ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Qual a idade mínima para aposentadoria por tempo de contribuição?

20/8/2022 - Jundiaí - SP

Para ter direito à aposentadoria por tempo de contribuição, você deve ter contribuído por um mínimo de 30 anos (mulheres) ou 35 anos (homens).

Homens: 35 ano de contribuição

Mulheres: 30 anos de contribuição;

57 anos e 6 meses em 2022;

A idade limite é de 62 anos de idade, e também será em 2031 a idade mínima para mulheres.

Como se aposentar com tempo de contribuição?

Existem vários tipos de planos de previdência e cada um deles tem uma configuração diferente. Diferentes variáveis, como idade de elegibilidade, irão alterar a quantidade de tempo que você precisa para contribuir.

Portanto, você precisa estar ciente do que cada tipo envolve e o que muda de um para outro. Em todos os casos você precisa ter um tempo mínimo de contribuição.

São eles:

Aposentadoria por Pontos (antes e depois da Reforma);

Aposentadoria Proporcional.

A carência mínima para a concessão do benefício é de 180 meses de contribuição.

Quem já tem 25 anos de contribuição pode se aposentar?

A única forma de se ter uma aposentadoria nessas condições. Contribuídos por 25 anos para a previdência, é ser uma mulher e ter, no mínimo, 48 anos de idade. Essa é a chamada aposentadoria proporcional.

Os homens terão aposentadoria proporcional se ela for pedida quando completar 53 anos. E se no mercado de trabalho, tiver ativo por ao menos 30 anos

No entanto,existem outros requerimentos para ter esse benefício.

Como se aposentar aos 53 anos de idade?

Ao contrário da aposentadoria completa, a aposentadoria proporcional requer uma idade mínima de 48 anos (mulheres) e 53 anos (homens), e requer pelo menos 25 anos (mulheres) ou 30 anos (homens) de tempo de contribuição, mais tempo adicional, conhecido como pedágio.

30 anos contribuindo para o INSS, o aposentado terá direito a uma pensão. O financiamento é de 40% - o que equivale a quatro anos restantes no trabalho

Carência de 180 meses.

Quem pode se aposentar pela lei antiga?

Você pode contar com as antigas regras da reforma previdenciária de 2019. Isso se chama direito adquirido

Os benefícios de aposentadoria não são comutáveis, o que significa que, se a lei mudar enquanto você estiver recebendo sua pensão, você receberá o cheque mensal com base nas regras atualmente em vigor ou nas regras que entrarem em vigor.

Antiga regra de aposentadoria do INSS

Contanto que você tenha cumprido a exigência legal de trabalhar por 15 anos, você pode se aposentar. Isso é verdade mesmo se você mora em uma área rural, com 60 anos de idade, desde que o homem tenha 15 anos de contribuição comprovado.

De acordo com o INSS, os pedidos das pessoas que podem se aposentar sob as regras antigas e novas, o próprio sistema indicará qual benefício é melhor.

Portanto, um trabalhador que preencha os requisitos até a data da reforma (12 de novembro) terá acesso garantido aos antigos requisitos, mesmo que o pedido de aposentadoria seja agendado após a entrada em vigor da reforma. 

A reforma da previdência social marca o fim da regra 86/96, que prevê a aposentadoria completa do trabalhador que, somando idade e tempo de contribuição, pode chegar a 86 pontos, no caso das mulheres, ou 96 pontos, no caso dos homens. 

 

Compartilhe no Whatsapp