Autor: Alvaro Lordelo
Ter um bom planejamento na hora de cuidar das redes sociais é essencial para que haja que se faça um gerenciamento adequado e obtenha bons retornos. Para que seja possível explorar todo o potencial dos canais da internet, é necessário ter um plano de ação e uma visão panorâmica de tudo que envolve esses canais. Tudo isso somente pode ser alcançado a partir do cronograma de postagens para as redes sociais. Este cronograma fará a diferença na hora de aumentar a interação e melhorar os números das redes sociais que você utiliza para divulgar os seus produtos ou serviços.
Utilizar as ferramentas digitais de forma aleatória e sem contar com um cronograma de postagem para as redes sociais é capaz de prejudicar bastante o desempenho do seu negócio, trazendo uma série de problemas para o seu perfil e influenciando negativamente as vendas. Nesse sentido, o cronograma de postagem para as redes sociais pode ajudar em todas as suas ações, bem como no planejamento, organização e otimização do tempo. Sendo assim, podemos dizer que se trata de algo indispensável para o bom andamento dos negócios. A seguir, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a criar o seu próprio cronograma, portanto, para ficar por dentro de tudo que reunimos sobre este tema, recomendamos continuar a leitura e saber mais.
Sem um cronograma de postagem para as redes sociais e planos para as publicações, você pode levar mais tempo para pesquisar as referências e ter novas ideias. Além disso, para que suas postagens sejam de alta qualidade e estrategicamente conectadas com o público que pretende alcançar, você precisa planejar suas postagens com semanas ou até mesmo meses de antecedência. Há sempre muito planejamento por trás das melhores campanhas de marketing digital. O resultado disso você pode conferir na prática, graças a todo o faturamento que as pessoas conseguem.
Além disso, se você aparece em vários canais digitais, é ainda mais importante ter um ponto de encontro entre eles. Não importa quem seja seu público, a verdade é que eles gostam de você e são previsíveis. Não, não estamos falando da previsibilidade da produção de conteúdo, mas sim do dia e hora de seu lançamento. É como assistir a uma série: se você acompanha as estreias de cada episódio, precisa saber em que dia e horário eles serão lançados. Além disso, você pode organizar seu perfil do Instagram, por exemplo, dividindo as datas por tópicos específicos. Logo, quando o seu público sabe exatamente quando você irá postar, isso fará com que eles aguardem pela sua publicação e corram para ela assim que disponibilizada.
Abaixo, você pode conferir algumas das principais vantagens de ter um cronograma de postagem para as redes sociais:
Mais consistência e frequência: Você sabe exatamente quando e o que postar, de modo que a produção e dos conteúdos se mantenha constante ao longo do tempo;
Melhora a organização: através de um cronograma de postagem para as redes sociais, você pode organizar todos os conteúdos pelo tema, bem como planejar o melhor dia para fazer a sua postagem;
Tempo livre: você terá uma otimização no seu tempo de trabalho, fazendo com que ganhe bastante tempo livre. Nesse caso, você não precisa gastar horas e horas planejando os conteúdos, tendo ideias ou executando as funções. Tudo isso ocorre de maneira simples e planejada;
Antecedência: tendo em vista que a ideia foi pensada com bastante antecedência, tanto você quanto as pessoas que fazem parte do seu time podem executá-la com muito mais facilidade.
Agora que você já conhece a importância de ter um cronograma de postagem para as redes sociais, é interessante descobrir como criar o seu. A seguir, você confere o passo a passo:
Antes de mais nada, você deve realizar uma análise dos conteúdos que tiveram melhor performance. Essa análise é de suma importância para definir a estratégia que será utilizada no seu cronograma. Existem algumas ferramentas que podem ajudar a analisar conteúdos, como é o caso do Facebook Insights. Verifique quais dos postes obtiveram mais comentários, compartilhamentos, salvamentos, engajamento. Com isso, você pode entender o que o seu público deseja ver.
Outro ponto que merece ser destacado é a definição da frequência e do horário em que serão feitos os pontos. Nesse caso, você deve considerar quais são as preferências, hábitos e gostos do público que acompanha as suas redes sociais. Além do mais, cada rede social possui suas próprias características, o que pode influenciar nos resultados. Por fim, lembre-se que quanto mais posts você fizer ao dia, melhor será o seu resultado e desempenho.
Os posts para redes sociais devem ter um tema. Essa é uma das partes fundamentais para as pessoas que trabalham com marketing de conteúdo. Sem definir o tema, você não sabe para onde terá que ir. Nas redes sociais, você deve ter em mente que os conteúdos devem ter quatro características importantes: ser um conteúdo educativo, entreter o público, inspirar e fazer com que eles comprem aquilo que se está vendendo. Conteúdos relacionados a venda não podem ser mais de 20% de todos os conteúdos que são postados na sua rede. Nesse caso, você deve investir em conteúdo educativo, pois ele agrega valor a página e a vida do cliente.
Existem diversos tipos de ferramentas que podem ajudar não só na organização dos conteúdos, mas também em todas as suas atividades nas redes, como a criação de artes para redes sociais, agendamento de publicação, guardar arquivos de música, vídeos e mais. Algumas das melhores ferramentas presentes na internet são o Excel e o Canva. O melhor disso tudo é que elas podem ser encontradas gratuitamente. Contudo, para desbloquear algumas funções extras, você precisa pagar uma pequena taxa.