ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

Audiência: A Caneta de Tinta de Ouro e de Sangue

23/3/2022 - Jundiaí - SP

 

No Brasil de hoje, a busca pela audiência de telespectadores, internautas, ouvintes... tem sido uma verdadeira guerra fria, em que a dignidade da pessoa humana não é mais respeitada. O lucro pelo lucro ainda é a voz da vez. Infelizmente nossas crianças e nossos jovens são vítimas dessa guerra que não respeita o direito de um desenvolvimento humano sadio. Todos nós estamos sendo submetidos a uma cultura que diz que o mais importante é ser visto, é ser aclamado, é ser apreciado. Isso num contexto de que quem não pensa como a maioria está sendo antiquado.

O confronto entre os canais de televisão por audiência é vergonhoso, pois para estes vale apelar para tudo. A mensagem passou a não ter mais importância e nem quem vai receber a mensagem. A manipulação dos valores dos que estão em processo inicial formativo de vida é o que mais tem chocado a realidade brasileira.

E o que mais tem chamado a atenção, é como pessoas ditas intelectuais, por causa do dinheiro, estão se vendendo à cultura presente da audiência a todo preço. Ser visto e apreciado passou a ser, para muitos, questão de sobrevivência. E isso tem se refletido na vida dos jovens que estão se permitido não ter mais privacidade, pois se submetem a fama por meio das redes sociais e mídias de comunicação.

A pergunta central é: “Qual será o fruto desta cultura de maior audiência a todo preço?”

Hoje, já é possível ver um pouco dos danos que essa cultura tem causado e irá causar na vida dos brasileiros. Podemos ver pessoas que perderam o sentido de existência, pessoas que estão cansadas de ser enxergadas como objetos etc.

Mas o que você acha dessa discussão que estamos realizando neste artigo. É conversa fiada ou é hora de levar isso a sério? Sua opinião e postura diante esta reflexão faz toda a diferença.

Compartilhe no Whatsapp