ColunistasCOLUNISTAS

Anderson Zanchin

Autor: Anderson Zanchin

Ar-Condicionado e a Pandemia – Como resolver o problema

28/12/2020 - Jundiaí - SP

 

E não é que o calor chegou mesmo! E com ele a necessidade de usar com maior intensidade o ar-condicionado, certo? Ar-Condicionado e a Pandemia – Como resolver o problema. Busquei informações com a Dr. Conserta Ar 

Você se lembra quando foi a última vez que realizou a higienização do seu ar-condicionado? Ou você comprou, instalou e esta usando sem nem pensar nisso?

Naturalmente assim como qualquer aparelho eletrônico, o ar-condicionado também necessita de uma manutenção rotineira de tempos em tempos. Principalmente agora que estamos atravessando esta onde pandêmica da Covid-19.

Isso não quer dizer que não podemos usar nosso ar-condicionado, muito pelo contrário, você pode usar, mas, se quer o bem estar da sua saúde e das pessoas que dividem o mesmo ar, é muito importante seguir a risca alguns cuidados.

Ar-Condicionado e a Pandemia

No texto de hoje, fui buscar entender como funciona a higienização principalmente de estabelecimentos comerciais com porta para a rua, em frente a uma avenida de grande fluxo. Acompanhei o serviço de manutenção da Dr. Conserta, dentro da loja da My Consert. Escolhi a My Consert, justamente por ser uma loja que fica com a porta voltada pra avenida 9 de julho, umas da avenidas mais importantes de Jundiaí.

Além da loja ser a única autorizada Apple da cidade, o que faz com que eles tenham um nível de exigência maior com os cuidados da loja no geral.

Segundo a ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento – é uma entidade que representa quatro setores da economia, que compreende toda a cadeia produtiva:   indústria, comércio e serviço. Gera cerca de 290.000 empregos diretos e indiretos.

Tem alguns aspectos importantes para se levar em conta sobre  a manutenção do ar, principalmente quando se trata de Ar-Condicionado e a Pandemia.

 O aparelho de ar-condicionado sem manutenção pode ser um criadouro de vírus?

Uma das formas de transmissão do SARS-Cov-2, é pelo ar. Dentro desta perspectiva, notamos a importância de manter os ambientes perfeitamente higienizados, com as demais medidas exigidas pelas Autoridades Sanitárias. Manter o sistema de ar condicionado com sua máxima renovação de ar irá diluir os poluentes, desta forma atuando como prevenção para diversas moléstias, inclusive as virais. Filtros sempre limpos e em bom estado, ajudam a reter partículas em suspensão, desta forma auxiliando a remover contaminantes. Entretanto, o sistema de climatização não pode ser encarado como medida profilática, apesar de não existir até o momento, estudos científicos que comprovem seu papel em cenário de pandemia viral.

 Quais os tipos de manutenção/higienização previstos para aparelhos de ares-condicionados residenciais ou comercial leve como os mini-splits?

São 2 tipos:

  1. A manutenção simples, para casas e apartamentos, que consiste na lavagem do filtro, de forma simples, sendo possível ser retirado do equipamento e lavado com água e sabão, dentro da periodicidade indicada no Manual do Fabricante. Recomenda-se o uso de luvas, óculos protetores e demais EPIs para cuidado no contato com filtros e demais componentes, que podem conter fungos ou outros micro organismos.

 

  1. Para a manutenção e limpeza de equipamento instalado em edificações de uso público e coletivo, existem determinações legais quanto à periodicidade de limpeza prevista em Lei (Resolução RE-09) e que deve ser realizada somente por profissional habilitado. Estas atividades visam manter os sistemas em boas condições de limpeza, otimizando o uso de energia, além de evitar disseminação de poluentes nos ambientes climatizados, contribuindo desta forma, para a melhor qualidade do ar interior e privilegiando a saúde e bem estar da população.

 

Em tempos de coronavírus, no dia a dia dos escritórios alguma mudança do hábito de uso do ar condicionado deve ser alterada?

Nossa primeira e principal recomendação, é sempre seguir as orientações e determinações das Autoridades Sanitárias.

A observação rigorosa das atividades previstas no PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle, irá também contribuir de forma decisiva para a boa qualidade do ar de interiores, e assim também contribuir para diminuir as chances de disseminação de contaminação por micro organismos.

  Quais os perigos na contratação de empresas não qualificadas para a realização da manutenção de sistemas artificiais de climatização?

Ao se contratar profissionais não habilitados ou capacitados, corre-se o risco de receber serviços que não estejam de acordo com as normas técnicas, e pior, não ter a quem recorrer.

Devemos ter a segurança de contratar empresas e profissionais que ofereçam garantias legais, a fim de que também se obtenha o devido amparo legal pela exigência do PMOC frente aos órgãos da Vigilância Sanitária.

 A falta de manutenção em geral pode contribuir com a proliferação do vírus?

Sem dúvida, a falta de manutenção em sistemas de climatização pode oferecer riscos à saúde das pessoas, não somente pelo COVID 19, mas também por contaminações de outros agentes, tais como fungos e bactérias, além de excesso de pós e descontrole dos sistemas. A boa manutenção assegura que os sistemas de climatização operem de forma harmoniosa, produzindo ambientes confortáveis e proporcionando a preservação da saúde e bem estar das pessoas.

Por essas e outras, que eu recomendo a equipe da Dr. Conserta Ar – A Doutor Conserta Ar é uma empresa de prestação de serviços de limpeza, higienização e manutenção de aparelhos de ar condicionado. Eles atuam na instalação de sistemas de refrigeração residenciais, comerciais e automotivos.

Assista ao vídeo que fiz da higienização  (clique aqui)  

A Dr. Conserta Ar se apresenta como a melhor solução em higienização, manutenção e instalação de ar condicionado. Com uma equipe composta pelos melhores profissionais do mercado e que possuem um sério compromisso com o cliente, garantimos segurança e eficiência no desenvolvimento dos nossos serviços.
Experiente, a Dr. Conserta Ar conta com toda expertise necessária para desempenhar o melhor procedimento de higienização, manutenção e instalação de sistemas de climatização, alinhada com as marcas de condicionadores de ar mais importantes do cenário, possui toda infraestrutura para oferecer aos seus clientes o melhor suporte.

Localização da Dr. Conserta Ar 

Franquia Jundiaí
Rua Hilda Del Nero Bisquolo, 102 | Sala 2310
Edifício The One Office Tower, 23 andar
Jardim Florida | Jundiaí – SP
CEP: 13208-703
(11) 97686-4141
 
 
 
Tags: 
 

You May Also Like

 
Compartilhe no Whatsapp