ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Como funciona aposentadoria INSS data de pagamento?

20/8/2022 - Jundiaí - SP

Veja as datas de acordo com o número final do cartão de benefício, sem o dígito de controle: calendário do INSS em 2022. Os pagamentos seguem a ordem do número final no cartão de benefício, excluindo o dígito de cheque (o número após o traço), e os beneficiários que ganham até o salário mínimo são pagos antes daqueles que ganham acima desse valor.

Os valores são calculados no mês da competição e pagos no mês seguinte. Entretanto, no novo cronograma para pensionistas que entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2022, o primeiro pagamento começará em janeiro.

Aqueles que já receberam o pagamento em outras datas que não o calendário do INSS continuarão a recebê-lo na mesma data.

Aposentadoria INSS agendamento como fazer?

A plataforma Meu INSS foi criada pela Previdência Social para facilitar a vida do grande número de segurados do INSS.

A plataforma tem sido fundamental para agilizar os serviços nos órgãos físicos, acessar declarações, solicitar benefícios, entre outros serviços podem ser feitos através do Meu INSS.

Isto é bom e protege os beneficiários que não precisam viajar e esperar horas em uma fila para saber sobre aposentadoria INSS.

O serviço é completamente gratuito e pode ser acessado através do aplicativo ou do site. Ou através do telefone 135 que funciona das 7:00 hs às 22:00 hs, horário de Brasília.

INSS aposentadoria acompanhar pela internet

O primeiro passo para consultar sua aposentadoria INSS é fazer o login no site. No caso é o site do INSS, em seguida, clique em "Consultar o status de seu benefício", que está localizado na guia "Serviços". Em seguida, clique no botão amarelo que diz "Siga o pedido".

Isto abrirá uma tela de login. Você pode acompanhar a consulta sem se registrar na plataforma (basta digitar seu nome, CPF e data de nascimento), ou criar um registro para acessar esta e outras funcionalidades da plataforma INSS.

Aposentadoria INSS à partir de que idade?

No caso de aposentadoria por idade, o segurado deve ter pago pelo menos 180 contribuições. Além disso, em 2022 será exigida uma idade mínima de 65 anos para os homens e 61 e 6 meses para as mulheres - em 2023, a idade mínima será de 62 anos para as mulheres. Existem também outros tipos de aposentadoria por incapacidade, aposentadoria rural e outros. Mas para você saber melhor acessa o portal, meu INSS o telefone 135. Ou para você saber melhor consulte um advogado especializado, que fará todos os trâmites e vai te deixar informado sobre tudo.

INSS agendamento aposentadoria por idade

A pessoa com a idade requerida e o período de contribuição necessário para requerer o benefício. Trabalho, Emprego e Previdência Social.

Tem a exigência mínima de 180 contribuições;

Tem 15 anos de tempo de contribuição;

Você tem pelo menos 65 anos se for homem, ou 61 anos e 6 meses se for mulher. A partir do segundo semestre de 2019, toda a programação começou a ser feita online, através do site Meu INSS.

Com a programação online do INSS, você pode evitar ter que reservar meio dia só para conseguir uma consulta na agência.

 

 

Compartilhe no Whatsapp