ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Por uma tatuagem bonita, bem definida e saudável

7/4/2022 - Jundiaí - SP

Aqueles que têm interesse em fazer uma tatuagem precisam pensar com calma antes de escolher a parte do corpo a ser tatuada. Isso porque existem vários lugares considerados bons para receber o desenho. Alguns locais como barriga, quadris, mão, coxa e até mesmo o tríceps não são indicados para quem deseja receber um desenho em seu corpo. Isso porque esses locais sofrem com o acúmulo de gordura e flacidez, fazendo com que o desenho perca a sua beleza ao longo do tempo.

Além disso, antes de escolher partir para o desenho, você deve verificar se a saúde da sua pele está boa. Isso porque algumas situações como a tatuagem podem contribuir para uma piora em problemas de pele, como nos machucados em que a pele está passando pelo processo de cicatrização. Nesse caso, ao fazer uma tatuagem, isso pode fazer com que esse processo se torne mais lento. Além disso, pessoas com diabetes acabam sofrendo com uma recuperação mais lenta da sua pele. A seguir, falaremos um pouco mais sobre os cuidados que você deve ter antes de fazer uma tatuagem, portanto, continue lendo para ficar por dentro dessas informações e tirar suas dúvidas.

Cuidados na hora de escolher o desenho

Escolher o desenho também merece alguns cuidados. Isso porque ele será o responsável por marcar um momento de grande importância da sua vida. É uma das formas de carregar algo só seu, uma coisa particular e que você pode levar em seu corpo. No entanto, percebemos que, na verdade, nos dias atuais acontece exatamente o contrário. Grande parte das pessoas acaba fazendo uma tatuagem devido ao consumismo desenfreado que assola o mundo.

Isso significa dizer que as pessoas somente se tatuam para entrar na moda e ficar igual aos demais indivíduos que carregam em seu corpo uma grande quantidade desses itens. O que antes era utilizado para se diferenciar dos demais, hoje em dia as pessoas fazem o seu uso para se tornarem iguais à maioria. Logo, fazer uma tatuagem perdeu a sua essência e tornou-se algo comum. Portanto, você deve ter muito cuidado na hora de escolher o seu desenho para não se tornar mais do mesmo.

Cuidado nas cores da tatuagem

Ao fazer uma tatuagem utilizando cores muito comuns, crescem as chances do seu desenho não ter tanto significado. Dessa forma, as chances de se arrepender também aumentam de forma considerável. Nesse caso, muitas pessoas são obrigadas a recorrerem à máquina de remover tatuagem para tentar apagar um pouco o passado. No entanto, algumas opções disponíveis não são capazes de apagar de forma correta a tatuagem, o que pode levar a uma insatisfação ainda maior. Isso acontece devido às cores utilizadas pelas pessoas.

Algumas cores, como o vermelho e o verde são muito difíceis de serem removidas utilizando a máquina de remover tatuagem. Diferente do que acontece com o preto, uma das cores mais simples para remover a sua tatuagem. De acordo com especialistas nesse serviço, remover tatuagens com tinta preta é bastante fácil, sendo necessário poucas sessões da máquina para essa remoção. Se a sua tatuagem for daquelas com linhas mais finas, o procedimento se torna ainda mais simples de ser feito.

Além disso, uma boa dica para você que acabou se arrependendo de uma tatuagem é fazer a sua remoção o quanto antes. Isso porque, conforme o passar do tempo, se torna mais difícil removê-la. Logo, quanto mais velha for a sua tatuagem, mais a sua remoção completa será complicada. Isso acontece porque ao longo do tempo, a pigmentação do desenho acaba se deslocando na sua pele, atingindo as camadas mais profundas.

Cuidados relacionados ao local onde a tatuagem será feita

Outro detalhe que deve ser verificado com muita cautela é o local onde você vai fazer a sua tatuagem. Isso porque você deve reparar na higiene do estúdio. Além do mais, todo o piso deve ser lavável, bem como os utensílios utilizados para o desenho devem ser desinfetados com a ajuda de uma máquina conhecida como autoclave. Esse aparelho faz uso de vapor com pressão, assim como uma alta temperatura para esterilizar todos os equipamentos. Se o estúdio de tatuagem não realizar esses procedimentos, fique sabendo que as chances de ter uma infecção na sua pele crescem de maneira exorbitante.

Cuidados com o desenho feito

Ao fazer o desenho, saiba que ele deve ser protegido através da utilização de um curativo. Esse curativo pode ser retirado após decorridas 3 horas. Ao remover o curativo, você deve fazer uso de uma pomada especial para ajudar no processo de cicatrização da tatuagem, que deve durar em torno de mais ou menos uma semana. Com isso, a pele estará totalmente cicatrizada e você poderá voltar a sua normalidade.

É interessante destacar que, se a casquinha que se forma em torno da tatuagem não cair, você não deve em hipótese alguma entrar no mar. Isso porque a água dos oceanos pode causar diversos tipos de contaminação na sua pele, fazendo com que o processo de cicatrização seja muito mais lento e, em alguns casos, seja necessária a ajuda médica para cuidar das infecções. Além disso, a sauna também pode contribuir para uma redução na taxa de cicatrização, tendo em vista que as altas temperaturas possuem um efeito retardante.

Ademais, o cloro também é um fator que pode prejudicar a saúde da sua pele e mudar a tatuagem. Isso porque essa substância reage com a tinta utilizada no desenho, fazendo com que as cores mudem e se tornem menos atraentes do que eram antes. Logo, não é nada recomendado para você que acabou de fazer uma tatuagem em seu corpo entrar no mar, ficar em saunas ou mesmo mergulhar na piscina.

Por fim, temos a exposição aos raios UV. Isso porque o sol é considerado um grande vilão na vida das pessoas que se tatuam. Nesse caso, ainda que a sua tatuagem já tenha cicatrizado e o procedimento já esteja concluído, sempre que você for se expor ao sol, use filtros solares para se proteger destes raios. Quanto maior for o FPS, melhor!

 

 

Compartilhe no Whatsapp