ColunistasCOLUNISTAS

Anderson Zanchin

Autor: Anderson Zanchin

ESCÂNDALO NA POLÍTICA DO INTERIOR

26/9/2012 - Jundiaí - SP

 

NOTÍCIA

Várzea Paulista – O candidato à prefeitura de Várzea Paulista, do Partido Verde, Juvenal Rossi, sem querer falou demais e foi flagrado por câmeras do seu oponente.

 Num ato de desatenção, o rival do candidato da situação Lula Raniero, do Partido dos Trabalhadores, não pensou quando desabafou seu descontentamento com a campanha, seu cansaço na luta e cometeu um grave deslize ao se referir a cidade como um “Troço”.

 Juvenal Rossi, nem imaginou que o microfone de lapela do outro candidato captou todo o som da conversa e as câmeras estavam posicionadas em Lula.

A polêmica tomou corpo, após a divulgação do vídeo no programa eleitoral do Pt de Várzea Paulista, e no youtube. Daí pra frente, a gente já sabe o caminho. Vai direto pras redes sociais.

Juvenal Rossi, em um dos trechos do vídeo pede ajuda ao adversário para governar a cidade, caso ele ganhe a eleição, e ainda finaliza o desabafo pedindo segredo ao candidato do PT.

 

http://www.youtube.com/watch?v=bSG26GfIqFQ

Texto: Anderson Zanchin

 

OPINIÃO

Como já dizia a famosa frase de Martin Luther King: “Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa”.

Prometi a mim mesmo somente trabalhar na política e que não iria vivenciar a campanha política.

Traindo a minha promessa, abaixo vou relatar minha opinião política sobre o ocorrido, independentemente de partido, vou falar como cidadão. 

Estamos há exatos 11 dias das eleições municipais para prefeito e vereador.

É nesta fase final que as máscaras caem e as propostas deixam de ser o único foco do eleitor.

Um acontecimento muito interessante no cenário político do interior paulista chocou os moradores da cidade de Várzea Paulista e da região.

No dia 14 de setembro de 2012 a pastoral da Fé e Política da Diocese de Jundiaí promoveu um debate entre os candidatos a prefeito de Várzea Paulista, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

O debate tinha como objetivo apresentar as propostas dos candidatos para a população.

O evento teria sido tranqüilo e normal se não fosse o flagra da conversa entre o candidato da situação Lula Raniero, do PT, e do candidato da oposição Juvenal Rossi, PV.

O candidato Lula Raniero foi acompanhado da sua equipe de gravação do programa eleitoral para captação do evento e de suas propostas.

Como de costume, Lula estava com um microfone de lapela para que o seu áudio fosse captado para os futuros programas. Neste momento o candidato Juvenal Rossi, fez um desabafo sobre sua situação na campanha eleitoral.

Primeiramente ele se queixa dizendo estar de saco cheio da campanha. Por ai já vemos um candidato cansado de lutar pelo seu ideal, ou seja: lutar pela sua campanha.

Ai eu te pergunto: o que podemos esperar dele quanto prefeito?  Se esse cidadão não tem forças para lutar, imagine para governar uma cidade.

 

Num outro momento ele assume sua incapacidade para governar e pede ajuda ao oponente se referindo a cidade como um “Troço”, palavra esta usada para nomear coisas como – “Descartável, gíria para bosta; velho; negócio ; trem; bando;  alcatéia; caterva; facção; farândulâ; grupo; horda; hoste; quadrilha“. Segundo o dicionário.

 

Eu fico me perguntando como será que fica o sentimento da população. Como se sente o cidadão que pensava em votar numa pessoa que o trata como “bosta”, que esta de saco cheio da luta. Como será que se sente aquela pessoa que o recebeu em casa com beijos e abraços.  O morador que cedeu o muro para cartazes, para pintar o nome do seu candidato?

Sinto pena, a decepção deve ser uma das piores dores.

 

E para finalizar a lamentável queixa, ele pede “segredo” para Lula.

Como podemos confiar numa pessoa que fala coisas absurdas como esta e ainda pede segredo?

 

Sabe o que mais me admira? Não é o candidato ter dito o que disse, claro que foi o maior absurdo destas eleições – mas o que mais me indigna, são as pessoas que mesmo depois disso ainda o defendem com unhas e dentes. Me pergunto, ou a pessoas está desesperada por um cargo de confiança e precisa defender o candidato, demonstrando uma total despreocupação com o povo, ou então, a pessoa se faz de cega e não liga para a população.

 

E não pode-se nem dizer que foi montagem esta gravação, pois além de muito clara, ela conta com a analise do melhor perito do Brasil, Ricardo Molina, como vocês podem assistir no vídeo.

Ele foi professor da Unicamp, é hoje um dos mais respeitados peritos em fonética forense do Brasil. Seu trabalho consiste principalmente em analisar arquivos de áudio e vídeo em busca de edições falsas ou procurando identificar a voz do locutor, atuando também em outras áreas de perícia técnica. Ainda pergunto, quem não se lembra do Caso Isabela Nardoni? Ele foi o perito.

 

Analisando tudo o que houve, podemos comparar o deslize do candidato Juvenal Rossi, com o mesmo do republicano Mitt Romney, candidato a presidência dos EUA, oposição do atual presidente Barack Obama.

 

Os EUA está em campanha para a presidência. Uma presidência que afeta não só os EUA, mas o mundo inteiro.

“Na semana passada aconteceu  o vazamento de um vídeo que atingiu em cheio a campanha do republicano Mitt Romney à Presidência dos Estados Unidos. As imagens mostram o candidato, que tenta tirar o presidente Barack Obama da Casa Branca, em uma reunião com doadores de fundos de campanha. Ao se dirigir a eles, Romney afirma que 47% dos americanos são "dependentes do governo", "não pagam imposto" e acreditam possuir "direito a ter cobertura de saúde, alimentação, teto, tudo aquilo que vocês quiserem".”FONTE:

 

http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/em-video-romney-e-flagrado-criticando-partidarios-de-obama

VEJAO VÍDEO-  http://www.youtube.com/watch?v=2G-kUcyCcLM


Ambos estão despreparados e disseram o que pensavam se esquecendo do grande Big Brother em que todos vivemos.

Qualquer celular com câmera é uma arma, com a internet qualquer um é informante.

Fica a dica para os candidatos nestas e outras eleições. O povo não é burro, está ligado e faz valer seu voto.

Senhores candidatos vamos ter mais respeito com o cidadão.

 

E aqui fica minha pergunta para o candidato Juvenal Rossi: Porque o candidato quer governar uma cidade que o senhor mesmo se refere como “troço”? Porque governar uma cidade cansado e se dizendo incapaz de governar pedindo ajuda ao oponente da situação?

Texto: Anderson Zanchin

 

Compartilhe no Whatsapp