ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Casa amarela: como criar um ambiente da cor do sol

21/6/2022 - Jundiaí - SP

 

Você vai mudar de casa e precisa planejar a reorganização dos móveis e eletrodomésticos, além de pensar na decoração. Pode parecer um detalhe simplório, mas as cores e a forma como elas são distribuídas na casa são fundamentais para o bem-estar das pessoas que ali moram e transitam.

 

O amarelo é uma cor bastante alegre, mas é preciso cuidado para não deixar a decoração sobrecarregada. Se você adora a cor, antes de começar a pesquisar as tintas, confira algumas dicas de como inseri-la na decoração da sua casa! 

 

Equilíbrio de outras cores

O amarelo faz parte do grupo de cores consideradas quentes — vívidas, que transmitem a sensação de alegria e energia. É uma cor clara e que remete à luz solar, trazendo bastante vivacidade para os ambientes nos quais é colocada.

 

Se a sua casa é mal iluminada, vale apostar mais no amarelo do que no branco, já que a primeira cor reflete mais a luz (tanto a natural quanto a artificial). Por isso, essa cor é estratégia para ambientes como a sala e a cozinha. Por outro lado, o amarelo não é a cor mais indicada para ambientes que precisam de mais tranquilidade, como o quarto de dormir e o escritório.

 

Distribuição nos cômodos

Uma dica simples e eficiente é calibrar o amarelo nos cômodos. Essa cor pode aparecer nas paredes da sala ou em itens decorativos maiores (como tapete e/ou cortina). Vale também colocar essa cor em revestimentos e papéis de parede. Na cozinha, que tal inserir o amarelo nas bancadas, forro de cadeiras e azulejos?

 

Já nos quartos, o amarelo pode aparecer de forma mais discreta, em detalhes como quadros e porta-retratos. É importante evitar ambientes monocromáticos dessa cor, pois isso pode deixá-los mais sobrecarregados.

 

Utilizar cores frias (como o azul, o cinza, o roxo e o verde) é estratégia para equilibrar as tonalidades. Quando combinado com a cor preta, o amarelo ganha ainda mais destaque e confere muita personalidade ao ambiente em que é inserido. Se o seu quarto for mal iluminado, vale pensar em tonalidades mais claras de amarelo. Isso vai aumentar a sensação de bem-estar desse cômodo.

 

Áreas ao ar livre e de lazer são espaços ótimos para ter o amarelo, criando um clima alegre e aconchegante para receber familiares e amigos. No quintal, essa cor pode ajudar a trazer ainda mais claridade para o espaço, o que também ajuda a aproveitar mais a luz natural e reduzir o consumo de energia elétrica. Paredes amarelas com pontos de luz são ótimas para dar um acabamento para os diferentes ambientes da casa.

 

Explore diferentes tonalidades

Como ocorre em todas as cores, o amarelo possui diversas tonalidades e níveis de saturação. Amarelos mais escuros transmitem uma sensação de mais tranquilidade em comparação aos tons mais claros e vívidos.

 

Ao apostar em diferentes tonalidades, que tal inseri-los em lugares diferentes da casa e de um mesmo cômodo? Vale complementar com cores primárias para deixar o espaço bem aconchegante e equilibrado. Em certos ambientes, vale apostar em alguns detalhes na cor amarela, como tapete, vasos, potes e itens decorativos.

 

Ao optar por uma área grande em amarelo (como paredes, piso e tapete), é importante investir em outras cores, para não sobrecarregar o ambiente como dito acima. Ao optar por uma parede em amarelo, que tal deixar as outras em branco para realçar e não deixar o ambiente muito saturado com essa cor?

 

Compartilhe no Whatsapp