ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como começar a praticar a escalada?

21/6/2022 - Jundiaí - SP

 

Entre os esportes de aventura, um dos que mais chamam a atenção das pessoas é a escalada. Trata-se de uma modalidade que exige muita força e desperta bastante adrenalina, pois os competidores devem enfrentar paredões de rocha para cumprir seus objetivos. No Brasil, a modalidade tem ganho cada vez mais adeptos, visto que o país tem uma geografia que contribui muito para esse esporte.

 

Contudo, muitos ainda não sabem como iniciar a jornada na escalada. Claro, um dos pontos chaves para começar é ter os equipamentos de proteção necessários. Entretanto, para ganhar confiança e aprimorar a habilidade no esporte, existem outras dicas valiosas. No texto abaixo, conheça mais sobre a escalada, algumas de suas habilidades e o que precisa ser feito para dar os primeiros passos no esporte.

História e como funciona

A prática de subir paredões e montanhas não é recente, com pinturas de 400 a.C. retratando pessoas praticando essa atividade. No entanto, a escalada como esporte só surgiu no século XIX, com os registros históricos apontando a “paternidade” do esporte para grupos de escaladores da Itália, Grã-Bretanha e Alemanha.

 

O primeiro campeonato mundial aconteceu em 1985 na Itália, com o obstáculo sendo uma parede natural. Já na edição do ano seguinte, em Lyon, na França, o campeonato foi realizado em uma parede artificial, o que colaborou para a prática da escalada em espaços fechados. Por sua vez, no Brasil, a modalidade começou a ser praticada na mesma época.

 

Mas como, afinal, funciona o esporte? Ele utiliza movimentos e técnicas do montanhismo, exigindo do atleta concentração e força para vencer os obstáculos. O objetivo é encontrar diferentes formas de ultrapassar as barreiras e alcançar pontos mais altos, seja em uma montanha ou em uma parede artificial.

Modalidades

A escalada pode ser dividida em algumas modalidades, sendo que nas Olimpíadas de Tóquio, três delas fizeram parte da competição: boulder, velocidade e guiada. O primeiro tipo é caracterizado por ser uma escalada curta, em paredes ou rochas de até 5 metros de altura. O competidor tem cerca de 5 minutos para completar o trajeto. Nela, não são utilizados muitos equipamentos de segurança, porém há um colchão de alta intensidade para proteger o indivíduo de eventuais quedas.

 

Na escalada de velocidade, o objetivo é escalar a via (o caminho que deve ser feito) no menor tempo possível. No caso dela, ambos os competidores escalam vias idênticas, sendo o vencedor aquele que apertar o botão que está no topo primeiro.

 

Por fim, na escalada guiada, os atletas precisam subir o mais alto possível dentro de um limite de tempo, utilizando cadeirinha de segurança e cordas para chegar ao topo. Normalmente, a parede tem 15 metros de altura e os obstáculos da via são determinados por técnicos.

Como começar a praticar escalada?

Quem tem interesse em iniciar a escalada esportiva deve começar adquirindo os equipamentos que devem ser utilizados. Quanto ao vestuário, indica-se o uso de roupas leves, visto que elas permitirão movimentos mais amplos, essenciais para a escalada. Deve-se utilizar uma sapatilha específica, que contribui para que os pés tenham precisão e firmeza ao se apoiarem nas agarras.

 

Caso o indivíduo pratique as modalidades guiada ou de velocidade, é necessário ter também a cadeirinha de escalada. Também é aconselhável comprar um saquinho de carbonato de magnésio, pois a substância auxilia as mãos a terem mais pegada. Por fim, também deve-se comprar capacete, freio, mosquetões (HMS e D), fitas tubulares ou chatas, sendo que todo esse material pode ser comprado em lojas especializadas para a prática esportiva.

 

Para os iniciantes, o ideal é começar o esporte em um ginásio ou academia, pois subir essas paredes é mais fácil do que escalar a rocha de primeira. Aproveite esse momento para, com a ajuda de um mentor ou professor, conhecer as técnicas básicas do esporte e dar os primeiros passos, tendo o auxílio dele para corrigir erros e aprender com o tempo.

 

Aqui, é importante saber valorizar as técnicas mais básicas, pois é a partir delas que o atleta pode evoluir dentro do esporte. Durante o treinamento, deve-se focar na técnica em vez da força, uma vez que ter o bom domínio dela ajuda até mesmo a exigir menos esforço físico durante a atividade.

 

Outro conselho valioso é trabalhar a flexibilidade do corpo, algo que pode ser alcançado praticando aulas de pilates, ioga ou mesmo realizando um ótimo alongamento antes de começar a escalada. Também é indicado realizar exercícios específicos para os dedos. Esse cuidado evita que o escalador sofra lesões nos tendões e músculos, além de fortalecê-los, fator que irá melhorar o desempenho do competidor.

Se quiser ficar por dentro do mundo esportivo, não deixe de ver as Noticias do Esporte Maranhense

Compartilhe no Whatsapp