ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

Decodificar uma pessoa, é realmente possível?

18/4/2022 - Jundiaí - SP

Essa é uma pergunta muito interessante. Podemos dizer que é de grande importância. Mas e quanto à resposta, é possível?

A resposta é sim, mas não totalmente. E isso depende, também, da colaboração da pessoa que se dispõe a ser decodificada. Você se disponibilizaria à tal ação? Essa é uma pergunta muito importante, pois ela indica o quanto é desafiador se deixar ser decodificado (a).

Dentro do conhecimento que temos na área psicológica e de suas áreas correlatas, é possível dizer que temos como conhecer um pouco da identidade e da vida de um indivíduo apenas pela observação curta ou prolongada do seu comportar, isso levando em consideração tudo aquilo que um indivíduo pode fazer, como andar, gesticular, falar etc. Mas essa decodificação não é completa dentro do que é o ser humano em sua complexidade. Há muitos fatores que precisam ser levados em consideração nessa observação ou decodificação de um indivíduo, como: o ambiente em que o indivíduo está; sua liberdade de agir; as defesas que fatores externos podem manifestar nesse indivíduo etc.

Então, qual a maneira mais eficiente para a decodificação de um indivíduo? Entendo que a melhor maneira, e mais eficiente, dentro do saber do campo psicológico é o método psicanalítico, pois nada pode dizer tão bem de quem é um indivíduo do que ele mesmo, ou seja, o que também pode nos dizer seu inconsciente. E a reflexão, feita pelo indivíduo, dos conteúdos emergidos do seu inconsciente. E é isso que torna tão interessante o método psicanalítico, pois, como disse, a decodificação não é realizada somente por uma pessoa externa, mas é realizada, também, pelo próprio indivíduo que se submete à decodificação.

O importante nesta reflexão é a compreensão de que decodificar uma pessoa não é como decodificar coisas, pois a complexidade de uma pessoa, em quanto um ser humano, é muito grande e nunca poderemos dar um resultado quantitativo sobre quem é uma pessoa. Pessoas não são conceitos simplificados, mas elas são complexas e isso é que torna o ser humano um ser diferente e belo. Então, poderíamos falar mais em interpretação propriamente dita, quando observamos uma pessoa, do que em decodificação. Interpretar, nessa situação, é o termo mais justo. Mas decodificar é um termo interessante nesta época dos códigos, não é verdade? Levando em consideração o termo decodificar, podemos dizer que é possível, em partes, decodificar uma pessoa. Isso com a colaboração dessa pessoa que venha a se submeter a tal ação: a de ser decodificada.

Compartilhe no Whatsapp