ColunistasCOLUNISTAS

Anderson Zanchin

Autor: Anderson Zanchin

“A Paixão de Cristo nas Memórias de Maria”

16/3/2012 - Jundiaí - SP

“A Paixão de Cristo nas Memórias de Maria”

O bom filho a casa torna – após três anos de sucesso na capital, espetáculo retorna a Jundiaí.                                                                                                                                                                                

   Faltam poucos dias para terminar a Quaresma, tempo litúrgico no calendário da Igreja Católica. Segundo a Igreja, esta é a época para nos prepararmos para a grande festa da Páscoa que marca a ressurreição de Jesus Cristo. Na Quaresma é tempo de arrependimento dos pecados e melhora na comunhão com Cristo.

 

   Hoje em dia a maioria das pessoas se esqueceu o sentido real da Quaresma e da Páscoa, mas ao contrário de muitos, a Associação Cultural Religarte faz questão de marcar a data todos os anos. Este mês o grupo se apresenta no próximo dia 25 (Domingo), às 19 horas, no Teatro Polytheama, em Jundiaí -  com o espetáculo ‘Memórias de Maria”.


    A peça é encenada há 12 anos, sempre as vésperas da Páscoa, sendo esta, uma boa oportunidade de relembrarmos o que Jesus passou na cruz pela humanidade.

 

Neste ano a novidade, além dos mais de 50 atores que fizeram parte da companhia, é o apoio dos grupos teatrais Rick & Kelly e Cia. Quanta de Teatro. Nomes como Dona Liberata - conhecida na cidade, por sua atuação ao lado de Mazzaropi em filmes da década de 50, Eliana Brega, bailarina há mais de 50 anos, convidada especialmente para cuidar da coreografia e preparação corporal dos atores, além de participar como atriz  - e Gustavo Chechinatto ator e modelo conhecido do mundo da moda, que fará uma participação especial como um dos personagens, também estão entre os participantes.

 

Além do grande elenco, a peça conta com efeitos especiais novos e uma trilha sonora contemporânea, que une o passado ao presente moderno, agradando a todas as idades.

   

   Antes de refrescarmos as nossas memórias através das memórias de Maria, vamos puxar em nossa memória a trajetória deste grupo teatral, que há mais de uma década se dedica por trazer aos palcos a história daquele que morreu por nós: Jesus.

 

   A Associação Cultura Religarte - nome que simboliza religar Cultura e a Educação , criada em 1997, traz a Jundiaí fortes emoções desde a sua fundação. Com um repertório extenso de renomadas montagens, o grupo começou em forma de curso teatral na Casa da Cultura, ministrada pelo professor, ator e diretor teatral – e hoje presidente da associação, Alexandre Ferreira. A notoriedade da companhia foi tanta que os frutos foram percebidos no seu primeiro ano.

  

    Nesses 15 anos, a ReligArte, trouxe diversos prêmios para Jundiaí e levou o nome da cidade para o circuito paulista , inclusive em São Paulo. Além do sucesso em “Memórias de Maria”, o grupo tem em seu repertório peças como: “A Queda Para o Alto”, “Auto da Compadecida”,“Vereda da Salvação” – Premiada no Mapa Cultural em 2003 e 2004, “A Trajetória do Doutor Fausto” – apontada como uma das melhores peças teatrais do circuito paulistano, pelo jornal “O Estado de São Paulo”,“Romeu e Julieta”,  “Hamlet”, “Os Sete Gatinhos”, “Van Gogh” entre outras montagens de igual importância.


  “Memórias de Maria”  narra a trajetória de Jesus de Nazaré no mundo ocidental, mostrando sua vida e morte.Uma história mundialmente conhecida da Bíblia.

   

    Diferente das encenações assistidas nesta época sobre a paixão de Cristo e sua crucificação, o espetáculo foi escrito em meio a citações canônicas e estudos bíblicos. Nesta adaptação de Marcos César Duarte e Alexandre Ferreira, a peça retrata a história de Jesus através da ótica de sua mãe Maria, abordando sua vivência com o filho em suas alegrias, tristezas, tormentos, agonia e amor.

   

    Justificando que o texto segue em formato de memória, sua cronologia não segue o critério de nascimento, vida e morte. O espetáculo vai desenvolvendo uma espécie de quebra-cabeças: o tempo se torna fragmentado, unindo passado, presente e futuro, revelando a profundidade da mensagem descrita nos quatro evangelhos de uma forma inovadora. Considerando que todos, de uma forma ou de outra, conhecem a história, saberão identificar cada passagem dessa importante existência sem dificuldades.

 

    A originalidade desta peça está em reconhecer a figura da mãe como centralizadora e organizadora dos fatos. Mostrar além da dor de Jesus na crucificação, o sofrimento de uma mãe perdendo um filho.

    

    Em cartaz na capital nos últimos três anos, “Memórias de Maria” marca o retorno do grupo aos palcos de Jundiaí e região.

Informações:

 

“Memórias de Maria” 25 de Março.

Teatro Polytheama – ás 19horas.

Ingressos: 4586-2472 – R$20,00

Rua Barão de Jundiai 160, Jundiaí.

 


 

Página do grupo: http://www.facebook.com/associacao.cultural.religarte

                            http://www.religarte.com.br/

 

Compartilhe no Whatsapp