ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Quem tem direito a aposentadoria INSS?

20/8/2022 - Jundiaí - SP

Os homens precisam de 65 anos de idade, enquanto as mulheres precisam de 60 anos para se aposentar. Além disso, é necessário um período de espera de 180 meses.

A idade mínima é reduzida em cinco anos para os trabalhadores rurais de ambos os sexos e para aqueles que exercem suas atividades com base na economia individual ou familiar, incluindo pequenos produtores rurais, pescadores artesanais, extrativistas e povos indígenas, entre outros.

Qual é a regra atual para aposentadoria?

É necessário para a mulher se aposentar e ter 61 anos de idade e 6 meses,já para os homens são 65 anos de idade e é necessário além da idade mínima.Ter contribuído para a Previdência, que seria 15 anos para mulheres e 20 anos para homens que chegaram após a reforma.     

Quantos anos de contribuição para aposentar?

Para os homens, os requisitos são ter 53 anos, 30 anos de contribuição ao RGPS + tempo adicional. Para as mulheres, as exigências são ter 48 anos, 25 anos de contribuição + tempo adicional. O contribuinte deve cumprir 180 meses de carência. Essa lei da aposentadoria por tempo de contribuição é para aqueles que contribuíram para o INSS antes da Reforma.

Quem tem direito a se aposentar por idade?

A pessoa nascida no Brasil pode se vincular ao (RGPS) e ter direito a receber os benefícios da Previdência Social, dirigido pelo INSS. Basta contribuir regiamente e observar algumas regras.

Antes da reforma, homem 65 anos e mulher 60 anos. A aposentadoria por idade é um amparo oferecido aos colaboradores da Previdência Social, devida a todos que se encaixam nas seguintes regras:

Contribuir por pelo menos 15 anos, ao (Instituto Nacional da Seguridade Social) para mulheres, e de 20 anos para homens

Idade mínima de 65 anos para os homens, e de 62 anos para as mulheres.

Como a aposentadoria por tempo de serviço foi eliminada na Reforma da Previdência de 2019, a aposentadoria por idade se tornou essencial forma de conseguir o benefício do INSS na terceira idade para novos contribuintes.

Quem nunca contribuiu pode se aposentar por idade?

Como regra geral, não é possível se aposentar sem ter pago contribuições ao INSS. Entretanto, há situações em que você pode receber um benefício da aposentadoria INSS, mesmo que não tenha pago contribuições. O INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) só concede benefícios de aposentadoria àqueles que pagaram contribuições à previdência social. Entretanto, em algumas situações é possível obter o benefício.

Você nunca pagou contribuições ao INSS e quer se aposentar. Existe a possibilidade de pessoas que nunca pagaram contribuições ao INSS receberem o Benefício de Benefício Contínuo (BPC), que é um programa social governamental que lhe dá direito a receber 1 salário mínimo mensal; entretanto, você não terá direito ao 13º salário. O BPC é destinado a pessoas com mais de 65 anos de idade. 

Pessoas com mais de 65 anos de idade que nunca pagaram contribuições ao INSS podem solicitar o BPC, para o qual é necessário seguir a seguinte regra:

 

Compartilhe no Whatsapp