Etapas das estratégias de marketing de conteúdo

O principal objetivo das estratégias de marketing de conteúdo é levantar e documentar todos os pontos importantes antes de executar a parte prática.

 

As estratégias são divididas em:

Planejamento

A primeira etapa consiste no planejamento, ou seja, os profissionais podem listar e definir os colaboradores que serão responsáveis pelas tarefas relacionadas às estratégias e o que será feito para colocá-las em prática.

Elaboração da persona

Com a definição da persona o processo de criação dos conteúdos se torna mais simples, ou seja, o processo de elaborar os materiais passa a fazer mais sentido, uma vez que a equipe sabe para quem irá direcioná-los.

Produção de conteúdo

Os conteúdos podem ter diferentes formatos, algo interessante que possibilita a marca de envelope personalizados abusar da criatividade para se diferenciar dos concorrentes.

 

Desde que sejam pertinentes para o público, os conteúdos podem ter o formato de: e-book, vídeo, post em blog ou rede social, e-mail, entre outros.

Distribuição

Depois do processo de produção dos conteúdos, é necessário pensar nas ações de distribuição, ou seja, promovê-las nos canais de comunicação nos quais a persona se encontra, como listas de e-mail e redes sociais.

Mensuração de resultados

Para ter certeza de que as ações estão dando certo, é necessário analisar os resultados relacionados às interações sociais, ao tráfego, SEO, networking, entre outros.

A metodologia de Inbound Marketing

O Inbound Marketing é atualmente uma das principais estratégias de marketing digital da atualidade. Entender os principais benefícios do inbound é um jeito de agregar um diferencial nas estratégias de marketing de conteúdo.

 

Antes de destacar os benefícios e a importância do marketing de conteúdo, é essencial entender mais a metodologia.

 

O inbound marketing é uma estratégia que visa captar o interesse das pessoas de modo não invasivo ou interruptivo.

 

Diferente das propagandas de marketing tradicionais que são agressivas e simplesmente jogam os anúncios para as pessoas quando elas ainda não estão preparadas, o objetivo do inbound é atrair o público com sutileza.

 

Você consegue com que os consumidores procurem voluntariamente a sua empresa no tempo deles, além de conquistar a permissão para passar as mensagens. Por este motivo, o inbound marketing é popularmente conhecido como marketing de atração.

 

Isso tudo pode ser conquistado por meio de quatro pilares:

Atração

Com os conteúdos de qualidade, o inbound pode ajudar a empresa a atrair novos visitantes interessados nos produtos e serviços.

Conversão

Aqui o foco é transformar esses visitantes em leads, aproximando-os mais do seu negócio e assim aumentar as chances de realizar boas vendas.

Venda

Quando o lead está interessado pela marca, ou seja, nos produtos e serviços que ela oferece, este é o momento de aproveitar para mostrar que você tem a melhor solução e assim fechar a venda.

Encantamento

O relacionamento entre o cliente e a empresa não termina com a compra. O método de inbound marketing visa a construção de um relacionamento duradouro, onde a empresa visa oferecer todo o suporte necessário para o consumidor.

 

Outro ponto interessante é a oferta de conteúdos riquíssimos que ajudam a encantá-los, algo que ajuda nos processos de fidelização.

 

As estratégias de marketing de conteúdo geram resultados a longo prazo, algo que tem interessado diversas empresas de várias áreas tem investido, pois sabem que além de atrair novos clientes, as estratégias quando bem executadas geram mais confiança e destaque da marca diante dos consumidores, proporcionando ótimos ganhos.


Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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