ColunistasCOLUNISTAS

Anderson Zanchin

Autor: Anderson Zanchin

Insônia? Melatonina - Para uma noite de sono espetacular

18/5/2016 - Jundiaí - SP

Se você abriu este texto para ler, é porque ou você sente dificuldades de dormir, ou conhece alguém que tenha, certo?

Vamos lá! Eu sempre fui um cara agitado, minha mente é mais rápida do que o meu corpo pode acompanhar nas ideias e ações. Acho que você também, certo?

Depois que investi em vários projetos, além de cumprir uma agenda apertada dentro da emissora de TV que trabalhava, havia ainda os gerenciamentos das minhas redes sociais e os eventos noturnos. Quando chegava em casa, mesmo deitado, ficava horas navegando pelo celular. Quem nunca fez isso? Ou melhor, quem não faz isso diariamente que atire a primeira pedra.

Homem com sono blog foco4menPois bem, percebi que seria tolice lutar contra meu impulso e vício de ficar conectado, eu precisava de algo que me estimulasse a dormir naturalmente. Sim, eu pensei no maracujá, e não, ele não resolveu. Chá? Sim, tomei de camomila, cidreira, erva-doce e um mix deles, e só sentia  vontade de levantar a noite inteira para ir no banheiro, ou seja, perturbava meu sono.

Foi reclamando deste meu problema para a minha então produtora na época, que ela me falou sobre a MELATONINA.

Já havia reparado que ela era uma mulher muito jovial, bonita e pré-disposta para a idade, 50 anos. Pra mim ela era quase o super-herói Flash. Casada, com dois filhos ainda pequenos e um adolescente. De 2013 á 2015 ela foi minha produtora na tv, trabalhava pra caramba. Além de cumprir 8 horas na emissora, ela ainda fazia academia, cuidava da casa, me acompanhava nos eventos noturnos, revendia Mary Kay e nunca reclamou de sono. Reparei também que ela tinha uma pele muito bonita, não ficava doente, tinha disposição e mais milhares de qualidades, dentre elas, o melhor humor que conheci na minha vida. Oi? Qual é o super poder ai? Põem na roda. E ela pois. Meu amigo, até o nome me deixou tranquilo; MELATONINA. Fui pesquisar sobre a pílula mágica e descobri que:

 

Melatonina Blog Foco4men

"Revista Super Interessante: texto de Lúcia Helena de Oliveira e Chris Delboni

A melatonina é um hormônio secretado pela glândula pineal, localizada no cérebro, ganha cada vez mais admiradores, que tomam sua versão sintética como que bebe da fonte da juventude. A promessa: ela seria capaz até de reverter a passagem do tempo. Mas os cientistas não têm provas. Reconhecem que a substância é a responsável pela incrível pontualidade do corpo humano saudável, em que cada órgão faz a coisa certa na hora certa. Se tem efeito como remédio é outra história. Por isso sua comercialização ainda é proibida no Brasil. 

Até recentemente, fora da comunidade científica, seu nome só era conhecido de poucos viajantes internacionais e pilotos. Essa gente sabia da sua fama de bloquear o jet lag, o mal-estar que alguns sentem quando mudam de fuso horário. Mas, de uns tempos para cá, a melatonina caiu na boca do povo. E como caiu. Cerca de 3 milhões de americanos não passam sem seu comprimido de melatonina toda noite e 40 000 brasileiros também não vão para cama sem ela. A maré de usuários sobe desde o final de 1995, impulsionada por livros propagando que o hormônio evitaria o envelhecimento. ”

 

Como podem ver eu não estava sozinho, você não está sozinho. Esta é uma substância que nosso corpo produz, ou deveria produzir, mas, com a luz da tela do celular, agitação, estresse, entre outros fatores, faz com que isso não ocorra, ou aconteça de forma lenta. Descobri que a Melatonina além de estimular meu sono, ela ainda me traria outros benéficos, entre eles; ela é antioxidante, ou seja, retarda o envelhecimento das células, auxilia no emagrecimento, afinal, se eu durmo bem, acordo bem e tudo funciona melhor lá dentro. Evita algumas doenças e está sendo estudada para combater outras. Por aí segue uma lista de qualidades.

Resista a automedicação quem puder! Mesmo sendo natural, este é um remédio proibido no Brasil. Com isso não temos nem fabricantes e nem distribuidores. Dessa forma, comecei fazendo uso da Melatonina comprada no Panamá. Usei por umas duas semanas. Depois busquei auxílio médico. Um profissional especialista em distúrbios do sono me pediu exames de sangue, fez uns testes e por fim me autorizou fazer uso da Melatonina.

Bom, eu vim até aqui para relatar minha experiência com o elixir da juventude, a pílula da Bela Adormecida e entre outros tantos nomes.

Faz um ano que consumo quase que diariamente. Só faço o uso da melatonina em dias que estou mais agitado, quando passa das 22h e o sono não deu sinal de vida. Quando tenho que acordar muito cedo, tipo 4h da madrugada e dormir mais cedo ainda.

Eu testei e aprovei o medicamento.

Minha opinião; a melatonina não irá lhe sedar, derrubar e te fazer perder os sentidos, pelo menos não é para isso. No meu caso uso a de 3mg, tem a de 5mg e 10mg.

 

Quando tomo, depois de 20 minutos sinto a sonolência vindo, me sinto mais calmo, aliás, muito calmo. E aos poucos relaxo e durmo. Não acordo a noite para nada, pisco para dormir e pisco para acordar. Desperto todo dia ás 6 horas da matina e me sinto infinitamente bem para seguir uma rotina tranquila e sem sono durante o dia. Os efeitos aditivos comentados eu também senti. Minha pele parece mais jovem, não fiquei doente em nada neste período, meu sistema imunológico foi fortalecido, estou bem mais calmo e com menos vontade de socar a cara de qualquer pessoa que venha me encher o saco logo cedo.rs...

Bom parceiros, resumindo, primeiramente o produto na MINHA opinião é excelente, segundo; PROCURE UM MÉDICO e converse sobre a possibilidade de usar. Você pode descobrir que seu problema é outro e através de exames ele vai te auxiliar. NÃO FAÇA AUTOMEDICAÇÃO pelo amor de JESUS. O foco do blog Foco4men é apresentar possibilidades e alternativas, ok?

Caso queira saber mais sobre o problema que os brasileiros no geral estão enfrentando com a falta de sono, dá uma lida neste texto da revista Exame, de abril, de 2016.

http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/o-sono-do-brasileiro-esta-cada-vez-pior

E se você usa, usou, ou conhece alguém que usa, coloca seu comentário aqui embaixo, se tiver dúvidas sobre, pode mandar também. 

Compartilhe no Whatsapp