ColunistasCOLUNISTAS

Edson Carlos de Sena

Autor: Edson Carlos de Sena

A Contenção da Criatividade Como Causa do Comportamento Anormal

7/2/2022 - Jundiaí - SP

 

 

Artigo sob perspectiva de ensaio.

 

O termo Contenção neste texto está desenvolvido dentro de uma perspectiva de aprisionamento do indivíduo, quer de um neurótico (por causa da neurose) ou de perturbados (por causa de perturbações menos acentuadas), ou para a prevenção deste mal: a contenção; visto como tal por uma nova perspectiva psicanalítica.

A contenção está ligada ao comportamento anormal. Ela pode ser uma das causas do comportamento anormal ou pode ser também um sintoma do comportamento anormal (a anormalidade).

Em síntese, a contenção seria o aprisionamento do indivíduo causado por fatores sociais ou, também, por um desvio no ser normal criativo, criatividade espontânea ou direcionada, mas que o indivíduo agrega valores e identificação.

Cada pessoa tem uma forma de si relacionar com o mundo e suas escolhas devem ser respeitadas. A conduta de uma pessoa, desde que respeite as normas morais e éticas sociais, deve ser respeitada e, muitas vezes, incentivada.

As pessoas têm inclinações artísticas (aptidões) vinculadas às ações laborais e comportamentais próprias e essas inclinações devem ser respeitadas pela família, pela escola, pela sociedade. O Estado deve possibilitar a livre expressão dos indivíduos.

Sabemos que nem sempre existe a possibilidade de propor tudo que as pessoas desejam, porém as pessoas não devem viver aprisionadas a fazer constantemente o que não gostam de fazer.

Mas nem sempre as pessoas sabem o que realmente elas gostariam de fazer, pois estão em um quadro de visão reduzida pelas imposições sociais. Para poder sair de um quadro de visão limitada pela sociedade é necessária a prática da observação pedagógica por parte do educador analista ou do analista educador.

As crianças são os alvos mais frágeis da contenção. A sociedade, em sua cultura atual, vive construindo contenções para os indivíduos.

Freud, em suas reflexões e inferências, nos fala sobre as consequências danosas de um superego mal formado, mesmo que essa formação não seja somente fruto das ações e posturas dos referenciais familiares e que essa má formação do superego poderia levar (ou leva) o indivíduo ao comportamento anormal.

O estilo de vida de uma pessoa pode apontar para os futuros quadros psicológicos e comportamentais, assim como sinaliza seu histórico. Na Anamnese e nas entrevistas o analista deve identificar nas respostas e nas perguntas os indicativos e os graus de profundidades causadas pela contenção (ou contenções).

O ser humano é naturalmente artístico e este não pode (ou não poderia) renegar suas aptidões e desejos, pois isso pode afetar em sua qualidade de vida.

Há pessoas que necessitam exercer a sua predisposição à criação, pois são pessoas que não podem parar de criar coisas novas ou modificá-las, isso fora de um quadro de anormalidade, porém a não adesão à sua inclinação natural pode trazer grandes danos a sua condição psíquica.

Freud já alertava para os aprisionamentos culturais que fazem com que as pessoas fiquem doentes.

Os atos falhos podem ser sinais de alerta para que o indivíduo repense sua vida.

Já é do conhecimento científico que as pessoas que buscam conhecer mais sobre as coisas e principalmente sobre aquilo que elas gostam, essas pessoas têm uma saúde mental mais bem equilibrada, principalmente na velhice.

A contenção é algo que necessita ser bem observada, tanto no tratamento de pessoas neuróticas ou no tratamento de pessoas que sintam desconfortos interiores. Mas a contenção precisa ser levada a sério, como algo que necessita ser combatido para que não venha prejudicar a saúde mental de um indivíduo.

O recalque é um instrumento eficaz para a obtenção da contenção, assim como também pode ser a sublimação.

O autodiagnostico precisa ser feito pelas pessoas para que estas possam saber que direção tomar, mas é de suma importância o acompanhamento de terapeutas para a identificação desse mal da contenção e a qualificação de sua profundidade e, então, buscar a cura e a libertação da contenção (do estado de contenção).

Site do autor: http://eupsicanalista.com.br/

Compartilhe no Whatsapp