ColunistasCOLUNISTAS

Anderson Zanchin

Autor: Anderson Zanchin

Conhecendo o Bioparque Pantanal em Campo Grande MS

27/5/2022 - Jundiaí - SP

Conhecendo o Bioparque Pantanal em Campo Grande MT

Conhecendo o Bioparque Pantanal em Campo Grande MS

Enfim o tão esperado Bioparque Pantanal ficou pronto. Foram 11 anos de espera até que o complexo concluísse as obras e posso garantir, valeu pela espera. O projeto inicial previa um custo de R$ 84 milhões, mas ele ficou acima do orçamento previsto e fechou a conta quase com o triplo, R$ 230 milhões, segundo dados informados pelo atual governo.

 

Recém liberado para visitação, agora no mês de maio, eu tive a oportunidade de conhecer e ver de perto este espetáculo que ficou o empreendimento. É tudo muito perfeito, e longe de ser um áquario com peixinhos… Eles tem muito mais a oferecer mesmo.

Fiz um vídeo mostrando minha experiência, CLIQUE AQUI

Bioparque pantanal campo grande

Bioparque pantanal campo grande

A fachada impressiona logo na entrada, chamando a atenção de longe. A receptividade de todos os funcionários é algo que não se coloca em prova, eles são extremamente graciosos e atenciosos.

Tive o prazer de ser recepcionado pela Tania e fomos guiados pelo bióloga Ana Carla Pinheiro.

O Bioparque Pantanal tem 19 mil m² de área construída, 31 tanques, sendo 23 internos e 8 externos. Ao todo o Complexo foi construído em xx metros

O Bioparque Pantanal é um circuito de 31 tanques que contam uma história, passando pelas veredas, pelas nascentes de cabeceiras, pelas planícies de inundação, até chegar à bacia do rio Paraguai, que é formada por 15 rios

 

Bióloga Ana Carla Bioparque pantanal

Bióloga Ana Carla Pinheiro Bioparque pantanal

Cenografia

O Bioparque Pantanal é um circuito de 31 tanques que contam uma história, passando pelas veredas, pelas nascentes de cabeceiras, pelas planícies de inundação, até chegar à bacia do rio Paraguai, que é formada por 15 rios. O projeto dos tanques é do ambientalista, artista plástico e cenógrafo, que também se autodefine “autodidata”, Roberto Gallo, responsável também pela ambientação do AcquaRio (RJ) e do Oceanic Aquarim, de Balneário Camboriú (SC).

 

“Quis trazer o Pantanal para dentro da cidade”, resume Gallo, que reproduziu cenograficamente os habitats da região, como a serra da Bodoquena, com suas rochas calcárias, os rios de Bonito e as planícies alagadas, com fauna e flora bem típicas. A arquitetura arrojada do prédio, concebida por Ruy Ohtake, famoso por obras icônicas que incorporam formas geométricas definidas e linhas arredondadas, também ajuda muito.

 

bioparque pantanal campo grande

bioparque pantanal campo grande

Lagoa Misteriosa

Cenários como a Lagoa Misteriosa fazem interação entre meio ambiente e arquitetura. De dentro do auditório pode-se visualizar o aquário projetado no teto, como se os peixes estivessem flutuando sobre a cabeça das pessoas. Paredes de rocha e o azul profundo das águas reproduzem as cavernas alagadas, enquanto tanques nos jardins externos remetem às baías pantaneiras e regiões alagadiças com suas plantas aquáticas e até uma cachoeira.

 

O maior tanque do aquário, Neotrópico – e final do circuito –, representa uma floresta inundada da Amazônia, com seus igapós e igarapés. A ambientação foi planejada para transmitir a sensação de amplitude a partir da perspectiva de um fundo infinito, com troncos de árvores gigantescas, como a samaúma, a castanheira e o buriti, cipós e plantas submersas. “Meu objetivo como artista plástico é emocionar as pessoas”, enfatiza Gallo.

 

anderson zanchin em bioparque pantanal campo grande

anderson zanchin em bioparque pantanal campo grande

Estrelas

Mas as grandes estrelas do bioparque pantaneiro são os peixes de 220 espécies, de todos os tamanhos, cores e formatos, dos mais comuns, como pacu, bagre, dourado, sardinha, piraputanga, cascudo e lambari, aos endêmicos e ameaçados de extinção, como cascudo-viola e lambari-cego-das-cavernas. Entre as espécies novas descobertas está o tetra-de-cauda-vermelha, uma das três reproduzidas (e pela primeira vez) dentro de um bioparque.

 

O povoamento dos tanques está apenas no começo e demorará mais quatro ou cinco meses para ser finalizado, pontua Heriberto Júnior. “Construímos um espaço que não existe em nenhum outro lugar do mundo”, destaca. Do plantel, algumas espécies foram capturadas para garantir sua preservação, outras nasceram no laboratório de ictiologia do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e outras, ainda, adquiridas de fornecedores.

 

Os tanques abrigam 220 espécies de peixes, sendo 135 pantaneiras, 55 da Amazônia, 14 africanas e outras da América Central, Ásia e Oceania.

 

anderson zanchin em bioparque pantanal campo grande

anderson zanchin em bioparque pantanal campo grande

Curiosidades

Para as crianças, está a curiosidade de poder ver de perto um jacaré-de-papo-amarelo, as temíveis piranhas, que ora ou outra devoram um vilão da natureza na novela “Pantanal”, o peixe-elétrico ituí-cavalo e outros de nomes fofinhos, como chum-chum, lobinho, porquinho, noivinha, joaninha, enfermeirinha e arco-íris, revelando o Pantanal como um ambiente bem exclusivo. “A ideia é apresentar o peixe e o ambiente em que ele vive”, enfatiza o biólogo.

 

O volume de água dos tanques varia de 35 mil litros a 350 mil litros. O Pantanal também é revelado em ambientações no período da cheia e da seca. No circuito, há ainda tanques contemplando os cinco continentes – África, Américas, Ásia, Europa e Oceania, representando, respectivamente, o lago Tanganyika, uma floresta tropical submersa, uma floresta boreal, os rios europeus e a região de Alice Springs, ao norte da Austrália.

 

Roberto Gallo conta que a referência para as cenografias é o American Museum of Natural History  (Museu de História Natural), um ícone turístico nova-iorquino, que ocupa quatro quadras em frente ao Central Park e encanta até aqueles turistas que detestam museus. Gallo propõe uma imersão na paisagem, com suas plantas, flores, rochas, troncos, raízes, cipós e espécies aquáticas, muitos deles verdadeiros refúgios para peixes e répteis.

 

museu da biodiversidade bioparque pantanal

museu da biodiversidade bioparque pantanal

Museu da Biodiversidade

O circuito dos tanques, por sinal, começa no Museu da Biodiversidade, um espaço dedicado a exposições sobre temas ligados ao meio ambiente. A primeira mostra itinerante é de fósseis da chapada do Araripe, região localizada entre os Estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí, um dos dez sítios paleontológicos mais importantes do mundo, principalmente do período Cretáceo.

 

A exposição traz fósseis de peixes, plantas e insetos, além de fragmentos de animais coletados por pescadores. No espaço, os visitantes ainda podem contemplar uma mostra de réplicas da megafauna, que existiu no Brasil em uma época que não havia muito oxigênio na atmosfera, o que possibilitava animais em tamanhos maiores. Duas peças em especial chamam a atenção: um casco de um ancestral do tatu, o Gliptodonte, e um fóssil de uma preguiça-gigante, que chegava a medir três metros de comprimento. Vestígios do fêmur e das costelas de uma preguiça-gigante também já foram encontrados na serra da Bodoquena.

 

Os ingressos são gratuitos no site do bioparque até o final deste ano, mas é necessário agendamento prévio, individual ou em grupo, pelo site oficial. Depois de realizado o cadastro, é emitido um voucher com dia e horário da visita. A visitação é de, aproximadamente, uma hora e meia.

 

 

O espaço funciona das 7h30 às 18h com visitas programadas para acontecer nos dois períodos, pela manhã das 9h às 11h30 e à tarde das 14h às 17h30. Os grupos são guiados, com duração aproximada de 1h30.

Vale ressaltar que o agendamento é feito somente pelo site: bioparquerpantanal.ms.gov.br. Aos sábados o complexo funciona até às 12h, portanto o número de visitantes será de 500 pessoas no dia.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: agendamento.bioparque@gmail.com ou pelo WhatsApp: (67) 99217-8189.

 
 
 
Tags: 
 

You May Also Like

 
Compartilhe no Whatsapp