ColunistasCOLUNISTAS

Alvaro Lordelo

Autor: Alvaro Lordelo

Trading esportivo: novidade pode ser considerada jogo de azar?

18/2/2022 - Jundiaí - SP

Semelhante aos investidores que operam com o day trade na Bolsa de Valores, o trader esportivo é aquele que aplica em operações relacionadas às partidas esportivas. Popular em países do exterior como a Inglaterra e os Estados Unidos, a prática ainda não é regulamentada no Brasil, mas isso não significa que seja ilegal ou proibida.

 

Quem tem interesse pela área pode investir em bolsas esportivas de outros países, comoa Betfair, a Betdaq, a WBX e a Ladbrokes Exchange. Chamada de trading esportivo, a prática tem sido responsável por movimentações financeiras vultosas, mas ainda acende o debate sobre ser ou não considerado um jogo de azar.

O empresário Juliano Fontes, considerado uma das autoridades do assunto no Brasil, defende que não. Em artigo publicado pelo portal Exame, ele explica que “são considerados jogos de azar aqueles que dependem de fator aleatório para determinar os vencedores, o que torna a chance de ganhar muito pequena”.

No caso do trading esportivo, o investidor precisa criar estratégias a partir de estudos e análises técnicas, considerando a probabilidade e as estatísticas para realizar as operações. Quanto menos a atuação for movida por especulações ou emoções, maiores são as chances de obter bons resultados.

Semelhanças com o day trade

O day trade é a operação mais ágil da Bolsa de Valores, podendo ter duração de alguns minutos. Quando bem sucedida, permite ao investidor – chamado de trader – conquistar alto retorno financeiro.

Mas, para isso, especialistas afirmam que é necessário ter um conhecimento aprofundado sobre o mercado de valores e estar atualizado sobre a economia e os impactos das oscilações dos indicadores econômicos na rentabilidade das ações.

Esse tipo de operação requer um trabalho diário para a construção de estratégias que minimizem os riscos de perda. As ordens de compra e venda das ações são feitas por meio do home broker, sistema virtual que conecta o investidor ao mercado financeiro.

Igualmente, o trading esportivo também é realizado por meio de operações rápidas, que duram o período de uma partida de futebol, basquete, tênis ou outro esporte.

Também é possível ter bons resultados financeiros, mas isso implica a necessidade de realizar um levantamento de dados antes do jogo e fazer avaliações técnicas e matemáticas sobre as probabilidades dos resultados, desconsiderando a torcida ou a preferência.

Existem cursos específicos de capacitação para a formação como trader esportivo que ensinam as melhores estratégias para obter bons resultados na modalidade. As operações também são realizadas pela internet.

Mercado promissor

A principal diferença entre as duas atividades está no fato de a Bolsa de Valores ser regulamentada. O trading esportivo foi legalizado em 2018 no Brasil, mas ainda carece de regulamentação para a prática.

O país é apontado como um território promissor para a área, sobretudo, por ter o gosto pelo futebol. De acordo com pesquisa realizada pela Money Times, o mercado nacional tem o potencial para movimentar R$ 74 bilhões com a atividade.

Compartilhe no Whatsapp