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Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Cronograma de postagem para as redes sociais: como criar

18/7/2022 - Jundiaí - SP

Ter um bom planejamento na hora de cuidar das redes sociais é essencial para que haja que se faça um gerenciamento adequado e obtenha bons retornos. Para que seja possível explorar todo o potencial dos canais da internet, é necessário ter um plano de ação e uma visão panorâmica de tudo que envolve esses canais. Tudo isso somente pode ser alcançado a partir do cronograma de postagens para as redes sociais. Este cronograma fará a diferença na hora de aumentar a interação e melhorar os números das redes sociais que você utiliza para divulgar os seus produtos ou serviços.

 

Utilizar as ferramentas digitais de forma aleatória e sem contar com um cronograma de postagem para as redes sociais é capaz de prejudicar bastante o desempenho do seu negócio, trazendo uma série de problemas para o seu perfil e influenciando negativamente as vendas. Nesse sentido, o cronograma de postagem para as redes sociais pode ajudar em todas as suas ações, bem como no planejamento, organização e otimização do tempo. Sendo assim, podemos dizer que se trata de algo indispensável para o bom andamento dos negócios. A seguir, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a criar o seu próprio cronograma, portanto, para ficar por dentro de tudo que reunimos sobre este tema, recomendamos continuar a leitura e saber mais.

Por que devo criar um cronograma de postagem para as redes sociais?

Sem um cronograma de postagem para as redes sociais e planos para as publicações, você pode levar mais tempo para pesquisar as referências e ter novas ideias. Além disso, para que suas postagens sejam de alta qualidade e estrategicamente conectadas com o público que pretende alcançar, você precisa planejar suas postagens com semanas ou até mesmo meses de antecedência. Há sempre muito planejamento por trás das melhores campanhas de marketing digital. O resultado disso você pode conferir na prática, graças a todo o faturamento que as pessoas conseguem. 

 

Além disso, se você aparece em vários canais digitais, é ainda mais importante ter um ponto de encontro entre eles. Não importa quem seja seu público, a verdade é que eles gostam de você e são previsíveis. Não, não estamos falando da previsibilidade da produção de conteúdo, mas sim do dia e hora de seu lançamento. É como assistir a uma série: se você acompanha as estreias de cada episódio, precisa saber em que dia e horário eles serão lançados. Além disso, você pode organizar seu perfil do Instagram, por exemplo, dividindo as datas por tópicos específicos. Logo, quando o seu público sabe exatamente quando você irá postar, isso fará com que eles aguardem pela sua publicação e corram para ela assim que disponibilizada.

Vantagens do cronograma de postagem para as redes sociais

agendar postagens para instagram

Abaixo, você pode conferir algumas das principais vantagens de ter um cronograma de postagem para as redes sociais:

 

Mais consistência e frequência: Você sabe exatamente quando e o que postar, de modo que a produção e dos conteúdos se mantenha constante ao longo do tempo;

Melhora a organização: através de um cronograma de postagem para as redes sociais, você pode organizar todos os conteúdos pelo tema, bem como planejar o melhor dia para fazer a sua postagem;

Tempo livre: você terá uma otimização no seu tempo de trabalho, fazendo com que ganhe bastante tempo livre. Nesse caso, você não precisa gastar horas e horas planejando os conteúdos, tendo ideias ou executando as funções. Tudo isso ocorre de maneira simples e planejada;

Antecedência: tendo em vista que a ideia foi pensada com bastante antecedência, tanto você quanto as pessoas que fazem parte do seu time podem executá-la com muito mais facilidade.

Como criar o cronograma de postagem para as redes sociais

Agora que você já conhece a importância de ter um cronograma de postagem para as redes sociais, é interessante descobrir como criar o seu. A seguir, você confere o passo a passo:

Faça uma análise dos conteúdos que tiveram melhor performance 

Antes de mais nada, você deve realizar uma análise dos conteúdos que tiveram melhor performance. Essa análise é de suma importância para definir a estratégia que será utilizada no seu cronograma. Existem algumas ferramentas que podem ajudar a analisar conteúdos, como é o caso do Facebook Insights. Verifique quais dos postes obtiveram mais comentários, compartilhamentos, salvamentos, engajamento. Com isso, você pode entender o que o seu público deseja ver.

Escolha o horário e a frequência dos posts

Outro ponto que merece ser destacado é a definição da frequência e do horário em que serão feitos os pontos. Nesse caso, você deve considerar quais são as preferências, hábitos e gostos do público que acompanha as suas redes sociais. Além do mais, cada rede social possui suas próprias características, o que pode influenciar nos resultados. Por fim, lembre-se que quanto mais posts você fizer ao dia, melhor será o seu resultado e desempenho. 

Determine quais serão os temas das postagens 

Os posts para redes sociais devem ter um tema. Essa é uma das partes fundamentais para as pessoas que trabalham com marketing de conteúdo. Sem definir o tema, você não sabe para onde terá que ir. Nas redes sociais, você deve ter em mente que os conteúdos devem ter quatro características importantes: ser um conteúdo educativo, entreter o público, inspirar e fazer com que eles comprem aquilo que se está vendendo. Conteúdos relacionados a venda não podem ser mais de 20% de todos os conteúdos que são postados na sua rede. Nesse caso, você deve investir em conteúdo educativo, pois ele agrega valor a página e a vida do cliente.

Utilize ferramentas que podem ajudar a organizar os conteúdos

Existem diversos tipos de ferramentas que podem ajudar não só na organização dos conteúdos, mas também em todas as suas atividades nas redes, como a criação de artes para redes sociais, agendamento de publicação, guardar arquivos de música, vídeos e mais. Algumas das melhores ferramentas presentes na internet são o Excel e o Canva. O melhor disso tudo é que elas podem ser encontradas gratuitamente. Contudo, para desbloquear algumas funções extras, você precisa pagar uma pequena taxa.

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